sábado, 19 de janeiro de 2013

"Vai acontecer de novo", afirma representante dos caminhoneiros sobre morte na BR-040

Sindicalista morreu em um engavetamento provocado por uma carreta na altura de Nova Lima. Entidade defende mudança na sinalizaçãodo trecho
Parece emblemática a morte de José Acácio Carneiro, 64 anos, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Minas Gerais. Ele, que representava, principalmente, os carregadores de minério na Região Central do estado, foi vítima de um acidente ocorrido na tarde dessa sexta-feira na BR-040, em Nova Lima, provocado por um caminhão carregado de areia, que passou por cima do carro do sindicalista e ainda atingiu uma carreta, outros dois veículos de passeio e uma moto. O corpo dele será enterrado no fim da tarde deste sábado no Cemitério Parque Renascer, em Contagem.

“Vai acontecer de novo. A velocidade aqui é muito alta. As placas autorizam os motoristas a andar a 90 km por hora e isso está errado. Uma carreta carregada com toneladas não consegue parar”, afirma o presidente do Sindicato da União Brasileira dos Caminhoneiros, José Natan. Amigo pessoal de José Carneiro, ele foi na manhã deste sábado até o local onde ocorreu o acidente que vitimou o companheiro. “Uma tragédia dessa a gente tem que achar explicação”, declara, justificando o motivo que o levou até o local da batida.

José Carneiro lutava por maior segurança nas rodovias que interligam a região mineradora de Minas Gerais

Segundo Natan, José Carneiro saiu do escritório, localizado a cerca de 500 metros de onde ocorreu o acidente, e foi obrigado a parar numa fila de veículos gerada por causa de um pequeno acidente na rodovia. “Se você para em uma fila aqui, você tem que sair correndo de dentro do carro, porque uma carreta que vem atrás não consegue parar”, afirma o representante dos caminhoneiros. Ele destaca que o acidente de ontem só não foi mais grave porque o condutor da outra carreta jogou o veículo na frente para tentar barrar o caminhão desgovernado. “A morte do Zé serviu para evitar a morte de várias pessoas. Se não tivesse batido no carro dele e na carreta, o caminhão ia passar por cima de um monte de carro pequeno. O condutor da carreta que impediu uma tragédia maior, coincidentemente, era amigo do Zé”, conta.

José Carneiro estava em um Uno, que ficou completamente destruído. Ele chegou a ser socorrido com vida e levado para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, onde morreu horas depois em decorrência das várias lesões sofridas. O corpo deu entrada no Instituto Médico-Legal por volta das 3h e deve ser liberado no começo da tarde. O funeral será realizado no Cemitério Parque Renascer, em Contagem, e o enterro está programado para as 17h. Ele deixou mulher, três filhos e netos.

Homenagem

“O homem que mais lutou pela segurança no trânsito no anel rodoviário e na região mineradora de Nova Lima, representante dos caminhoneiros em Minas, perdeu sua vida esta noite em um acidente na BR 040, tragicamente em acidente envolvendo uma carreta carregada de areia. Descanse em paz, amigo Zé Carneiro”, registrou no Facebook Valdir Nobre, amigo da vítima 

Relembre

O acidente na BR-040 ocorreu por volta das 15h30 dessa sexta-feira próximo ao Viaduto da Mutuca, na altura do Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. Uma testemunha contou à reportagem do em.com.br que o caminhão carregado com areia descia a via em alta velocidade e não conseguiu parar ao ver a fila de veículos que havia se formado por causa de um outro acidente. 

Por causa do acidente, a rodovia ficou completamente bloqueada no sentido Rio de Janeiro – Belo Horizonte por mais de quatro horas, gerando um congestionamento de mais de 30 quilômetros. Segundo a polícia, o condutor que provocou a batida envolvendo outros cinco veículos, um deles conduzido por José Carneiro, alegou que houve falha no sistema de freios e, por isso, não conseguiu evitar a colisão.

Estado de Minas




IMPORTANTE


ONG ALERTA - Cresce 700% o número de mortes em rodovias federais no início de 2013

As estatísticas mostram que houve uma mudança no perfil das vítimas.

'É preciso prudência e respeitar os limites do corpo', diz especialista.

A Imprudência, aliada a um grande fluxo de veículos, é apontada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), como a principal responsável pelas mortes nas rodovias. Nos primeiros sete dias do ano, 14 mortes já foram registradas nas estradas federais que cortam o Piauí, um crescimento de 700% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo dados da PRF, nos sete primeiros dias do ano foram registrados 42 acidentes em todo estado, com 41 feridos e 14 vítimas fatais. As estatísticas mostram que houve uma mudança no perfil das vítimas e dos veículos envolvidos em acidentes. Ano passado os motociclistas foram os principais acidentados, já os dados atuais mostram que caminhoneiros e passageiros em viagens lideram os números.

O acidente entre uma Van e uma carreta na BR-316 na manhã de sábado (05) pesou nas estatísticas, foram 10 mortos. O motorista do caminhão teria dirigido por 17h seguidas, já a Van que viajava com excesso de passageiros não passou por nenhuma fiscalização do estado do Ceará até o Piauí.

"Nem todos os postos e os quilômetros de rodovias são fiscalizados 24h com a presença permanente de guardas rodoviários, além disso quem realiza o transporte irregular sempre buscas horários de menos movimentação policial e rotas alternativas para dribla a fiscalização”, disse o inspetor da PRF, Alexandre Cruz.

