sexta-feira, 18 de junho de 2010

CONVITE


A Coordenadoria do Projeto Cinto Salva estará em Brasília dia 24/06 às 9h, no Plenário 3 da Câmara dos Deputados. A Comissão de Legislação Participativa presidida pelo Dep. Paulo Pimenta (PT-RS), aprovou audiência pública para viabilizar o SISTECC (Sistema Externo de Controle do Cinto de Segurança).

Nossos amigos que morarem em Brasília, ou quem tiver um no DF, peça a ele para comparecer, todos são nossos convidados mais do que especiais.
Esperamos poder te encontrar lá, pois sem vcs e a brava luta do Dep. Pimenta, não teríamos dado um passo. Juntos, vamos com certeza reduzir as tragédias no trânsito do país.
Obrigado.
A VIDA EM 1º LUGAR!
twitter: @cintosalva

Paraná: Acidente com ônibus de trabalhadores deixa 28 pessoas feridas

Motorista disse que o veículo teve problemas mecânicos. Ele perdeu o controle do ônibus e bateu contra um barranco. Vítimas tiveram ferimentos leves
Vinte e oito pessoas ficaram feridas, na madrugada desta sexta-feira (18), após um acidente com um ônibus que transportava trabalhadores na PR-218, no trecho que liga os municípios de Arapongas e Sabáudia, Norte do estado. As vítimas trabalham em um frigorífico de Arapongas. Elas foram encaminhadas para o Hospital João de Freitas.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista do veículo relatou que, no momento em que entrou na alça de acesso à PR-202, o carro apresentou um problema mecânico. Sem o controle da direção, o ônibus atravessou o canteiro e bateu contra um barranco.
Por volta das 10h30 desta manhã, 18 pessoas já tinham sido liberadas, quatro continuavam internadas e seis estavam em observação. Segundo o hospital, nenhuma das vítimas apresentava ferimentos graves.
Jornal de Londrina

Rio Grande do Sul - FOTO: carro capota na Cidade Baixa, na Capital

Condutora não se feriu
Um carro capotou na Rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa, na Capital, na madrugada desta sexta-feira. De acordo com a EPTC e Brigada Militar, a condutora não se feriu.

ZEROHORA.COM

domingo, 13 de junho de 2010

O Cinto de Segurança é tido como "adereço" para evitar multas


Coordenadoria do Projeto @cintosalva estará em Brasília dia 24/06. Comissão de Legislação Participativa presidida pelo Dep. Paulo Pimenta aprovou audiência para viabilizar o SISTECC (Sistema Externo de Controle do Cinto). O Dep. Federal Paulo Pimenta (PT-RS) reafirmou que o Projeto é prioridade em 2010. Uma grande notícia para o país, pois esta iniciativa poderá num futuro próximo reduzir em até 50% as tragédias no trânsito. Com absoluta certeza podemos afirmar que o Projeto SISTECC está nas mãos de um parlamentar com idéias claras e com coragem para defendê-las. Reconhecido como o parlamentar do Rio Grande do Sul que mais trabalha pela segurança, O Deputado Paulo Pimenta defende um projeto 100% brasileiro e que salvará milhares de vidas.
[Coordenadoria do Projeto]

Rio Grande do Sul: Motorista morre após colidir Fusca com caminhonete em Dom Pedrito

Passageiro do Fusca ficou ferido
Jovenil de Orneles Azevedo, 67 anos, morreu após o Fusca que ele conduzia colidir frontalmente com uma caminhoneta Ford Cargo na rodovia que liga Quaraí a Pelotas (BR-293) no km 250 em Dom Pedrito.
O acidente aconteceu por volta de 20h15min de sábado e deixou ferido ainda Josefer da Rosa de Bortole, 23 anos, passageiro do Fusca. O condutor do Ford Cargo, João Venceslau Oliveira, 69 anos, sofreu escoriações leves.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os vestígios encontrados na cena do acidente levam a crer que o Fusca invadiu a pista contrária e entrou debaixo da caminhonete.
ZERO HORA

Rio Grande do Sul: Colisão entre dois automóveis mata duas pessoas e fere outras três no Noroeste

Feridos foram levados para o Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa
Duas pessoas morreram em um acidente na BR-472 entre Santo Cristo e Santa Rosa, no noroeste do Estado. Um Gol que trafegava no sentido Santo Cristo-Santa Rosa colidiu frontalmente com um Corcel por volta das 17h deste domingo.
Morreram Diego Valdir Leal Bourscheid, 20 anos, e Paulo Dekeper, 57 anos. Três pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa.
RBS TV

Rio Grande do Sul: Jovem morre em acidente na BR-116

Motorista está em estado grave no HPS
Um jovem, ainda não identificado, morreu em acidente no km 2 da BR-116, na Capital. O condutor do Corsa perdeu o controle do veículo e colidiu contra uma mureta do viaduto na Estação Aeroporto da tresnsurb, no sentido Canoas-Porto Alegre.
O passageiro do veículo morreu no local. O motorista, de 29 anos, foi encaminhado com ferimentos graves ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre.
RÁDIO GAÚCHA

