sábado, 13 de novembro de 2010

Rio Grande do Sul: Colisão entre dois veículos deixa três mortos em Rosário do Sul

Mara Denise dos Santos Jacobsen Nunes, passageira de um Fox, foi a única a ser identificada

A colisão entre um Logan e um Fox matou três pessoas, no km 480 da BR-158, em Rosário do Sul, na manhã de hoje. Mara Denise dos Santos Jacobsen Nunes, de 47 anos, passageira do Fox, foi a única a ser identificada. Os outros dois mortos estavam no Logan. No total, são oito as mortes no trânsito desde o meio-dia de sexta-feira, início do feriadão de 15 de novembro.

Pelo menos duas pessoas sofreram ferimentos graves no acidente e foram removidas para o hospital de Rosário do Sul.

Segundo a polícia, o acidente aconteceu às 8h35min. A pista no local está liberada e não apresenta congestionamento. 
ZEROHORA.COM

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Carta de pais órfãos de filhos - Pela segurança no trânsito brasileiro

A perda de um filho é tão antinatural que não há em nossa língua um termo que defina essa situação.
Mas o paradoxo em nosso país é que por mais antinatural que seja o trânsito está matando como nunca nossos jovens.

Para nós, pais, parentes e amigos de vítimas de trânsito a dor intensa do primeiro momento aumenta a cada dia. Em primeiro lugar, pela certeza de que não teremos mais nossos jovens juntos de nós. Em segundo, pela constatação cruel de que pelo descaso e omissão de autoridades e de parcela expressiva da sociedade, novos pais órfãos de filhos juntar-se-ão ao já gigantesco contingente de eternas vítimas indiretas da violência no trãnsito.

Mas dessa indescritível dor há que tirarmos uma lição. A família, nesse momento, deve continuar firme nos seus propósitos, permanecer forte e seguir em frente,, sem jamais virar as costas para a vida. Não há outra alternativa para aqueles que são alcançados por tragédias tão marcantes como a perda de um filho de maneira prematura. Nossa missão passa a ser não desanimar, ser solidário, ter fé e permanecer produtivo,... Esse, deve ser sempre nosso lema.
O que aprendemos desta trágica experiência??
Podemos garantir que aprendemos, aprendemos muito!!!
O que modificou em nossas vidas?
Muita coisa, é verdade!!!
E como fica a cabeça de uma vítima fatal de trânsito? Como fica a família? Já pensaram nisto?
Famílias permanentemente enlutadas...
Dia dos pais...
Dias das mães...
Natal sem eles...
Aniversários...
Sonhos e esperanças brutalmente interrompidas...
Netos que nunca teremos..
Pensaram nisto também?
Se nunca pensaram é porque tiveram a dádiva de não serem alcançados pela tragédia. Mas isso, infelizmente, não imuniza ninguém. Sabemos que é extremamente desconfortável para muitos, o assunto "dor". Mas vamos falar um pouco de dor sim!

Não podemos ficar indiferentes à dor de tantas famílias que perdem seus familiares todos os dias em nossas cidades em acidentes de trânsito. A verdade é que não sofremos apenas por perdas decorrentes de acidentes de trânsito, mas sim por todo o tipo de perda, e aí, constatamos a triste realidade da banalização da vida, seja por bala perdida, por violência doméstica e até por violência verbal que muitas vezes maltrata e fere mais que uma agressão física. As notícias das mais variadas formas de perdas fatais entram pelas nossas telinhas no dia a dia como fatos corriqueiros e se perdem entre manchetes de traficantes, políticos corruptos, bandidos, sonegações, guerras, atentados etc..., roubando e/ou ocupando um espaço que deveria ser ocupado pela vida, ou pelo pleno direito de viver em paz.
O que está acontecendo? a nossa sociedade ficou totalmente insensível?
Estão acreditando que tragédias só acontecem com os outros?
O que passa pela cabeça dos nossos governantes, dos senhores da lei, da própria sociedade organizada para não adotar atitudes firmes e medidas objetivas para combater essa tragédia absolutamente previsível e tantas vezes anunciada?.
Nosso fardo é pesado, mas encontramos forças para suportar além da nossa, o peso da dor de outros irmãos.
Como vítimas de trânsito, podemos e devemos cobrar respostas daqueles que detém o poder. Reservamo-nos o direito de cobrar das autoridades constituídas soluções definitivas, respeito e justiça.
Nessa semana quando se celebra em todo o mundo a primeira semana global de segurança viária cabe a pergunta: celebrar o quê? O quanto avançamos aqui no Brasil de 2004 para cá quando o mundo também se mobilizou por iniciativa da ONU?

Referimo-nos, de forma clara e com caráter objetivo, às 06 recomendações para um trânsito saudável e seguro que a organização mundial de saúde e a própria onu determinou aos países membros. Essas recomendações foram tema de um seminário que reuniu quase uma centena de especialistas no rio de janeiro resultando em um documento encaminhado ás autoridades da qual não temos resposta.

Ou melhor, a resposta que temos é ver os números dos acidentes de trânsito aumentarem todos os anos, freqüentemente por culpa de irresponsáveis que desafiam a lei e os direitos de vida de cada um de nós, pela impunidade, pela omissão das autoridades, pela benevolência da lei e pela lentidão da justiça.
Temos cada ano milhares de jovens habilitando-se para o trânsito e, sem perceber, alistando-se nessa guerra selvagem onde o inimigo anônimo e disfarçado pode ser qualquer um que cruze seu caminho.

A pergunta que continuaremos fazendo até que atitudes sejam tomadas é: continuaremos a presenciar a morte de nossos filhos como frutos maduros caindo de árvores?

FERNANDO ALBERTO DA COSTA DINIZ
Pai de Fabrício Diniz - Vítima fatal, falecido aos 20 anos em 10 de março de 2003 em trágico acidente de trânsito na Av. das Américas, Barra da Tijuca RJ, junto com mais duas amigas, Mariana e Juliane, todos sentados no banco de trás de um automóvel Peugeot sem o uso do cinto de segurança. Motorista e carona escaparam ilesos. Marcelo Kijak, o condutor rresponsável está foragido e procurado pela Interpol em todo o mundo.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

200 brasileiros morrem no trânsito, todos os dias.


 
Segundo a Universidade do Rio Grande do Sul, morrem 80 mil pessoas por ano no trânsito do país. 80 mil divididos por 365 = 219 mortes dia
As pessoas continuam morrendo no trânsito e um projeto que pode reduzir até metade destas mortes está perdido nos corredores do DENATRAN. Alguns políticos temem a impopularidade ao defender o uso ostensivo do cinto de segurança, mesmo que signifique salvar vidas. Quem precisará morrer para desengavetarem o SISTECC (Sistema Externo de Controle do Cinto de Segurança)? Qual o valor de uma vida?
Será que o Ministério das Cidades continuará com Márcio Fortes (foto)- PP? DENATRAN/CONTRAN são do seu ministério e o #SISTECC está lá desde março/2009.
NOTA DO BLOG

Rio Grande do Sul: Acidente de trânsito mata caminhoneiro em rodovia na zona sul do Estado

Tomaz Aquelino Mendes Brião, de 59 anos, conduzia veículo que tombou na BR-116

O tombamento de um caminhão provocou a morte de homem nesta tarde na BR-116 em Cristal, no sul do Estado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na altura do km 416 da BR-116, por volta das 15h.
A vítima foi identificada como Tomaz Aquelino Mendes Brião, de 59 anos, que conduzia o veículo.
ZEROHORA.COM

Atropelador confirma à Polícia Civil tudo o que disse em entrevista exclusiva ao Pioneiro

Jovem foi ouvido na manhã desta quinta-feira pelo delegado Vítor Carnaúba

O delegado Vítor Carnaúba, da Delegacia de Trânsito de Caxias do Sul, ouviu na manhã desta quinta-feira o jovem de 19 anos autor do atropelamento e morte do metalúrgico Willlians de Jesus da Silva, 23, na madrugada de domingo. O rapaz repetiu ao delegado tudo o que disse na quarta-feira, com exclusividade, ao Pioneiro. 
Ele admitiu que havia bebido horas antes, que fugiu sem prestar socorro e que voltou ao ponto do atropelamento, na rua Sinimbu, em Lourdes, enquanto o corpo era recolhido e o local periciado.

O delegado também ouviu familiares do atropelador. Nas próximas horas, o delegado deve ouvir funcionários de duas casas de lanche que presenciaram o atropelamento. Também deve receber cópia de uma fita de uma câmera de segurança de um prédio vizinho que teria registrado o atropelamento.

A investigação, que também tentará descobrir se Willians estava embriagado, contribuindo para o atropelamento, irá durar pelo menos 30 dias. 
PIONEIRO

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Trânsito mata uma criança a cada dois dias no Paraná