Para o especialista de trânsito, Bernardo Aguiar, é preciso além de muita prudência, respeitar os limites do corpo antes de pegar a estrada. “O condutor deve está relaxado, e não pode colocar a vida dele em risco retardando o sono porque à medida que o esforço vai sendo continuo os reflexos vão diminuindo”, disse.
Fonte: .07/01/2013 21h46 - Atualizado em 07/01/2013 21h46

(do Blog ONG ALERTA)

Motorista que esmagou família com ônibus será indiciado por três tentativas de homicídio


Em comentário em reportagem publicada no Correio24horas, o cobrador defendeu o colega de trabalho


Jocival Pinto, o motorista acusado de esmagar duas pessoas com um ônibus na Estrada do Coco nesta segunda-feira (14), ainda está desaparecido e, de acordo com o delegado Joelson Reis, da 23ª Delegacia Territorial (Lauro de Freitas), não deu resposta à intimação para depor, que foi deixada na empresa ontem (17). Ele será indiciado por três tentativas de homicídios, com agravantes por não ter dado a possibilidade de defesa às vítimas e por ter praticado a ação contra uma mulher grávida.

Nesta quinta-feira (17), o cobrador do ônibus se posicionou sobre o caso através de comentário feito em reportagem publicada no Correio24horas. Márcio Ribeiro de Jesus afirmou que o médico Raimundo Pereira da Silva Filho, uma das vítimas, teria agredido verbalmente o motorista do coletivo antes do incidente. Ele ainda ainda reconhece que, apesar da ofensa, a discussão não justifica a violência cometida por Jocival Pinto, o motorista do coletivo.

Procurado pela nossa reportagem, Márcio não negou ter publicado o comentário, mas se recusou a esclarecer o que aconteceu no dia. "Estarei prestando depoimento na próxima terça-feira (22) e, então, vocês vão saber o que eu presenciei no dia", afirmou. Questionado sobre a localização do motorista do coletivo, Jocival Pinto, Márcio disse não ter notícias do seu paradeiro.

O advogado da família, Antônio Tenure, comentou a declaração do cobrador. Segundo ele, as vítimas estavam do lado de fora do ônibus a pelo menos cinco metros de distância e, se houve agressão verbal, não teria como esta ser ouvida de dentro do veículo.
Tenure acrescenta ainda que foi contatado por um funcionário de um laboratório médico do Empresarial Mundo Plaza, na região do Iguatemi, que afirma que Jocival Pinto esteve nesta sexta-feira (18) realizando exames demissionais. A informação foi desmentida pela empresa Via Nova, que mantém a posição de que o funcionário está apenas afastado.
Nesta sexta-feira, o delegado ouviu a babá da família e outras duas testemunhas oculares do caso: um motorista que passava pelo local e o morador de um prédio. Os três corroboram com a versão de que Jocival teria deliberadamente jogado o veículo contra as vítimas, além de não terem citado nenhuma discussão ocorrida entre Raimundo e Jocival.
Uma cópia da gravação das câmeras de segurança do coletivo foi solicitada pelo delegado para ajudar nas investigações.

Saúde das vítimas
De acordo com o último boletim médico, divulgado pelo Hospital Aliança na tarde desta sexta-feira (18), Raimundo Pereira ainda está em estado grave, com a possibilidade de apresentar lesões na medula espinhal. Ele está internado desde a data do incidente, quando deu entrada no hospital com traumatismo craniano, lesão na coluna cervical e diversas fraturas.
De acordo com Raul Schwab, amigo da família, Raimundo está sentindo náuseas e tonturas decorrentes do traumatismo craniano, mas não apresenta quadro de infecção.
                                   Raimundo ainda está em estado grave (Foto: Acervo pessoal)

Nirlane Fernandes Teixeira, que foi salva do esmagamento pelo marido e se machucou ao cair no chão, recebeu nesta sexta-feira (18) um atestado médico indicando a necessidade de receber "cuidados especiais". Segundo seu advogado, Antônio Tenure, o obstetra teria recomendado à Nirlane que permanecesse em repouso, caso contrário, ela correrá o risco de ter contrações decorrentes do estresse e até mesmo entrar em trabalho de parto prematuramente.

Já a irmã de Raimundo, Arli Patrícia Silva, está na enfermaria do Hospital Santa Izabel e realizou exames pré-operatórios. Ela está estável e será submetida a uma cirurgia ortopédica. A data da intervenção médica ainda não foi divulgada.
Correio da Bahia

Polícia prende cinco suspeitos e encontra cativeiro usado por assaltantes de joalheria em Porto Alegre


Três mulheres, uma adolescente e um homem detidos em Esteio teriam confessado informalmente participação no sequestro de casal e ação em loja na Capital

Três mulheres, uma adolescente e um homem suspeitos de envolvimento no sequestro de um casal e no assalto a uma joalheria no Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre, na manhã de quinta-feira, foram presos pela Polícia Civil na tarde desta sexta-feira. Os cinco foram detidos no bairro São José em Esteio, na Região Metropolitana. A informação é da Polícia Civil.

 Conforme o delegado Juliano GALERIAFerreira, da Delegacia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os cinco confessaram informalmente participação no crime.

