sábado, 26 de dezembro de 2009

Brasília: Em um intervalo de 41 horas ocorreram 18 atropelamentos nas ruas do DF

Uma média de um caso a cada duas horas e 16 minutos
Natal trágico nas ruas do Distrito Federal. Em um intervalo de 41 horas, entre a 0h do dia 24 e as 17h desta sexta-feira, o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciade) registrou 18 atropelamentos. Ou seja, em média, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atuaram em um caso a cada duas horas e 16 minutos. Frequência bem acima da registrada durante o ano de 2008, quando uma pessoa foi atropelada a cada quatro horas e 42 minutos.
O caso mais grave ocorreu em Ceilândia Sul. Às 22h30 da véspera de Natal, o aposentado Francisco de Assis Xavier, 49 anos, não resistiu ao ser atingido pelo Honda Civic (JIC-1108/DF) dirigido pelo vendedor Antônio Carlos Andrade, 35 anos. O motorista seguia pela avenida M2, sentido norte/sul, quando atropelou o aposentado. A vítima morreu na hora. O acidente ocorreu em frente ao ponto de ônibus da via, próximo ao Conjunto B da QNM 19. Francisco teve traumatismo craniano grave e múltiplas fraturas pelo corpo. Atropelamentos como este, em vias urbanas, cresceram 70% no ano passado em relação a 2007 (veja arte). Foram 82 contra 48. É o maior número de casos fatais nas ruas do DF dos últimos nove anos.
Francisco vivia há seis anos com a irmã, que pediu para ter o nome preservado. A dona de casa o aguardava para a ceia. Na casa onde moram, na QNM 4, estavam ela, o marido, um dos dois filhos e o neto. O aposentado tinha saído às 13h, e, até as 23h da véspera de Natal não tinha voltado. O estranho sumiço do irmão mais velho preocupou a dona de casa. Ele não tinha o costume de passar o dia fora sem dar notícias. Especialmente na noite de Natal. "Sai várias vezes à rua até receber a ligação da minha filha contando o que tinha acontecido. Foi a pior notícia que alguém podia dar", lembrou. "Naquele momento perdi o encanto pelo Natal. Sempre vou lembrar que é o dia da morte do meu irmão", lamentou.
O motorista do Honda Civic prestou depoimento aos policiais da 15ª DP (Ceilândia Sul). Ele disse que Francisco entrou na frente do carro e o acidente foi inevitável. Testemunhas que moram na região também confirmaram a versão dele. Antônio Carlos Andrade foi detido pelos policiais civis, autuado pelo crime de homicídio culposo (sem intenção de matar), e responderá ao inquérito em liberdade.
Concentração
Em 2008, ocorreram 1.867 atropelamentos sendo que 151 casos resultaram na morte de 157 pedestres - há casos em que um acidente tira a vida de mais de uma pessoa. Este ano, os dados mais recentes são de setembro e indicam uma tendência de queda. Foram 87 mortes por atropelamento nos nove primeiros meses de 2009, média mensal de 9,6 contra 13 casos por mês no ano passado.
O perfil dos mortos de 2008 revela que a vulnerabilidade é maior na faixa etária de 40 a 49 anos - justamente a idade de Francisco - e de 60 ou mais. Em cada uma delas houve 34 vítimas. Os casos deste feriado só aparecerão nas estatísticas em meados de fevereiro de 2010. Isso porque o Detran precisa esperar 30 dias do fato para só então consolidar os dados de feridos e mortos. Segundo o plantonista do Ciade major Max Verner Maia Bandeira, a maior quantidade atropelamentos ocorreu entre as 16h do dia 24 as 2h desta sexta-feira. Durante o período, foram registrados 14 acidentes dessa natureza.
Na madrugada do Natal, à 1h57, Divino Lucindo Leal, 43 anos, foi levado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Santa Maria após ser atropelado por um Celta (JHN-7666/DF). O veículo era dirigido por Fernando Rodrigues de Souza, 24. O acidente ocorreu na altura da QR 312 da cidade. Por volta das 21h30 do dia 24, João Francisco da Silva, 47, dirigia o Fox, placa JGO-1665/DF, na QNM 23, Conjunto B, quando atingiu uma pessoa, que estava sem documentos. Segundo o Ciade, aparentava 35 anos e foi encaminhada para o Hospital Regional de Ceilândia com suspeita de traumatismo.
(Correio Braziliense)

Nenhum comentário: