sábado, 27 de novembro de 2010

Brasília: Bombeiros registram 10 acidentes de trânsito em pouco mais de uma hora

A chuva que caiu no fim da tarde desta sexta-feira (26/11) resultou em diversos acidentes de trânsito. Das 18h40 às 20h10, os bombeiros haviam registrado 10 acidentes pelas ruas do Distrito Federal. A Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros não soube informar se alguém se feriu com gravidade.

Por volta das 18h40, um carro bateu em uma motocicleta no Eixão Sul, na altura da quadra 109. Duas pessoas ficaram feridas. Cinco minutos depois, na BR-020, um carro bateu em um caminhão, sentido Sobradinho - Asa Norte. Segundo os bombeiros, o motorista do carro ficou preso nas ferragens, mas sem ferimentos graves.

Às 19h um carro e uma moto se envolveram em um acidente na W3 Sul, em frente ao shopping Pátio Brasil. De acordo com a Ciade, uma pessoa ficou ferida. Às 19h24, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), um acidente foi registrado na quadra 6, em frente à igreja Fonte da Vida, sem maiores informações.

Em Águas Claras, por volta das 19h35, um carro e uma moto bateram em frente ao Shopping Quê, deixando uma pessoa ferida. Em Brazlândia, próximo ao lixão da cidade, um carro capotou por volta das 19h40. Segundo os militares, uma pessoa se feriu com um corte na cabeça. Um carro e uma moto também bateram por volta das 19h50, na quadra 2 do Park Way, deixando uma pessoa ferida.

Por volta das 20h, próximo à entrada de Santa Maria, na BR-040, uma batida entre um carro e uma moto deixou uma pessoa ferida. No mesmo horário, na Quadra Industrial (QI) 11 de Taguatinga, um carro bateu em um poste. O motorista ficou preso nas ferragens. Por volta das 20h10, próximo a Planaltina, sentido Formosa, um carro capotou. O acidente deixou uma pessoa presa nas ferragens.

Até as 20h45, os bombeiros não haviam registrado mais acidentes e não tinham maiores informações sobre as ocorrências anteriores.
CORREIO BRAZILIENSE

Mulher morre em acidente na RS-115, em Igrejinha/RS

Eva de Vargas Ferreira morreu a caminho do hospital. Outras três pessoas ficaram feridas

Uma mulher morreu em acidente na RS-115, em Igrejinha, na madrugada deste sábado, após colisão entre um Prisma e um Astra na entrada de um dos bairros da cidade. Eva de Vargas Ferreira, 60 anos, passageira do Prisma, morreu a caminho do hospital. Outras três pessoas ficaram feridas no acidente.

No Prisma também estavam o condutor Carlos Hernando Franco Freitas e a passageira Terezinha Machado de Freitas. Do Astra, o condutor Sergio Augusto Machado também foi levado para o hospital de Igrejinha.
RÁDIO GAÚCHA

 

Rio Grande do Sul: Acidente deixa dois mortos no Vale do Caí

Motorista do veículo fugiu do local. Condutor e passageiro de moto morreram

A Polícia Civil de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, aguarda a apresentação do motorista de um Vectra que depois de atingir uma motocicleta fugiu do local. O acidente, que causou a morte de suas pessoas, aconteceu por volta das 3h40min deste sábado, na Avenida Bruno Cassel.

O motorista e o passageiro da motocicleta CG 150, com placas de Bom Princípio, foram atingidos de frente e morreram na hora. Eles foram identificados como Flavio Luis Tempas, 48 anos, e Sivonei da Costa, 32 anos. O motorista do Vectra, de São José do Hortêncio, também foi identificado, mas não foi localizado até às 8h. Ele e outros três passageiros abandonaram o carro e fugiram a pé.
ZERO HORA

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MP denuncia filho de Abib Miguel por homicídio