Mulher morre em acidente na BR-282 no Oeste de Santa Catarina

Jussara Jesus do Amaral, 31 anos, era passageira de um Corcel com placas de Chapecó
Um acidente envolvendo um ônibus e um carro na BR-282 resultou na morte de Jussara Jesus do Amaral, de 31 anos, na madrugada deste domingo, em Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a jovem era passageira de um Corcel, com placas de Chapecó. O carro teria batido de frente contra um ônibus, com 38 ocupantes, às 00h55min no km 486,9 da rodovia.
O motorista do Corcel e o outro passageiro tiveram lesões graves e foram encaminhados para um hospital da região. Os ocupantes do ônibus nada sofreram.
Segundo a PRF, o ônibus é particular.
DIARIO.COM.BR

Paraná: Região de Foz tem as BRs mais violentas

Trecho de 159 quilômetros no Oeste tem 0,45 morte por quilômetro, o maior do estado. Número de mortos e feridos caiu nas rodovias federais
Londrina - Dos 3.490 quilômetros de rodovias federais no Paraná, o pequeno trecho da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, é onde ocorrem mais mortes por quilômetro. Levantamento feito pela PRF a pedido da Gazeta do Povo mostra que o índice é de 0,45 morte a cada quilômetro, em um trecho de 159 quilômetros. Em se­­gundo lugar aparece a região metropolitana de Curitiba (RMC) e , em terceiro, a área da Delegacia de Londrina, que inclui a região de Maringá. O balanço mostra ainda que o número de mortos e feridos nas rodovias federais no estado caiu em relação ao ano anterior.
Para o inspetor da PRF Fabiano Moreno, o grande número de veículos e a mistura do trânsito rodoviário com o trânsito urbano ajudam a colocar Foz no topo da lista. “O trecho tem várias cidades pequenas e um grande número de veículos. Em Foz se evidencia a mistura do trânsito rodoviário, de longa distância, com o trânsito local”, afirma. “Foz também é rota para o Paraguai. Temos o trânsito de ônibus e caminhões que atravessam o país vizinho e também a Argentina.” Na RMC, que concentra o maior número de veículos entre as BRs no estado, há 0,35 morte por quilômetro. Na região de Lon­­drina, o índice é de 0,18. A média estadual é de 0,19.
Em número absolutos, a RMC tem mais ocorrências, já que possui a maior quantidade de trechos de rodovias federais no estado. “É um corredor por onde passam as cargas. As BRs 116, 376, 476 e 277 são o coração do Brasil”, avalia Fabiano Moreno. A mistura de tráfego também ajuda a elevar os números. “É uma mistura de veículos de passeio e de carga com pedestres, ônibus, ciclistas e motociclistas. Tudo em grande quantidade”, diz Moreno. Segundo ele, a não observância de regras básicas piora a situação. “As pessoas não respeitam limite de velocidade, sinalizações e cruzamentos.”
Redução
Segundo o balanço da PRF, de 20 de maio de 2009 a 19 de maio deste ano foram registrados 24,78% menos feridos e 15,97% menos mortos nas estradas federais no Paraná em comparação com o mesmo período entre 2008 e 2009. Foram 19.627 acidentes, 689 mortos e 10.876 feridos. A causa da redução pode ter sido o reforço do patrulhamento. Em maio de 2009 (quando 3,4 mil quilômetros que havia 30 anos estavam sendo patrulhados pela Polícia Rodo­­viária Estadual voltaram para a jurisdição da PRF), foram deslocados 300 policiais de outros estados, o que equivale a um aumento de 55% do efetivo na época.
Gazeta do Povo

