sábado, 26 de setembro de 2009
Avô e neto morrem em acidente em Joia - RS
Após cair com carro em riacho, jovem é encontrado morto - RS
RÁDIO GAÚCHA
Acidente mata dois jovens em Vila Maria - RS
Acidente envolvendo quatro veículos interdita a BR-282 em Alfredo Wagner - SC
Motociclista morre em acidente em Tubarão - SC
Madre Leônia Milito é declarada padroeira da vida no trânsito
No local do acidente, um trecho da BR-369 entre Londrina e Cambé, uma capela foi erguida para lembrar o fato. Hoje existe um viaduto com o nome da freira. “Um caminhão ia atravessar a frente do fusca em que estávamos e bateu ao lado direito do carro, onde estava a madre. Ela teve morte instantânea”, lembrou a madre Eucarística Lo Conte, de 82 anos, que estava ao lado de Leônia Milito. “Ela caiu no meu ombro, já morta”, recordou.
Bahia: Camaçari: Três pessoas morrem em colisão frontal entre ônibus e carro
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Dnit diz que acidente em Três Cachoeiras não foi causado por problemas na pista
Acidente entre ônibus e caminhão deixa oito feridos em Montenegro - RS
RÁDIO GAÚCHA
Homem morre ao se jogar de caminhão sem freio na BR-470 em Pouso Redondo - SC
Acidente mata homem em Blumenau - SC
Caminhonete cai em rio e dois morrem em São João Batista
Acidente no Aterro do Flamengo deixa três feridos
Motorista de caminhão embriagado derruba árvores em Confins
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Vítimas de acidente na BR-101, estudantes iriam para faculdade em SC
Polícia prende 7 em esquema fraudulento de CNH em SP e MG
Caminhão tomba na BR-101 em Joinville - SC.
Acidente com táxi e carro de passeio deixa quatro pessoas feridas em Vila Isabel
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Carro despenca de ribanceira no Centro de Blumenau - SC
Pedestre morre atropelado na BR-101 em Joinville - SC
Acidente com três caminhões interdita Contorno Leste, em São José dos Pinhais, por duas horas - PR.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão ocorreu às 14h50 em um momento de forte chuva na estrada. Os três caminhões se engavetaram e causaram o interropimento do tráfego. A rodovia foi liberada por volta das 17h e a fila de carros chegou a 8 quilômetros no sentido a Ponta Grossa, em razão do bloqueio.
Dia Sem Carro deixa 120 mil veículos na garagem em Curitiba
(Gazeta do Povo)
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Acidente deixa um morto em São Sebastião do Caí - RS.
(ZEROHORA.COM)
Acidente causa morte em Cruz Alta - RS.
Gabriel Gambin, de 28 anos, que dirigia um Fiat Doblô no sentido Cruz Alta-Ibirubá, tentou uma ultrapassagem e bateu de frente em um caminhão que vinha em sentido contrário. Ele morreu no local.
(RBSTV Cruz Alta)
Carro cai no Rio Ivaí e jovem desaparece
Alagoas: Acidente mata um e fere quatro
Cinco pessoas estavam no Uno Mille e um dos passageiros, Rafael de Oliveira, de 19 anos, teve morte instantânea. As outras quatro pessoas – Toni Jacinto Soares, Leandro Paulino da Silva, Jhoni Ferreira da Silva e o condutor, José Ranieri – ficaram feridas e foram levadas para a Unidade de Emergência do Agreste. O motorista do caminhão prestou assistência às vítimas e foi liberado. O acidente ocorreu na rodovia AL-110, no povoado Laranjal, na zona rural de Arapiraca.
Ônibus passa por cima de motorista na BR-010, no Maranhão
Caminhão atinge van e deixa 12 vítimas graves na BR-101
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Porto Alegre: Acidentes matam duas pessoas na Capital
RÁDIO GAÚCHA
Mulher morre em acidente em Caxias do Sul - RS.
RÁDIO GAÚCHA
Jovem morre em acidente em Vera Cruz - RS.
Pelo menos 10 pessoas morrem em estradas catarinenses no fim de semana
Pedestre morre atropelado na BR-101 em Itapema - SC.