Carro dirigido por Eduardo Abib Miguel estava em alta velocidade e atingiu outro veículo na esquina da Rua Francisco Rocha com a Avenida Batel em dezembro de 2009. Quatro pessoas morreram no acidente
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) apresentou nesta quarta-feira (24) denúncia criminal contra Eduardo Miguel Abib, filho de Abib Miguel, ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná. Em dezembro do ano passado, ele se envolveu em um acidente que causou a morte de quatro pessoas, no bairro Batel, em Curitiba.
O promotor de Justiça Marcelo Balzer Correia denunciou o acusado por homicídio com dolo eventual, ou seja, quando o motorista assume uma conduta de risco de provocar a morte de outras pessoas. O MP ainda solicita que Eduardo Abib seja julgado pelo Tribunal do Júri.
Alta velocidade
O acidente com o filho de Abib Miguel ocorreu no início da manhã de 7 de dezembro de 2009. Ele dirigia uma caminhonete Pajero e teria furado um sinal vermelho na esquina da Rua Francisco Rocha com a Avenida Batel. O veículo dele bateu em um carro onde estavam cinco pessoas. Apenas uma delas sobreviveu. No dia do acidente, Eduardo Abib chegou a ser preso em flagrante, mas acabou liberado.
O inquérito policial do caso, concluído na semana passada, indica que Eduardo Abib apresentava sinais de embriaguez e dirigia em alta velocidade. Um laudo pericial concluiu que o acusado dirigia com velocidade entre 117 e 121 quilômetros por hora. O limite na via onde ocorreu a colisão é de 60 quilômetros por hora.
Eduardo Abib é filho do ex-diretor geral da Assembleia Legislativa. Abib Miguel, o Bibinho, está preso acusado de desvio de dinheiro público. O caso foi denunciado pela séria Diários Secretos da Gazeta do Povo e da RPCTV.
GAZETA DO POVO

Idoso morre atropelado enquanto atravessava a faixa de pedestres, na DF-290

Um idoso morreu atropelado por uma moto na DF-290, sentido Valparaíso, por volta das 9h desta quarta-feira (24/11). Josafa Souza de Carvalho, 62 anos, atravessava a faixa de pedestres quando foi atingido. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Os ocupantes da moto, Pedro Broges Mendes, 36, e Ana Paula Machado Souza, 22, foram encaminhados para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). De acordo com o HRSM, Pedro Mendes fez exames de tomografia e passa bem. Ele continua em observação e deve receber alta até o final da tarde. Ana Paula foi avaliada por um clínico e recebeu alta ainda pela manhã.

O acidente aconteceu em frente ao motel Dallas,  próximo ao Novo Gama, e foi registrado na 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria). Moradores reclamam da falta de iluminação no local e da velocidade com que os carros passam.
CORREIO BRAZILIENSE

Acidente na BR-386 em Canoas deixa três feridos em estado grave

Vítimas foram encaminhadas ao HPS do município

Uma colisão entre um caminhão e uma caminhonete D-20, no início da tarde, na BR-386, em Canoas, deixou quatro feridos, três deles em estado grave. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Pronto Socorro do município. Conforme o HPS, o estado de saúde de Airton Luiz da Silva é gravissimo, enquanto Vilson Ferreira e Maurílio de Oliveira Severo permanecem em estado grave. Marcelo Pagani tem quadro estável de saúde.
CORREIO DO POVO

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Rio Grande do Sul: Motorista ferido em acidente na RS-122 morre em Farroupilha

O motorista do Corsa Sedan IOJ-6036, de Bom Princípio, ferido em acidente no final da tarde de segunda-feira na RS-122, em Farroupilha, morreu ainda na noite de ontem. Judir Zanoni, 30 anos, morreu no Hospital São Carlos por volta das 21h.

O acidente aconteceu às 17h15min no km 52 da rodovia, na localidade de Nova Milano. O automóvel estava no sentido São Vendelino - Farroupilha, quando ocorreu a colisão com a carreta de placas AMX-4806, de Colombo (PR). Zanoni chegou a ficar preso nas ferragens e teve que ser retirado do carro pelos Bombeiros.