Dois deles seriam primos e foram identificados como Suzielen Santos de Ávila, 20 anos, e Jonas Antonio Avila da Luz, 21 anos. Também teriam participado de toda ação uma adolescente de 16 anos e duas mulheres identificadas como Aline Vargas Kasper, 21 anos, e Ilana Lima da Silva, 24 anos. Segundo o delegado Juliano Ferreira, eles serão presos por roubo e sequestro.
— Eles vão ser autuados em flagrante quando chegarmos ao Deic. Ainda tem cinco (integrantes da quadrilha) que não foram presos — afirmou o delegado.

Após uma denúncia, policiais de Esteio foram a uma vila e encontraram um casal com características físicas semelhantes às relatadas por testemunhas da ação criminosa. Levada à delegacia, a dupla teria admitido ter participado do crime. Os policiais então foram com o casal até o local onde ficaria o cativeiro em que a subgerente da joalheria Coliseu e o companheiro haviam sido mantidos reféns. Lá, outras três mulheres foram presas.
– É uma gurizada inexperiente que praticou um crime de gente grande. Eles deixaram muitos vestígios, não cobriram rosto, pegaram dois táxis – resumiu o delegado Ferreira.
Por volta das 20h desta sexta-feira, o Fiesta pertencente a uma das vítimas – que foi usado pela quadrilha na ação – foi localizado estacionado em via pública nas proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital. A polícia já identificou os outros suspeitos e segue as buscas na noite desta sexta-feira. 
Zero Hora

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Acidente com dois caminhões e um carro deixa um morto e cinco feridos em Fazenda Vilanova


Trecho da rodovia ficou bloqueado nos dois sentidos por mais de duas horas

Um acidente envolvendo um caminhão guincho, uma carreta e um veículo de passeio deixou uma pessoa morta e cinco feridos no trecho de Fazenda Vilanova da BR-386. O choque frontal aconteceu por volta da 1h15min e a rodovia só foi liberada às 3h30min, mais de duas horas depois.
A vítima, que dirigia o guincho, foi identificada como Patrick Barbosa de Oliveira, 24 anos.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão guincho, modelo Ford Cargo, trafegava no sentido Interior-Canoas quando invadiu a pista contrária e colidiu na carreta Scania. Um Toyota Corolla que ia atrás da carreta também acabou batendo de frente no guincho.
O motorista da carreta, sua companheira, que viajava na carona, o motorista do Toyota e duas pessoas que estavam no guincho se feriram, mas nenhum corre risco de morrer, de acordo com as informações da PRF. Os passageiros do guincho eram um irmão e um filho de Oliveira.
Zero Hora

Polícia faz buscas a carro de refém usado em roubo a joalheria em Porto Alegre


Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas pela polícia, que ainda não identificou integrantes da quadrilha

A Polícia Civil busca um dos carros utilizados pela quadrilha que fez um casal refém e atacou uma joalheria no Shopping Praia de Belas no início da manhã de quinta-feira, em Porto Alegre. O Fiesta prata da subgerente da loja assaltada foi deixado pelos criminosos na Avenida Ganzo, próximo ao centro comercial, no bairro Menino Deus, durante o assalto. O veículo foi levado embora pelos criminosos após o ataque.


— Pelas informações do guardador de carros, dois deles retornaram para buscar o veículo. Ele está de posse dos criminosos ou abandonado, mas não foi encontrado ainda — afirma o delegado Juliano Ferreira, da Delegacia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Imagens de câmeras de segurança do shopping, de um posto de combustíveis e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão sendo analisadas pela polícia em busca do rastro dos assaltantes.
Cativeiros ainda não foram encontrados

Os dois cativeiros utilizados para manter as vítimas também são alvo da investigação policial. A polícia ainda não sabe em que cidade as vítimas foram mantidas na madrugada e manhã de quinta-feira, antes da ação da quadrilha. Os criminosos ainda não foram identificados pelas autoridades. O que se pode dizer é que eram do Estado.

— Eles não tinham sotaque de outro lugar, eram gaúchos — resume o delegado Juliano Ferreira.
Zero Hora

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mesmo com cerco a motoristas, número de mortes no trânsito volta a crescer no Estado


Ainda que as autoridades tenham reforçado a fiscalização e as campanhas de conscientização, foram 53 mortes a mais em 2012 em relação ao ano anterior