Lei seca morre nos tribunais
Em vez de mais rigor, mais abrandamento. Esse é o retrato de um ano de aplicações nos tribunais da Lei 11.705/08, conhecida como lei seca, que tentou instituir níveis tolerados de alcoolemia no trânsito próximos a zero. Um levantamento feito pelo advogado Aldo de Campos Costa, doutorando pela Universidade de Barcelona, mostra que, entre julho de 2008 e junho de 2009, ao se recusar a fazer o teste do bafômetro ou exame de sangue, os condutores foram absolvidos em 80% dos casos nos processos penais pelos tribunais brasileiros, mesmo com provas testemunhais que atestavam a embriaguez dos motoristas. No Paraná, o índice de absolvição ficou em 76%. O Rio Grande do Sul é o estado com o maior índice de absolvição: 94,5%.
Pela redação original, dizem os especialistas, a prova testemunhal era suficiente para a condenação. A partir da nova redação do dispositivo dado pela lei seca, o crime só se configura se for comprovado que o condutor estava dirigindo com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas. Ao mesmo tempo em que a lei fica mais rígida ao penalizar os condutores embriagados, independentemente de eles causarem perigo a outra pessoa, tornou-se mais difícil de ser aplicada, pois, com a falta do exame técnico, nem mesmo a confissão é aceita por alguns magistrados.
“Virou uma letra morta”, conclui Costa em seu estudo, baseando-se no fato de que de 141 acórdãos analisados (sentença de instância superior capaz de formar jurisprudência), em 112 houve absolvição. No Paraná, dos 21 casos analisados, houve apenas cinco condenações em segunda instância. Em nove casos, o condutor foi condenado em primeira instância, mas depois conseguiu reverter a decisão. Nos outros sete casos, o condutor recebeu absolvição já na primeira instância.
Como se deu essa tendência? Há no Direito brasileiro um princípio consagrado pelos tribunais de que “ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo”. Esse princípio é uma interpretação do dispositivo constitucional previsto no artigo 5.º, inciso LXIII, que diz que o preso tem o direito de “permanecer calado”. O princípio também é inspirado nas garantias judiciais contidas no artigo 8.º do Pacto de San Jose da Costa Rica, tratado internacional do qual o Brasil é signatário, que diz que toda pessoa tem o “direito de não ser obrigado a depor contra si mesma, nem a declarar-se culpada”.
Lei retroativa
No Direito brasileiro, ainda, uma lei penal não pode retroagir para prejudicar o réu, mas pode se for beneficiá-lo. Assim, a nova lei seca, além de beneficiar os condutores embriagados que não fizeram o teste do bafômetro desde junho de 2008, também ajudou àqueles que respondiam processo por atos cometidos antes da vigência da nova lei e que também não haviam feito o exame.
No Paraná, apenas nos cinco casos em que ocorreu a condenação não se considerou que a nova lei é mais benéfica. Como os fatos ocorreram antes da vigência da lei seca, optou-se pela aplicação da lei anterior. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) foi procurado pela reportagem, mas, por meio de assessoria de imprensa, informou que não poderia se manifestar sobre o assunto, por conta de uma vedação contida na Lei Orgânica da Magistratura Nacional.
Para o advogado especialista em trânsito Marcelo Araújo, as decisões dos tribunais brasileiros estão corretas e de acordo com o disposto na nova lei seca. “Não me causa nenhuma surpresa”, diz. De acordo com o advogado, o problema está no texto na nova lei. “Faltou debate antes dela entrar em vigor”, opina. Araújo defende que a redação original do artigo 306 do CTB era melhor. “O texto anterior estava melhor quando dizia apenas ‘sob influência”, afirma.
(Gazeta do Povo - PR.)
Bahia: Em 24 horas 16 acidentes na capital, com 20 feridos e 2 mortes
domingo, 20 de setembro de 2009
Após roubar carro, homem foge e atropela duas crianças
Acidente deixa um morto e um ferido em Veranópolis - RS.
Jovem morre vítima de acidente de moto na BR-116, em Caxias - RS.
JORNAL O PIONEIRO
Jovem morre em acidente com moto em Lajeado - RS.
Acidente com ônibus de Pinhalzinho deixa nove feridos no Mato Grosso do Sul
Carro cai em córrego e família é salva por gari e entregador de jornais - PR.
(Jornal de Londrina)
Curitiba: Capital do carro vai ficar a pé
O trânsito é uma discussão contemporânea nos quatro cantos do mundo. Para Curitiba, especialmente, é um desafio. Mesmo com uma infraestrutura urbana reconhecidamente bem planejada, os problemas no trânsito são evidentes. Oferecer uma estrutura viária adequada e suficiente para todos é uma tarefa quase olímpica para os gestores de trânsito. É que a cada ano nascem mais carros que bebês em Curitiba – só neste ano foram 130 veículos a mais por dia nas ruas, o dobro do número de crianças nascidas a cada dia no mesmo período.
(Gazeta do Povo)