O motorista da carreta, Fabiano dos Santos, 34, não ficou ferido.
O PIONEIRO

Paraná: Uma pessoa morre em acidente entre ligeirinho e carro

Colisão aconteceu por volta das 6h20 na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. Segundo a Diretran, não há congestionamento no local
Um acidente entre um ônibus ligeirinho e um veículo Celta deixou uma pessoa morta na manhã desta terça-feira (23) em Curitiba. A colisão aconteceu por volta das 6h20 na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no sentido da BR-277, após a Rua Cyro Correia Pereira, em frente a empresa Case New Holland, no bairro CIC. O condutor do Celta, Éder Bernardelli, de 22 anos, morreu no local.
O ônibus, que faz a linha Colombo-CIC, estava sem passageiros. O motorista havia saído da garagem e se dirigia para o ponto inicial da linha. Segundo o delegado Armando Braga, da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), a informação inicial é de que o condutor do celta teria perdido o controle do carro e se chocou contra o ônibus. A colisão frontal destruiu totalmente a frente do Celta. Uma perícia foi realizada no local para determinar as causas do acidente.
O motorista do ônibus foi levado para prestar depoimento na Dedetran. Ele também fez um exame para determinar a dosagem alcoólica no sangue. Segundo Braga, ele não apresentava estar sob efeito de bebidas e o exame é considerado um procedimento padrão.
Na Dedetran foi feito o Boletim de Ocorrência. A investigação do caso deve ficar a cargo do 11º Distrito Policial.
De acordo com a Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), não houve registro de congestionamento no local.
GAZETA DO POVO

Paraná: Acidente envolvendo micro-ônibus deixa um morto na PR-170

Colisão ocorreu na região de Guarapuava. De acordo com a PRE, há também feridos no acidente, mas o número ainda não foi confirmado
Um acidente no km 406 da PR-170, em Guarapuava, na região Central do Paraná, deixou uma pessoa morta. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um micro-ônibus e uma caminhonete se envolveram no acidente, que ocorreu por volta das 11h30 desta terça-feira (23) em um trecho que fica entre o distrito de Entre Rios e Pinhão. O tráfego de veículos seguiu por um desvio.
De acordo com a PRE, outras pessoas ficaram feridas. Por volta das 13h15, a PRE não divulgou detalhes de como aconteceu o acidente e informações sobre a quantidade e identidade das vítimas.
GAZETA DO POVO

Acidente entre três caminhões interdita totalmente a BR-476

Polícia informou que houve o derramamento de um produto tóxico na pista e a área onde o acidente foi registrado acabou isolada. Liberação da pista pode ocorrer somente na quarta-feira (24)
Uma colisão entre três caminhões interditou totalmente a BR-476, no sentido Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (23). O acidente ocorreu, por volta das 16h, no km 180 da rodovia entre os municípios de Contenda e Lapa, na região metropolitana de Curitiba (RMC).
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que três pessoas ficaram feridas. Uma delas sofreu ferimentos graves e foi encaminhada a um hospital pelo helicóptero da PRF.
As autoridades informaram que o acidente causou o derramamento de formaldeído na pista. Este produto químico é corrosivo e inflamável, podendo causar queimaduras e intoxicação. Como medida de segurança, a polícia isolou a área do acidente e bloqueou totalmente o tráfego.
Em razão da interdição, os motoristas enfrentam longas filas no local. Por volta das 18h30, o congestionamento era de três quilômetros nos dois sentidos da rodovia. Não há previsão para que a pista seja liberada. Segundo a PRF, existe a possibilidade da estrada ser desbloqueada apenas na quarta-feira (24).
As autoridades recomendam que os motoristas desviem da rodovia por meio da BR-116 passando pelas cidades de Quitandinha e Campo do Tenente.
GAZETA DO POVO

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Brasília: Entrada da Ponte JK tem histórico trágico de acidentes: 16 em seis anos

No Lago Sul, a entrada da Ponte JK é cenário de colisões e capotamentos, como o que quase deixou a servidora Tatiana Montezuma paraplégica
O acesso à Ponte JK no sentido Lago Sul — Plano Piloto por meio de uma alça nascida na DF-025, na altura da QL 26 do Lago Sul, tem histórico trágico de colisões. Um balanço preliminar da 10ª DP (Lago Sul) registrou 16 acidentes em seis anos. Dele faz parte o acidente que mudou para sempre a vida da servidora pública Tatiana Montezuma, 47 anos. A diferença entre ela e muitas vítimas é que Tatiana, ao sobreviver, provou na Justiça que o capotamento de seu carro foi provocado única e exclusivamente por falhas técnicas na pista.

Era setembro de 2004 quando Tatiana Montezuma acordou sem entender por que estava em um quarto de hospital. Ela soube por meio dos parentes que sofrera um acidente grave havia alguns dias. Na manhã de 9 de setembro, a servidora dirigia rumo ao trabalho quando teve o trajeto interrompido na alça da pista que liga a QL 26 do Lago Sul à Ponte JK. Ela não se lembrava das causas porque o desastre prejudicou temporariamente a retenção de memória recente. O fato é que, no início da curva, Tatiana bateu no meio-fio, capotou e caiu de uma altura de 15 metros na ribanceira que contorna o lado direito de toda a extensão da pista. Ela descobriu que o trecho em questão tinha fama de defeituoso por meio dos amigos e familiares que a visitavam na recuperação. No momento, não chovia e o carro estava com as revisões em dia. “Fiquei com raiva, indignada. Eu estava daquele jeito por causa de uma pista malfeita? Eu tinha que ir atrás”, conta.