A imprudência venceu uma batalha contra a prevenção. Mesmo com a guerra declarada pelos órgãos de fiscalização à combinação letal entre álcool e direção, o número de mortes no trânsito gaúcho em 2012 superou o registrado em 2011. A barreira das 2 mil vítimas de acidentes em ruas, avenidas e rodovias foi, pelo terceiro ano seguido, ultrapassada no Rio Grande do Sul.
Dados preliminares divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) apontam um aumento de 2,62% no número de mortes nas vias do Estado. Isso significa que houve 53 vítimas de capotagens, colisões ou atropelamentos a mais entre janeiro e dezembro passados na comparação com o mesmo período anterior. Foram 2.078 mortes, contra 2.025 em 2011.
Considerando que o aumento na frota deve ficar em torno de 7% no período, o número de óbitos é interpretado como estável por especialistas. O total (que ainda pode aumentar, pois o Detran monitora feridos que morrem em hospitais até 30 dias após os acidentes), entretanto, é alarmante. O diretor-técnico do Detran, Ildo Mário Szinvelski, lamenta o alto número de mortes e coloca a carnificina na conta de uma velha conhecida das autoridades: a imprudência dos motoristas.
— O número de acidentes é uma questão, em primeiro lugar, da responsabilidade do condutor. Essa questão da consciência das pessoas, da impaciência, imprudência de não observar regras e leis de trânsito — alega.
Szinvelski afirma que o órgão trabalha para intensificar a fiscalização nas rodovias e reforçar ações de educação no trânsito em escolas. Além disso, estão em estudo mudanças nas grades curriculares dos Centros de Formação de Condutores. A ideia é do respeito a pedestres e ciclistas. As alterações estão sendo avaliadas.
Mais homens entre as vítimas
Considerando balanços anuais desde 2007, a trajetória da mortandade apresentou baixa apenas entre 2010 e 2011. O levantamento de 2012 confirma tendências registradas anteriormente, como a predominância de homens entre os mortos e mais óbitos entre sexta-feira e domingo.
Para o especialista em transportes e professor da UFRGS João Fortini Albano, a análise de números absolutos requer precaução. Albano explica que, com o aumento da frota, o número de viagens e de quilômetros percorridos aumenta consideravelmente, resultando em uma exposição maior ao risco de acidentes. Além disso, o professor entende que muitos motoristas inexperientes, que não tinham carro até pouco tempo atrás, passaram a andar em estradas.
— Claro que são 53 mortes a mais. Mas, se fizermos uma taxa dividindo frota por mortos, veremos que o índice baixa nos últimos anos. As campanhas de direção segura e o aumento da fiscalização mantiveram os parâmetros. É preciso melhorar a formação de condutores levando eles às estradas, tornar obrigatório o treinamento nas rodovias — argumenta Albano.

Ausência de radares gera divergências
Especialistas e autoridades ouvidos por Zero Hora divergem sobre a contribuição da ausência de radares nas rodovias estaduais (os equipamentos estão desativados há mais de dois anos) e a demora na instalação dos aparelhos em parte das estradas federais para a elevação no número de mortes. É o que pensa o professor de transportes e trânsito do curso de Engenharia Civil da Unisinos, João Hermes Junqueira. Ele ressalta que os pardais ou lombadas eletrônicas resumem a fiscalização a pontos restritos:

— Se tivesse a via toda com o radar, seria diferente, mas não há essa condição. As operações sistemáticas, como a Balada Segura e o Viagem Segura, é que são importantes. Nessas você fala com as pessoas, conscientiza e traz resultados benéficos.

O diretor Ildo Szinvelski entende que a ausência de controladores tem influência sobre o número de mortes, sob o argumento de que o excesso de velocidade é a infração mais recorrente dos motoristas gaúchos.

— A infraestrutura das estradas também não acompanhou o aumento da frota. Temos de aproveitar outros modais, como o transporte hidroviário e os trens — conclui o diretor.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Capotagem em Santo Amaro da Imperatriz deixa vítima presa às ferragens


Acidente mobilizou helicópero dos Bombeiros, PM, Polícia Civil e Samu

Um acidente envolvendo três veículos na rua principal do bairro Sul do Rio, em Santo Amaro da Imperatriz, Grande Florianópolis, deixou uma pessoa presa às ferragens por volta das 8h30min desta quarta-feira. O veículo, um Ford Fiesta de Palhoça, capotou após bater de frente com uma caminhonete D-10, também com placas de Palhoça.

A motorista ficou presa às ferragens e foi atendida por uma ambulância do Corpo de Bombeiros (Cobom) e pelo Samu. Um caminhão de resgate e o helicóptero Arcanjo também foram deslocados para o local do acidente.

De acordo com o tenente Anderson Sarte, do Cobom, a vítima apresentava fratura exposta na perna e se queixava de dores na região toráxica. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional de São josé. A filha da motorista, uma criança de cerca de dois anos que estava em uma cadeirinha no banco de trás do carro, não ficou ferida. O motorista da D-10 teve ferimentos leves e também foi encaminhado ao Hospital Regional

O acidente teria ocorrido quando a caminhonete D-10 tentou desviar de um Gol preto que colidiu contra um poste instantes antes. O motorista do Gol evadiu do local e ainda não foi identificado. A Polícia Civil investiga o caso.

Diário Catarinense

Acidente entre carro, caminhão e moto deixa dois feridos graves na BA-093


O motorista de uma picape cochilou ao volante e bateu de frente com uma caminhão. A carga do veículo tombou na pista e atingiu um motociclista

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã desta quarta-feira (16) na BA-093, em Simões Filho. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 7h, no km 6, sentido Salvador, e envolveu três veículos.

De acordo com a PRE, o motorista de uma picape, modelo Chevrolet/Montana, seguia sentido Camçari quando cochilou ao volante, invadiu a pista da esquerda e bateu de frente com um caminhão da empresa Transparaná. O motorista tentou desviar, mas não conseguiu impedir a batida e tombou com a carga na rodovia.

A carga atingiu um motociclista que também seguia no sentido Camaçari. Ele ficou gravemente ferido e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já o motorista da picape, que também sofreu ferimentos graves, foi socorrido por uma ambulância da Bahia Norte. Os dois foram levados para o Hospital do Subúrbio.