Estudo mostra que metade das mortes de menores de 15 anos se deve a acidentes e atropelamentos. Sufocamento e afogamento vêm logo depois.
Levantamento divulgado ontem mostra que acidentes de trânsito são a principal causa de morte não intencional de crianças e adolescentes. Segundo estudo da organização não governamental Criança Segura, metade dos óbitos no Paraná está relacionada ao trânsito e se divide entre acidentes e atropelamentos. Isso representa uma morte de pessoas abaixo dos 15 anos a cada dois dias no estado. No Brasil o panorama é o mesmo, onde em 2007, dados mais recentes, houve 5.324 vítimas infantis, sendo 40% associadas a colisão ou atropelamento.
No Paraná, além desta causa principal, o sufocamento e o afogamento aparecem respectivamente em segundo e terceiro lugares. O estado está em sétimo no ranking de mortes acidentais de meninos e meninas. A taxa de mortalidade paranaense é de 14,2 a cada 100 mil, acima da média nacional, que é de 10,6. Para a pesquisa foram usados números oficiais do Ministério da Saúde, disponíveis no Datasus, com dados de 2007.
Quando se faz um recorte regional, em todas as regiões o trânsito é o principal vilão. A exceção é a Região Norte, que tem como causa primeira os afogamentos. A explicação seria a quantidade de rios em alguns estados, já que a maior parte dos acidentes ocorre em águas abertas, como mares e rios. Quando o óbito está associado ao trânsito, em 44% dos casos as crianças são vítimas de atropelamento e em 28% são passageiras dos veículos.
Para a coordenadora de mobilização da Criança Segura, Jaqueline Magalhães, é importante saber onde estão os pontos de vulnerabilidade de cada estado para realizar ações de prevenção mais efetivas. “Para prevenir, é importante se basear em fatos e dados reais”, diz. Ela afirma que com ações simples os pais podem reduzir os riscos. Um ato importante é sempre usar a cadeirinha para transportar os filhos. “Com este equipamento, a chance de óbito pode ser reduzida em até 71%.” Outro ponto em relação aos acidentes é que os atropelamentos dos meninos e meninas ocorrem quase sempre próximo à residência ou à escola. “É preciso uma mudança de comportamento dos pais”, argumenta.
Cuidados
O médico Rached Traya, chefe do pronto-socorro do Hospital do Trabalhador, presencia quase cotidianamente os acidentes envolvendo crianças. “Infelizmente estamos apenas iniciando o processo de conscientização dos pais em relação à cadeirinha. Ainda demorará um tempo até que o próprio poder pública consiga realmente fiscalizar.” Ele afirma que os pais devem sempre ficar atentos aos filhos. “A fatalidade do acidente ocorre no momento em que os pais baixam a guarda.”
A pediatra Patrícia Tempski lembra que alguns cuidados básicos podem evitar problemas. Bebês com menos de 1 ano devem dormir de barriga para cima, o que ajuda a evitar a síndrome da morte súbita. Os pais também devem evitar brincadeiras com bexigas vazias, grandes vilãs em casos de sufocamento. É importante também atentar para a faixa etária indicada nos brinquedos, que não devem conter peças pequenas.
Luto
A história de Antônio Maciel mostra como a violência no trânsito vem dizimando vidas de crianças e adolescentes e destruindo famílias inteiras. Há 50 dias o filho dele, Eduardo, de apenas 10 anos, faleceu em um acidente de trânsito. O garoto estava no banco de trás ao lado da irmã de 5 anos e a família voltava de uma visita aos avós das crianças, que moram em São Mateus do Sul. Próximo a um trevo na cidade de Antônio Olinto, um carro com cinco jovens alcoolizados e sem permissão para dirigir entrou na contramão, possivelmente devido a um “racha”, e atingiu o veículo da família Maciel. Eduardo morreu na hora. Todos estavam com cinto de segurança e a filha mais nova na cadeirinha. Mesmo assim, a imprudência do grupo de jovens vitimou Eduardo. 
Hoje a família tenta se reestruturar e participa de um grupo de apoio a outras vítimas do trânsito. “Eles destruíram a minha vida. Tinha um filho saudável, que estava começando a vida, e ele foi arrancado de nós. Sempre acho que com o passar dos dias a situação vai melhorar, mas fica cada vez pior”, diz Maciel.
GAZETA DO POVO

Homem fica ferido em acidente na zona sul de Porto Alegre

Automóvel Escort bateu em um poste na Avenida Cavalhada

 Um homem ficou ferido em um acidente na zona sul de Porto Alegre no final da noite desta terça-feira. Por volta das 23h20min, um automóvel Escort bateu em um poste na Avenida Cavalhada, altura do número 4.927, bairro Vila Nova.

Quatro pessoas viajavam no veículo. Um dos passageiros ficou preso nas ferragens e precisou ser removido pelos bombeiros. Ele foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro, onde está em atendimento. Os demais ocupantes do veículo não se feriram.
ZEROHORA.COM

Rio Grande do Sul: carga cai de caminhão em Sapucaia do Sul

Parte da carga de um caminhão que carregava sacos de cimento virou na pista lateral da BR-116, sentido Interior Capital, em Sapucaia do Sul. O trânsito já foi normalizado no trecho. 
ZEROHORA.COM E RÁDIO GAÚCHA