Na queda, ela fraturou os dois braços, teve traumatismo craniano e partes do couro cabeludo cortadas pelo vidro estilhaçado. O mais grave, porém, foi a lesão na vértebra C2 da coluna cervical, na região do pescoço, que por pouco não a deixou paraplégica. Para impedir o aprofundamento da lesão, o tratamento foi o que Tatiana chamou de “tortura oficial”. “Fiquei nove dias deitada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com um peso me puxando no sentido contrário para tracionar a coluna. Foi a pior dor que senti na vida.” Depois da alta, Tatiana teve ainda de usar um aparelho de ferro preso na cabeça e nos ombros, que impediu qualquer movimento do pescoço por três meses.

Quando melhorou, foi à luta. Em 2006, ajuizou uma ação contra o Governo do Distrito Federal atribuindo ao Estado as causas do acidente. Para provar seu ponto, teve a ajuda dos peritos José Alex Sant’Anna e Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, que elaboraram um laudo técnico listando os problemas de engenharia da pista. Além de levantar a existência de vários outros acidentes, os especialistas concluíram: “(os problemas) Ocorrem devido a uma pequena lombada na entrada da alça, seguida de uma curva e sem superelevação”. Isso, segundo a dupla, desestabiliza o veículo. O GDF chegou a alegar, no processo, que “as normas de trânsito não foram exigidas no local”.

A análise dos peritos judiciais do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) chegou à mesma conclusão. O juiz João Henrique Zullo Castro entendeu que houve “responsabilidade objetiva do Estado” e identificou as ligações “que configuram o ato ilícito perpetrado pela administração, uma vez que a atuação estatal foi, de fato, a geradora do dano sofrido pela autora”. O GDF foi condenado a pagar indenização de R$ 50 mil a Tatiana, mas recorreu da sentença. “A administração pode reconhecer o erro de construção e determinar a correção da via. Mas não. Eles preferem recorrer judicialmente, ganhar tempo e prejudicar o cidadão”, lamenta a advogada de Tatiana, Juliana Porcaro. “O que o GDF está esperando para consertar? Mais acidentes? Vidas perdidas?”, questiona Tatiana.

MEMÓRIA
Histórico de tragédias
Só em novembro, a curva do viaduto da JK foi cenário de três acidentes semelhantes ao de Tatiana Montezuma. No dia 3, pelo menos 10 carros rodaram na curva da pista sentido L4 — Lago Sul. Desses, sete precisaram de socorro mecânico. Mais três motoristas perderam o controle, mas seguiram viagem. A chuva e os acidentes provocaram a interdição da via por pelo menos uma hora. O trânsito foi liberado depois que parou de chover. Os próprios bombeiros e policiais militares responsáveis por atender as ocorrências reconheceram que acidentes são comuns no local. Dois dias depois, um motociclista ficou ferido após bater no mesmo lugar. O condutor da moto, Welison César de Assis, 22 anos, caiu ao colidir sua Yamaha com a traseira de um Fiat Strada e teve fraturas nas pernas. No dia 13, um caminhão da Ciplan tombou no local. O caminhão tinha duas carretas de cimento e o engate da parte de trás quebrou. “Senti que o caminhão ficou bambo assim que fiz a curva na entrada do trevo da ponte”, contou o motorista Ricardo Gomes, 36 anos. Poucos metros depois, a parte traseira da carreta caiu. Agentes do Detran afirmaram que o motorista não estava alcoolizado nem em alta velocidade. (AS)
CORREIO BRAZILIENSE

Rio Grande do Sul: Violência sem limites: número de mortos no trânsito em 2010 se iguala ao total de 2009

Média de acidentes fatais aumentou quase 20% nos últimos anos

Nos últimos quatro anos, a média de mortes no trânsito gaúcho aumentou quase 20%. Somente em 2010, 1.479 pessoas perderam a vida em acidentes no Estado. Na comparação com o ano passado, 2010 registra o mesmo número de mortes.

