sexta-feira, 29 de outubro de 2010

HIPOCRISIA


As pessoas continuam morrendo no trânsito e um projeto que pode reduzir até metade destas mortes está perdido nos corredores do DENATRAN. Alguns políticos temem a impopularidade ao defender o uso ostensivo do cinto de segurança, mesmo que signifique salvar vidas. Quem precisará morrer para desengavetarem o SISTECC (Sistema Externo de Controle do Cinto de Segurança)? Qual o valor de uma vida?

Mãe que morreu ao salvar o filho será enterrada no final da tarde desta sexta em Santa Maria

Conforme familiares, corpo de Juliana dos Santos será enterrado às 17h30min no Cemitério Ecumênico

O corpo da mãe que morreu atropelada por um ônibus escolar para salvar o filho de 2 anos será enterrado no final da tarde desta sexta-feira no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. Conforme familiares, o corpo está sendo velado na capela 4 do Hospital de Caridade. Às 17h30min, ocorrerá o enterro.
Juliana dos Santos, 21 anos, jogou-se na frente do veículo, quando viu o filho, Guilherme, cruzando em frente ao veículo, na localidade de Rincão do Sarandi, interior de Dilermando de Aguiar, na Região Central, no final da tarde desta quinta-feira.
Conforme informações de testemunhas que presenciaram o fato, Juliana tinha chegado à localidade de ônibus, poucos minutos antes, vinda de Santa Maria, para visitar a mãe, que mora no local.
Um ônibus escolar havia estacionado na frente da casa da mãe de Juliana para deixar alunos. Assim que os estudantes desceram, o motorista do ônibus escolar teria ligado o veículo e estava saindo do local.
Neste momento, o filho de Juliana, Guilherme, que viu a tia, de 5 anos, descer do ônibus, correu para frente do veículo escolar. Para salvar o filho, Juliana se atirou, mas acabou sendo atropelada pelo veículo. Ela morreu na hora, esmagada pelas rodas do veículo.
Guilherme foi levado pelo Corpo de Bombeiros de Santa Maria para o Pronto-Atendimento Municipal, no bairro Patronato, em Santa Maria. Ele teve ferimentos leves na cabeça e na perna.
uliana, nascida em Santa Maria, era casada há quatro anos com Vinícius, 21 anos. O casal morava no bairro Nova Santa Marta com os dois filhos, Guilherme, 2 anos, e Gabriele, 1. A jovem era dona de casa e costumava viajar seguido para visitar familiares em Dilermando de Aguiar.
Diário de Santa maria

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pelo menos 30 jovens já morreram no trânsito gaúcho em outubro

Pelo menos 30 jovens já morreram no trânsito gaúcho em outubro

Número representa quase 30% do total de vítimas fatais em acidentes no período

Até o início da madrugada desta segunda-feira, pelo menos 30 pessoas com até 24 anos, entre motoristas e passageiros, haviam perdido a vida em ruas, avenidas e rodovias gaúchas em outubro.
Contabilizado por Zerohora.com, o número representa quase 30% do total de mortes registradas no trânsito do Rio Grande do Sul no período.
O cenário preocupa autoridades e entidades que lutam pelo fim da carnificina no trânsito. Para o coordenador do Movimento Gaúcho pelo Trânsito Seguro (MGTS), Ricardo Schiavon, mortes como as dos jovens Vanessa Bastos Tauchert, 15 anos, e Uilian da Silva Simoni, 20 anos, de Bagé, poderiam ser prevenidas com uma mudança de comportamento. 
— Em geral, o que a gente percebe é que o jovem nutre a cultura do super herói. Parece que com ele nunca vai acontecer nada. Não sei se esse foi o caso da tragédia em Bagé, mas sem dúvida é uma questão que precisa ser repensada. Estamos falhando ao alertar nossos jovens para os riscos ao volante — avalia Schiavon.
Responsável pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar, o coronel Edar Borges Machado acredita que, mais do que uma questão de comportamento, as mortes no trânsito resultam de um conjunto de fatores — incluindo o número cada vez maior de veículos rodando nas vias gaúchas, legislação branda e falhas no sistema de habilitação.
— Tudo isso contribui para a impunidade. Mesmo que aumentemos a fiscalização, as pessoas agem de maneira correta diante dos policiais mas, quando estão longe, mudam completamente — critica o comandante. 
ZERO HORA

Rins de jovens mortos em acidente vão para Santa Maria, Caxias do Sul e Porto Alegre

Os rins dos jovens Vanessa Bastos Tauchert, 15 anos, e Uilian da Silva Simoni, 20 anos, que tiveram morte cerebral após um acidente de transito em Bagé, já tem destino definido. Os quatro órgãos irão para Santa Maria, Caxias do Sul e Porto Alegre. Segundo o coordenador geral do complexo regulador da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, Eduardo Elsade, as cirurgias devem ocorrer ainda hoje.
Na manhã desta segunda-feira, as duas cirurgias de transplante dos fígados doados pelos familiares dos jovens foram concluídas com sucesso. De acordo com Elsade, estes foram os únicos órgãos que puderam ser doados. 
O casal, que havia começado a namorar há cerca de duas semanas, teve morte cerebral confirmada no sábado. 
Pai diz que filha queria ser doadora
Ao autorizar a doação dos órgãos da filha Vanessa, 15 anos, o militar Luiz Tauchert, 39 anos, disse neste domingo que o ato ameniza um pouco o drama familiar:  
— Já tínhamos falado sobre o assunto em casa. Ela dizia que era doadora e que queria compartilhar seus órgãos se acontecesse algo. A doação alivia um pouco a nossa dor. (foto na notícia abaixo)
ZEROHORA.COM

domingo, 24 de outubro de 2010

"A doação alivia um pouco a nossa dor", diz pai de adolescente morta em Bagé

Além de Vanessa, Uilian da Silva Simoni, 20 anos, também morreu no acidente

 Ao autorizar a doação dos órgãos da filha Vanessa Bastos Tauchert, 15 anos, o militar Luiz Tauchert, 39 anos, disse neste domingo que o ato ameniza um pouco o drama familiar:

— Já tínhamos falado sobre o assunto em casa. Ela dizia que era doadora e que queria compartilhar seus órgãos se acontecesse algo. A doação alivia um pouco a nossa dor.

Vanessa era passageira de um Palio que capotou por volta das 6h deste sábado em Bagé, na Campanha. Ela e o namorado, Uilian da Silva Simoni, 20 anos, tiveram morte cerebral confirmada nas horas seguintes ao acidente. A família de Uilian também autorizou a doação dos órgãos. Cada doador poderá beneficiar até nove pessoas.
Duas equipes da Santa Casa e do Hospital de Clínicas, da Capital, chegaram pela manhã a Santa Casa de Bagé, para dar início à retirada. O procedimento deve se estender até as 16h. O enterro deve ocorrer às 18h.
O motorista do Palio, Rafael Dias de Quadros, 18 anos, sofreu apenas escoriações no acidente, ocorrido na Avenida Padre Abílio Sponchiado, no bairro São Judas. Eles voltavam de uma festa. Rafael foi preso por dirigir embriagado e liberado após pagamento de fiança. O teste do bafômetro apontou 0,36 miligrama de álcool por litro (mg/l) de ar expelido dos pulmões.
ZEROHORA.COM

Constatada morte cerebral em jovens vítimas de acidente de trânsito em Bagé

Hospital aguarda chegada de equipe da Central de Transplantes para a retirada de órgãos

Equipe médica da Santa Casa de Bagé constatou morte cerebral nos dois jovens vítima de acidente de trânsito registrado na manhã desse sábado, no município. Os corpos de Vanessa Bastos Dauchert, de 15 anos, e Uilian da Silva Simoni, 20, estão conectados a aparelhos, que preservam os órgãos das vítimas. As famílias autorizaram a doação. Uma equipe da Central de Transplantes do Estado (CT) é aguardada. De acordo com o hospital local já houve a comunicação. Na CT a informação é que os responsáveis pela busca ainda não estão a caminho, mas devem chegar até o final da manhã a Bagé. No aeroporto do município o horário também é desconhecido. A morte cerebral ocorreu na noite de ontem, conforme a equipe de médicos da instituição.

O acidente foi na avenida Padre Abílio Sponchiado, próximo à Igreja de São Judas Tadeu, na zona Leste da cidade. Conforme a Brigada Militar, o condutor do Pálio em que estava a dupla perdeu o controle da direção, caiu em um buraco e capotou. O motorista, de 18 anos, foi autuado em flagrante na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) da cidade. Ele estava embriagado, conforme ficou constatado no teste do bafômetro. O jovem pagou fiança e responderá o processo em liberdade.

Rádio Guaíba

Fonte: Jossicar Saraiva e Samuel Vettori/Rádio Guaíba

Filho de presidentes da Herbalife morre em acidente de carro no Humaitá

Rio - O analista de sistemas Diego Monteiro Frota dos Santos, de 24 anos, morreu em acidente de trânsito, na madrugada deste domingo, no Humaitá, Zona Sul do Rio. O rapaz, filho dos presidentes da Herbalife no Brasil, Antonio Jorge e Simone Frota, voltava de uma festa pela comemoração de seu aniversário, no sábado.  
Segundo a polícia, Diego trafegava em alta velocidade pela Rua Martins Ferreira em seu Citröen C4 e cruzou a Rua São Clemente, batendo de frente no muro do Consulado Português no Rio. A força do impacto fez com que os air bags abrissem mas não evitaram a morte do rapaz. O carro teve um principio de incêndio, controlado por bombeiros.
A aposentada Fátima Areias, amiga da família, que mora no condomínio em frente, disse que chegou minutos depois do acidente, mas não sabia de quem se tratava. "Quando o pai dele chegou eu me espantei. Ele me viu e perguntou: `Fátima, você viu?´. Ele estava tão desesperado e eu só queria atravessar a rua e dar um abraço e rezar pelo Diego", contou. Moradores do edifício acolheram o pai do rapaz, que estava em choque. Ele se sentiu mal e bombeiros foram chamados para atendê-lo. Ele não falou com a imprensa.
Moradores contaram que a colisão provocou um barulho muito forte mas que não ouviram som de freada. Um bombeiro disse que é provável que Diego tenha cochilado ao volante. Peritos que estiveram no local disseram que só exames posteriores poderão revelar se o rapaz estava alcoolizado. Além da força do impacto, que deixou o carro completamente destruído, chamou a atenção um adesivo na parte traseira do veículo com a frase "If you don´t like the way I drive then stay off the sidewalk", ou seja, "Se você não gosta de como eu dirijo então fique fora da calçada". "Um adesivo desses em um carro tão potente, nas mãos de um rapaz tão novo, é prenúncio de que alguma coisa vai dar errado", disse um policial.
Jornal O Dia Online