Curitiba: Em 5 meses, 346 acidentes


Curitiba registra, em média, mais de duas ocorrências por dia no transporte coletivo. A maior parte delas deixa vítimas
A tragédia provocada pelo ligeirinho da linha Colombo/CIC, que matou dois homens e deixou 32 pessoas feridas, na última quinta-feira, no Centro de Curitiba, acendeu um sinal de alerta sobre o transporte coletivo. De janeiro a maio, foram registrados 346 acidentes envolvendo ônibus ou micro-ônibus na capital, mais de duas ocorrências por dia (2,29, em média) – um aumento de quase 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Em boa parte dos acidentes – 226 do total –, houve vítimas.
O excesso de velocidade dos ônibus e a imprudência de motoristas, pressionados pelo controle de horário, são normalmente citados por usuários como a principal causa dos acidentes. Mas no caso da tragédia de quinta-feira, o depoimento do condutor e o relato de testemunhas apontam para pane mecânica como a provável causa. Se foi problema técnico ou falha humana, só a perícia poderá concluir, o que deve ocorrer em um prazo de 30 dias.
Segundo a prefeitura, o ligeirinho envolvido no acidente de quinta-feira passou por uma vistoria no dia 22 de março. Assim como toda a frota do transporte coletivo de Curitiba, o carro foi fiscalizado e inspecionado de forma visual pelos técnicos da Urbanização de Curitiba (Urbs). O órgão não tem um equipamento chamado linha de inspeção, que faz testes automatizados em freios, suspensão e alinhamento do veículo. O equipamento daria, de acordo com o engenheiro mecânico da empresa MG Inspeção, Daniel Guimarães Ariede, mais confiabilidade nas avaliações mecânicas semestrais feitas no transporte público.
A linha de inspeção, incluindo o frenômetro (aparelho que testa os freios), custaria em torno de R$ 100 mil. “Por eles (técnicos da Urbs) fazerem uma inspeção visual, deixam a desejar”, diz o engenheiro. Sem o equipamento, afirma Ariede, a prefeitura não tem condições de fazer avaliações precisas sobre a condição do veículo.
Como os coletivos rodam muitos quilômetros por dia (veja quadro ao lado), o desgaste das peças e componentes do veículo é alto. “Isso pode ocasionar acidentes”, conta. Uma das soluções apontadas pelo engenheiro mecânico seria a Urbs diminuir o intervalo entre as vistorias, realizadas a cada seis meses. “Se fosse feita em menos tempo, diminuiria o risco também”, afirma.
Segundo o engenheiro mecânico da empresa de inspeções Transtech, Paulo Cezar Gottlieb, a periodicidade dos testes é razoável. “Pelo que tenho visto, Curitiba tem uma situação privilegiada. Os ônibus têm boa conservação”, opina.
Outro lado
A Urbs, por meio da assessoria de imprensa, informou que não tem o equipamento e que pretende adquiri-lo no futuro. Segundo a assessoria, apesar de não possuir o aparelho, o rigor e a eficiência da vistoria são excelentes.
O diretor executivo do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), Ayrton Amaral Filho, confirma que a Urbs não tem a linha de inspeção. Entretanto, ele afirma que o órgão tem as melhores condições do Brasil e da América Latina para realizar as inspeções.
“Os ônibus são inspecionados pelas próprias empresas e a Urbs é muito profissional”, defende. Segundo ele, as empresas não permitem que os ônibus saiam para a rua se houver qualquer suspeita de problema mecânico. “Eles colocam até um papel branco embaixo dos veículos. Se ocorrer apenas um pingo de óleo, o carro não sai. Há países em que a inspeção é feita uma vez por ano.”
Passageiros
Segundo o professor de Transportes da Universidade Fe­­deral do Paraná (UFPR) Eduardo Ratton, as empresas de ônibus e a própria prefeitura de Curitiba devem assumir um papel mais ativo com relação à responsabilidade dos acidentes. “A prefeitura tem que dar atenção a isso. Ela é responsável pela segurança dos passageiros”, afirma.
No acidente ocorrido na quinta-feira, ficou visível a fragilidade dos bancos nos ônibus, que ficaram totalmente danificados com o impacto. Segundo Ratton, a Urbs precisa reavaliar a segurança do passageiro. “Muitos ficam em pé. Há um risco muito grande.”
Gazeta do Povo

Espirito Santo: Guarapari - Carreta tomba na BR 101 Sul e deixa dois feridos

Uma carreta carregada de sucata tombou às 11h de ontem, no Km 327 da BR 101 Sul, na localidade de Samambaia, zona rural de Guarapari, Sul do Estado. Duas pessoas ficaram feridas. O motorista Marcos José Barbosa, 39, ficou gravemente ferido e foi levado ao Hospital Dório Silva, na Serra. Já o ajudante dele, Wellison Alves Ferreira, 21, foi atendido e liberado. O veículo carregava 26t de sucata e, segundo testemunhas, o condutor perdeu o controle da direção e freou bruscamente, ao deparar com trânsito lento, após uma curva.
Gazeta Online

Brasília: Homem fica ferido em capotagem na BR-020

Uma capotagem na rodovia BR-020 deixou um homem ferido na manhã deste domingo (13/6). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros, o veículo, um Peugeot 307 placa JHE 4398, do Distrito Federal, capotou na altura do quilômetro 56, um pouco à frente da cidade de Planaltina-DF, no sentido Formosa (GO).
O motorista, que estava com a esposa, sofreu uma luxação no ombro e foi encaminhado para o Hospital Regional de Planaltina para realizar exames. Ela não precisou de atendimento médico. Os nomes de ambos não foram informados. O acidente aconteceu por volta das 7h40.
Correio Braziliense

Bahia - Conceição do Jacuípe: uma pessoa morre em acidente na BR-101

Chuva que caia na hora pode ter contribuído para o acidente
Um homem morreu na tarde deste sábado (12) em um acidente na BR-101, no trecho de Conceição do Jacuípe. José Nascimento Santana morreu na hora.
O acidente aconteceu por volta das 13h no km 149 da BR-101. José dirigia um Fiat Siena com placa de Aracaju que se chocou contra um caminhão volkswagen. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Simões Filho, chovia na hora do acidente e isto pode ter contribuído para a batida.
O caminhão estava carregado de pedras, que caíram na pista - as vias dos dois sentidos chegaram a ficar interditadas por algum tempo no início da tarde.
O motorista do caminhão pediu socorro para o ferido, mas José Nascimento morreu no local. De acordo com a PRF, a chuva que cai em Salvador e arredores tem causado pequenos acidentes, mas este foi o único registrado com vítima.
Correio da Bahia