A carga e o caminhão ainda estão ocupando a rodovia e uma quantidade do material, ainda não identificado, escorreu pela pista. Ainda segundo a PRE, como não há um código que especifica o produto químico no tambor, os agentes aguardam a chegada de um inspetor da Transparaná para avaliar a carga. O trânsito na região está congestionado.
Correio da Bahia

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Acidente com ônibus mata dois e deixa pelo menos 20 feridos em Cascavel

Carro com placas de Cotia (SP) teria invadido a pista contrária e bateu no coletivo que transportava 58 passageiros. O ônibus tombou sobre o carro e duas pessoas morreram na BR-277



Duas pessoas morreram e aproximadamente 20 ficaram feridas em um acidente no fim da manhã desta terça-feira (15) na BR-277, próximo ao posto de pedágio em Cascavel, no Oeste do Paraná. O acidente envolveu um ônibus metropolitano da empresa Princesa dos Campos e um carro modelo Logus com placas de Cotia (SP).
No ônibus, que fazia a linha entre Cascavel e Guaraniaçu, viajavam 58 passageiros, além do motorista e cobrador.
Os dois mortos estavam no carro que teria invadido a pista contrária, batido no ônibus e despencou em um pequeno barranco. Com o impacto da batida, o ônibus tombou sobre o automóvel.
Os dois ocupantes do carro – um homem e uma mulher – ficaram presos em meio às ferragens e morreram no local. Os corpos foram removidos ao IML (Instituto Médico Legal) de Cascavel, mas ainda não foram identificados.
Os feridos - que estavam no ônibus - foram socorridos por equipes de resgate do Siate, Ecoctaratas e do Samu. “São todas vítimas leves ou com pequenas fraturas sem risco à vida”, diz a tenente Rafaella Tassi Montagner, do Corpo de Bombeiros.
No local do acidente, o trânsito para quem trafegava no sentido Cascavel a Curitiba teve de ser desviado para uma estrada rural em um percurso de aproximadamente seis quilômetros de estrada de chão. Durante aproximadamente 30 minutos, o tráfego foi interrompido nos dois sentidos da rodovia para a remoção do ônibus que estava sobre o automóvel. O trânsito já tinha sido liberado por volta das 13h30.
O motorista Claudinei Marques, que há nove anos trabalha na empresa de ônibus, disse que não teve como evitar o acidente. Ele contou que o carro invadiu a pista contrária e começou a “dançar” na pista. “Ele se perdeu, não sei se estava podando”, conta Marques.
O agricultor Geraldo Fernandes de Matos, 58, morador de Ibema, viajava na segunda fileira de poltronas do ônibus e conta que sua reação ao perceber que o carro estava desgovernado foi segurar-se firme. “Uma mulher que estava ao meu lado saiu se esfregando, o povo gritando e gente pisando em cima de gente. Eu comecei a quebrar os vidros para tirar o pessoal”, relata.
Os passageiros que saíram ilesos foram colocados em outro ônibus e seguiram viagem.
Gazeta do Povo

Empresário morre em acidente na BA-046, perto de Nazaré


Carro caiu de cerca de 3m de altura


Um empresário morreu em um acidente na manhã desta segunda-feira (14) na BA-046, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A vítima de 58 anos perdeu o controle do veículo que dirigia e caiu em uma ponte de cerca de 3m de altura na rodovia.
Segundo o Voz da Bahia, Antônio Carlos era proprietário da empresa ACS Carpintaria e Movelaria, em Santo AntÔnio de Jesus. O acidente aconteceu na altura de Nazaré.
Bombeiros foram chamados para realizar o resgate, já que a vítima ficou presa às ferragens, mas o empresário morreu ainda no local. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus.
Correio da Bahia

Quatro pessoas morrem em acidente na BR-116, em Vitória da Conquista


Os dois veículos envolvidos no acidente são do interior de São Paulo

Quatro pessoas morreram e sete ficaram feridas em uma batida no km 851 da BR-116, na zona rural de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, na noite da segunda-feira (15). Uma caminhonete S10 tentou fazer uma ultrapassagem, mas acabou batendo um Uno que vinha no outro sentido, com excesso de passageiros.
Os dois veículos envolvidos no acidente são do interior de São Paulo. A S10 tentou ultrapassar um caminhão e acabou se chocando frontalmente contra o Uno. Quatro pessoas que estavam no carro de passeio morreram na hora. O casal Sueli Vieira da Silva, 34, e Edmilson Santos, 42, morreu no local, assim como dois filhos deles - Meryellen Vieira Santos, 10, e Jesus Roberto Vieira Santos, 2.

Além deles estavam no carro outros três filhos do casal e um adolescente familiar de Sueli. Cleiton Vieira da Silva, 14, Edmilson Vieira Santos, 11, Jonatan Vieira Santos, 7, e William Vieira Santos, 4, foram socorridos em estado grave para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.
Os cinco passageiros da caminhonete foram socorridos para hospitais da região. O motorista Manoel Herculano da Silva, 60, e os passageiros Geraldo José da Silva, 57, e Antônio Carolino da Silva, 67, sofreram apenas escoriações. Já os passageiros Rafael de Souza Alves, 20, e Manuela do Nascimento Silva, 16, tiveram lesões graves e foram soorridos para hospitais da região.
Correio da Bahia

Rio perde bilhões com acidentes em estradas

Firjan diz que acidentes em apenas três rodovias fluminenses custarão R$ 2,6 bilhões