Em 2006, o número foi de 1.224. Se em 2006 morriam três vítimas por dia, em 2010 o índice saltou para quatro.

Veja todas as ocorrências no especial abaixo:

ZEROHORA.COM

 

Bagé/RS.: Policial Federal morre em acidente na BR 293

O carioca André Felipe Ribeiro Mattos, 34 anos, morreu na tarde de sábado, vítima de um acidente de trânsito.
Ele era agente da Polícia Federal e servia em Bagé há três meses. O agente viajava de Bagé para Dom Pedrito em uma Toyota Fielder, placas KHP 0242 do Rio de Janeiro, quando perdeu o controle do automóvel, capotando várias vezes. O carro parou cerca de 100 metros do local da saída de pista. Na carona do veículo estava a modelo bajeense Cátia Schneider. O acidente aconteceu por volta das 17h, no quilômetro 197 da BR 293.
Mattos morreu no local, já Cátia sofreu ferimentos na cabeça, sendo conduzida ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Caridade de Bagé. Segundo informações médicas, o estado de saúde da modelo é regular. O corpo do policial federal foi transladado para o Rio de Janeiro na tarde de domingo.
JORNAL MINUANO

domingo, 21 de novembro de 2010

Batida em frente ao TST deixa um morto e uma vítima em estado grave

O Corsa branco, placa JFP 2415, colidiu em uma árvore próxima ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Um dos ocupantes era Eduardo Aragão Mateus, 41 anos, que morreu. A outra vítima, identificada apenas como Paulo Humberto Oliveira Silva, 45 anos, foi levada de helicóptero para o Hospital de Base em estado grave.

Os dois seguranças estavam em um veículo oficial. Funcionários do Superior Tribunal de Justiça (STJ), órgão para o qual as vítimas trabalhavam, chegaram a afirmar que os dois seguiam para atender o chamado de um ministro para averiguar o disparo de um alarme. 

Mais tarde, a versão foi desmentida. Na verdade, os homens estariam simplesmente fazendo uma ronda rotineira. O laudo que indicará a causa do acidente ficará pronto em uma semana.
Correio Braziliense 

Bahia: Administrador morre ao bater em viaduto no Vale do Canela

De acordo com a Transalvador, motorista pode ter dormido ao volante

Um homem morreu na manhã deste sábado (20) depois de bater violentamente contra a escada que dá acesso ao viaduto do Vale do Canela. A vítima foi identificada como Leonardo Martins, 33 anos.

Segundo um tio da vítima, o administrador pode ter dormido ao volante. 'Ele não costumava dirigir em alta velocidade', disse.

Com o impacto, o Ford Fiesta (placa JQY-1012) teve a frente destruída. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), o motorista morreu na hora. 

Correio da Bahia

Bahia: Caminhão atropela motociclista e arrasta moto por 8 quilômetros na BR-324

Segundo PRF, motorista estava bêbado e só percebeu quando motor começou a pegar fogo

Um motociclista foi atropelado por um caminhão e teve a moto arrastada por cerca de oito quilômetros na BR-324 na manhã deste sábado (20). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão Wanderson Pereira estava bêbado e só percebeu que arrastava a motocicleta quando o motor começou a pegar fogo.

O acidente aconteceu no trecho perto do viaduto do CIA. O motociclista Eliomário da Conceição Casais, de 34 anos, foi arremessado depois de se chocar contra o caminhão. Ele foi levado em estado grave para o Hospital Geral do Estado (HGE).

A moto foi arrastada por cerca de oito quilômetros entre o viaduto do CIA e o bairro de Águas Claras. Segundo a PRF, ele apresentava índice de alcóol no sangue 450% acima do permitido.

Correio da Bahia

Homem morre em acidente na Capital

Veículo incendiou ao bater em poste sob acesso à Ponte do Guaíba

Um homem morreu, na manhã deste domingo, em Porto Alegre, após colidir o CrossFox que dirigia contra um poste no km 93 da BR 290, embaixo do acesso à Ponte do Guaíba. O acidente aconteceu por volta das 8h30min. A vítima trafegava no sentido Capital-Interior e perdeu o controle do veículo, que incendiou na colisão. Ele estava sozinho.

O fogo foi controlado mas o veículo ainda está na rodovia. O trânsito está em uma pista.

Correio do Povo