Os principais gargalos da Via Dutra, da Ponte Rio-Niterói e da rodovia Rio-Juiz de Fora provocam cada vez mais acidentes, afetando diretamente a economia fluminense, embora obras para essas estradas não estejam previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Levantamento exclusivo da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) mostra que o custo dos acidentes nos piores trechos dessas rodovias somará R$ 2,6 bilhões em nove anos, de 2013 a 2021. Com o crescimento da frota e as estradas precárias, o estudo estima que o número de acidentes nesses locais que carecem de investimento vai subir 76% no período se nada for feito pelo governo e pelas concessionárias. E o número de mortes vai praticamente dobrar no período: alta de 96%. Além do drama humano, a economia do estado padece: o Rio fica com acesso mais difícil à maior economia do país, São Paulo, e ao terceiro maior mercado nacional, Minas Gerais. E essas estradas ainda criam dificuldades entre a capital e sua principal região industrial, em Resende e Volta Redonda, e na ligação com a região que mais cresce, no Norte Fluminense.
— Estes problemas geram um alto custo para o estado e para o país, além do drama humano dos acidentes. O estado fica de certa maneira mais isolado, os custos dos fretes sobem, o transporte fica sem previsibilidade de seus prazos e o Rio perde competitividade — afirmou Cristiano Prado, gerente de Competitividade Industrial e Investimentos da Firjan.
Os três principais gargalos rodoviários do estado são mais que conhecidos: a falta da duplicação e modernização da Serra das Araras, na Dutra, e da Serra de Petrópolis, na BR-040, e a ausência de bons acessos nas duas pontas da Ponte Rio-Niterói. Embora sejam estradas concedidas à iniciativa privada, ou estas obras não foram previstas nos programas de concessão ou foram dimensionadas de forma errada. Segundo a Firjan, para resolver estes problemas seriam necessários investimentos de R$ 2,7 bilhões — R$ 200 milhões para a Ponte, R$ 750 milhões para a BR-040 e o restante para a Dutra. Da mesma forma, os impactos econômicos dos acidentes nestes trechos foram calculados pela entidade: passarão de R$ 119,6 milhões, em 2012, para R$ 450,8 milhões em 2020 se nada for feito, ultrapassando os R$ 540 milhões em 2021. O levantamento não considera os prejuízos causados pelos congestionamentos diários e que não são motivados por colisões, mas pelo simples excesso de tráfego e falta de infraestrutura, o que torna o impacto desses gargalos ainda maior que o estimado pela entidade.
— Hoje em dia temos uma média de seis acidentes diários nesses três pequenos trechos, mas que afetam todo o transporte. Se os gargalos continuarem, essa média passará de dez por dia em 2020, o que causará ainda mais congestionamentos e elevação dos valores dos fretes. E temos que lembrar que nos três trechos não há alternativas de transporte tão fáceis — disse.
Nesses três trechos das estradas, segundo o levantamento, ocorreram, em 2012, uma média de seis acidentes por dia — 2.182 em todo ano. Daqui a oito anos serão 3.850 acidentes, ou 10,5 por dia, se essas obras não saírem do papel. O total de mortes por ano passará dos atuais 29 para 57. A expectativa da Firjan é que o total de ocorrências e óbitos cresçam mais que o volume de tráfego, repetindo o que já ocorreu. Na Serra das Araras (Dutra), por exemplo, o tráfego cresceu 21,5% entre 2008 e 2012, enquanto o número de acidentes no trecho subiu 49%.
Segundo Paulo Fleury, presidente do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), isso ocorre pois, com o aumento do tráfego, ficam mais evidentes os problemas das estradas, muitas delas com traçados antiquados e pensadas para uma outra realidade de volume de carros e caminhões menores. Segundo ele, a solução definitiva para estes gargalos passa pela conscientização dos impactos destes acidentes:
— Não falo apenas da conscientização dos motoristas, mas também dos governos, que precisam investir.
Governo estuda solução alternativa
Apesar de serem consideradas prioritárias, as obras não estão previstas nem pelo governo federal, nem pelas concessionárias das rodovias. Em dezembro, Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento em Logística (EPL), afirmou que o governo quer fazer estas três obras e negociará com as empresas, mas não quer pedágios mais caros nem prorrogar contratos. O objetivo é fazer com que as empresas façam as obras e sejam ressarcidas depois.
As concessionárias informam que estão dispostas a conversar. O Grupo CCR, que administra a Ponte e a Dutra, afirma que acompanha as discussões na Agência Nacional de Transportes Terrestres e que pode melhorar o serviço, desde que seja mantido o equilíbrio econômico do contrato. A Concer, que já deveria ter duplicado o trecho de serra, lembra que o valor previsto no contrato era muito inferior ao custo real da obra, e que está esperando uma nova adequação do contrato para fazer a nova subida para Petrópolis.

O Globo - Henrique Gomes Batista


domingo, 13 de janeiro de 2013

Cinco morrem em acidente com táxi superlotado em estrada na Bahia


Um acidente na tarde deste sábado (12) deixou cinco mortos e duas pessoas gravemente feridas na rodovia BA-290, extremo sul da Bahia.
Um Peugeot 207 bateu de frente com um táxi, modelo Siena, que transportava seis pessoas, além do motorista.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o táxi estava superlotado e há suspeita de transporte clandestino de passageiros.
O acidente foi próximo à cidade de Teixeira de Freitas, a 900 km de Salvador.
Duas mulheres de 56 anos, um homem de 45 anos e uma criança de cinco anos estavam no táxi e morreram na hora.
O motorista do outro carro, de 38 anos, chegou a ser levado para um hospital da região, mas não resistiu.
A polícia informou que testemunhas disseram que o Peugeot tentou uma ultrapassagem em um local em que há um declive e terminou se chocando com o táxi, na altura do km 38 da estrada. (NELSON BARROS NETO)

Folha de S. Paulo

Acidente na Ponte Rio-Niterói pode ter projetado vítima no mar

Equipes de resgate fizeram atendimento dos feridos no local
RIO — Uma pessoa teria sido projetada da Ponte Rio-Niterói para o mar em decorrência de um acidente ocorrido por volta de 15h30 deste domingo, na pista sentido Niterói da via. Segundo a assessoria de imprensa da Ponte S/A, um veículo de passeio, com dois adultos e uma criança a bordo, parou no trecho da Grande Reta, provavelmente por pane mecânica, e acabou abalroado na traseria por um caminhão, cujo motorista também se feriu. Equipes de resgate fizeram o atendimento das vítimas no local, e o acidente ainda deixa o trânsito muito lento na via.

Um dos adultos que estava no carro de passeio está desaparecido, e a concessionária acredita que a violência do choque tenha catapultado a vítima para fora da Ponte. A Ponte S/A acionou o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (GMar), uma equipe do Grupamento de Busca e Salvamento da Barra (GBS) e um helicóptero do Grupamento Aéreo Marítimo da Polícia Militar (GAM), para realizar a busca pelo passageiro desaparecido no mar. De acordo com a concessionária, as vítimas que estavam na Ponte tiveram ferimentos leves.
Todas as pistas foram liberadas às 17h44m. A faixa à direita na pista sentido Niterói da Ponte esteve fechada na altura da grande reta, assim como a pista no sentido Rio próximo à mureta, para o atendimento às vítimas. Depois que os peritos permitiram a retirada dos veículos envolvidos na batida, operadores da Ponte S/A precisaram rebocar um caminhão e um carro. Ainda há lentidão, no sentido Niterói, na altura da grande curva. Já quem trafega para a capital encontra dificuldades dos acessos até a reta do Cais do Porto.

O Globo


Duas argentinas morrem em acidente na BR-290, em São Gabriel


Carros colidiram na tarde deste domingo, a 10 quilômetros da cidade

Duas mulheres morreram em um acidente de trânsito perto das 16h50min deste domingo, na BR-290, em São Gabriel.
Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal de São Gabriel, as duas vítimas são da Argentina e estavam num Picasso, que bateu de frente em um Peugeot, também da Argentina, no km 434 da rodovia.
As mulheres morreram no local e os ocupantes do Peugeot ficaram feridos e foram encaminhados ao hospital de São Gabriel.
As identidades das vítimas, até as 17h40min, não foram informadas.
DIÁRIO DE SANTA MARIA

    Acidente envolvendo veículo do RS deixa três mortos no Oeste de Santa Catarina


    Dos cinco feridos, um permanece internado no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó


    Três pessoas morreram em um acidente que ocorreu por volta das 18h de sábado, na BR-480, no trecho que liga a cidade de Chapecó à BR 282, conhecido também como Acesso Plínio Arlindo De Nês. A colisão foi próxima aos silos da Aurora Alimentos. Um Fiat Uno com placas de Erechim (RS), que transitava em direção a Chapecó, colidiu frontalmente contra um Vectra, que transitava em direção à BR-282.

    As três vítimas fatais estavam no Fiat Uno. Jaqueline Scarlett Cachoeira Ambrosi, 16 anos, e Nicolas Cachoeira, 5 anos, morreram no local. Daniela Zamboni, 25 anos, chegou a ser conduzida pelos Bombeiros até o Hospital Regional do Oeste, onde morreu ao dar entrada.

    O condutor do Uno, Jorge Luís Cachoeira, 29 anos, teve alta na manhã deste domingo. No veículo também estava Débora Cristina Cachoeira, 15 anos, que permanece internada no Hospital Regional do Oeste.

    No Vectra havia três pessoas: o condutor Jonas Sartori, 32 anos, e os passageiros Alessandro Legramanti, 33 anos, e Fernanda Rafaelly Paludo, 27 anos. Eles saíram feridos e receberam atendimento médico.

    A Polícia Rodoviária Federal de Xanxerê deve emitir um laudo sobre as causas do acidente em cinco dias. Um dos prováveis motivos seria o excesso de velocidade, em virtude de que esse trecho da rodovia está sendo duplicado e a velocidade máxima permitida é de 40 quilômetros por hora. Extraoficialmente, um policial avaliou que o Uno teria invadido a pista contrária.

    Diário Catarinense

    Vinte e sete pessoas são detidas neste fim de semana em BH por dirigirem embriagadas

    Quatorze detenções efetuadas pela Polícia Militar ocorreram entre a noite desse sábado e a manhã deste domingo. De sexta-feira até hoje, o total chega a 27 motoristas detidos na capital por dirigirem alcoolizados
    Quatorze pessoas foram detidas, em Belo Horizonte, entre a noite desse sábado e a manhã deste domingo, e encaminhadas para o Detran, onde foram autuadas por dirigirem embriagadas. Desse total, além da multa de quase R$ 2 mil e apreensão da carteira por cinco dias úteis, 12 pagaram fiança de R$ 700 para serem liberadas.
    As 14 detenções ocorreram em função das blitzes efetuadas pela campanha “Sou pela vida, dirijo sem bebida, do governo do estado, que abordou, de ontem à noite até a manhã deste domingo, 117 veículos. Na ação policial, das 14 pessoas detidas e levadas para o Detran, oito motoristas receberam multa e tiveram a carteira de habilitação recolhida em função do teor etílico acima do permitido por lei, entre 0,14 e 0,33 mililitros de álcool por litro de ar expelido.

    Outros seis motoristas também foram multados, tiveram a carteira recolhida, porém vão responder a processo criminal por apresentarem teor etílico acima de 0,34 mililitros de álcool por litro de ar expelido. Todos foram encaminhados para o Detran para registro de ocorrência.

    Os policiais também flagraram quatro motoristas sem a carteira de habilitação. E outros três se recusaram a fazer o teste do bafômetro.

    Sou pela vida, dirijo sem bebida


    A partir de julho de 20111, o Governo de Minas aumentou o rigor na fiscalização da Lei Seca no Estado, lançando a campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, com blitzes permanentes.

    As ações do “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” são realizadas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e BHTrans. Os locais escolhidos têm a ver com pontos onde há grande concentração de bares e eventos, e também em lugares onde, estatisticamente, acontecem mais acidentes com pessoas alcoolizadas ao volante. 

    A campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” é realizado apenas em Belo Horizonte, com ações diárias, mas, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Defesa Social, será gradativamente, levado para a região metropolitana e para cidades do interior de grande porte, como Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares e Montes Claros. Em um terceiro momento, cerca de 40 cidades polo de Minas Gerais também receberão as ações.

    Penalidades


    A presidente Dilma Rousseff sancionou em 21 de dezembro do ano passado o novo texto da Lei Seca. Desde então todos os motoristas que incorrerem em infração e crime de trânsito são multados com o novo valor R$1.915,40 - e esse valor é dobrado novamente caso o motorista cometa a mesma infração ou crime nos 12 meses posteriores.
    Se o motorista soprar o bafômetro e o nível de álcool no sangue for menor que 0,13 mg/l
    O condutor é liberado.

    Se o motorista soprar o bafômetro e o nível de álcool no sangue estiver entre 0,14 e 0,33 mg/l, o condutor perde o direito de dirigir por um ano e recebe multa no valor de R$1.915,40.

    Se o motorista soprar o bafômetro e o nível de álcool no sangue estiver acima de 0,34 mg/l, além de perder o direito de dirigir por um ano e pagar multa de R$1.915,40, o condutor será processado por crime de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

    Se o motorista não soprar o bafômetro, independente de ele ter ou não sinais evidentes de embriaguez,o condutor perde o direito de dirigir por um ano e recebe multa no valor de R$1.915,40.
    Estado de Minas

    Acidente no início da manhã deste domingo deixa três feridos na RSC-453 em Caxias do Sul


    Apesar da colisão ter sido registrada por volta das 7h, os veículos permanecem no trecho e exigem atenção dos motoristas

    Um acidente entre dois veículos na manhã deste domingo deixou três pessoas feridas em Caxias do Sul. A colisão foi registrada por volta das 7h no Km 2 da RSC-453, nas proximidades do Shopping Iguatemi Caxias. 

    Conforme informações levantadas pelo Grupo Rodoviário de Farroupilha, o motorista do Vectra, com placas de Caxias, se deslocava no sentido Caxias-Farroupilha quando perdeu o controle do carro e atingiu o canteiro central. O carro capotou e bateu no capô de uma camionete Tucson, com placas de Lajeado, que se deslocava no sentido contrário. 

    O casal que estava na camionete e o motorista do Vectra foram socorridos pelo Samu e encaminhados para hospitais da cidade. Ainda não há confirmação sobre os estados de saúde. Até as 9h45min os veículos ainda bloqueavam a via na espera do guincho para removê-los.

    Na manhã de sábado, um outro acidente foi registrado no mesmo trecho.

    Bebê de um ano morre em acidente na BR-101


    Manoel da Silva, 48 anos, dirigia o veículo quando derrapou na pista, perdeu o controle e caiu de uma ribanceira

    No acidente morreu o bebê Caio Euler Aguiar, de 1 ano e 8 meses (Foto: Agnaldo Santos/O Tempo Jornalismo)
    Um bebê de um ano e oito meses morreu em um acidente na manhã deste sábado (12) na BR-101. O acidente aconteceu por volta das 9h no km 586, próximo à cidade de Camacan, a 525 quilômetros de Salvador.

    Chovia muito no momento do acidente. Manoel da Silva, 48 anos, dirigia o veículo quando derrapou na pista, perdeu o controle e caiu de uma ribanceira. A família saiu do Espirito Santo e estavam seguindo para Pernambuco.
    Além de Manoel outras cinco pessoas estavam no carro. O bebê Caio Euler Aguiar, Andreia Gomes da Silva, 16 anos, Gisele da Silva Costa, 25, Raquel Aguiar da Silva, 17, e Maria das Graças Aguiar, 47. 

    Segundo informações do blog local O Tempo Jornalismo, as vítimas foram socorridas para a emergência do Hospital Santo Antônio. O bebê não resistiu aos ferimentos e já chegou sem vida ao hospital. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna.
    Correio da Bahia