Segundo o Dr. em Segurança do Trânsito, David D. Lima, o CINTO DE SEGURANÇA pode reduzir em 50% as mortes. Todos os anos, Morrem 80 mil pessoas em acidentes. 1 milhão ficam com seqüelas. Até a metade se salvaria se estivessem com Cinto. O trânsito mata 4 vezes mais que os conflitos armados e o terrorismo no mundo.O SISTECC (Sistema Externo de Controle do Cinto), é 100% BRASILEIRO e está no DENATRAN/CONTRAN em BRASÍLIA. Basta uma RESOLUÇÃO. Já está no CONTRAN desde 2009.
Sobe para 18 o número de mortos no trânsito durante o feriado da Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul. O último acidente aconteceu na manhã deste domingo, no Noroeste do Estado.
Um jovem de 22 anos identificado como Bruno Gugel faleceu após colidir o veículo em outro carro na ERS-223, na localidade de Ibirubá. De acordo com o Comando Rodoviário de Passo Fundo, por volta das 10h da manhã deste domingo, um automóvel gol chocou contra uma caminhonete da marca Hyundai, próximo ao Km 55 da rodovia. O condutor do gol faleceu no local e o motorista da caminhonete foi encaminhado ao hospital de Ibirubá.
Por volta das 9h50min deste domingo, na Avenida Oscar Pereira, em Porto Alegre, um automóvel Ford Ka que trafegava no sentido bairro-centro colidiu contra um poste, deixando um morto no local. O carona, Leandro Silva da Silveira, de 34 anos faleceu no local. O motorista, Bruno dos Passos Benites, 26 anos, foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro
Outro acidente com vítima aconteceu nesta madrugada em Passo Fundo. Um motociclista morreu após um acidente entre o veículo e um carro. Paulo Roberto de Lima, de 25 anos, foi atingido na avenida Brasil, no bairro Boqueirão, por um Fiat Tempra com placas de Marau. O condutor fugiu do local.
A contagem começou ao meio-dia de sexta-feira. Desde então, oito pessoas morreram em rodovias federais (BRs), cinco em estradas estaduais (RSs) e cinco em ruas ou avenidas. Dos 18 óbitos, seis foram de ocupantes de motocicletas.
Abaixo, o resumo das ocorrências: Sábado:
— Alvorada — Por volta das 20h30min a colisão entre uma moto e um caminhão no km 23 da ERS-118 provocou a morte do motociclista, ainda não aidentificado.
— Taquara — Emerson Souza de Oliveira, de 20 anos, estava na carona de um Corsa que bateu em pedras da lateral no km 3 da ERS-115. Foi na noite deste sábado.
— Santana do Livramento — Colisão entre Saveiro e Civic matou quatro pessoas no km 504 da BR-158 na tarde deste sábado. No local morreram Paulo Roberto Silva Ribeiro, 29 anos e Débora Assumpção Flain, de 19 anos. No hospital de Rosário morreram Mário Marangone, de 71 anos, e Nedeson José Pereira de Oliveira, de 67 anos. Já o jovem Mário André Marangone, de 25 anos, foi levado em estado grave para o Hospital de Rosário do Sul.
— Restinga Seca — Colisão entre moto e caminhonete na ERS-287 provocou a morte de Dilamar Maria Lopes dos Santos Cavalheiro, que estava na garupa da moto.
— Pelotas — Carro bateu em poste entre as avenidas Assis Brasil e Fernando Osório, no bairro Três Vendas. Foi por volta das 16h15min deste sábado. Morreu Guiomar Pereira Cardoso, de 42 anos. O filho dele, identificado como Roberson Rodrigues Cardoso, de 11 anos, foi internaso em estado grave no HPS de Pelotas.
— Itaara — Caminhonete saiu da pista na BR-158 na manhã deste sábado. Morreu Mariany Keterly Machado, de 22 anos.
— Morro Reuter — Motociclista Rafael Carlos Silveira, de 32 anos, morreu após daída de pista e colisão contra árvore na manhã deste sábado na BR-116.
— Gentil — Um Astra bateu em outro carro, saiu da pista no km 254,7 da BR-285 e pegou fogo. Morreu carbonizado Zulmir Júnior Rodrigues Reginatto, de 21 anos. Foi no início da madrugada deste sábado, por volta de 0h10min.
Foto: Polícia Rodoviária Federal / Divulgação — Marau — Veículo com placas de SC saiu da pista na Avenida Júlio Borella, capotou e bateu em um poste. Foi na madrugada deste sábado. Morreu Antônio de Oliveira, de 47 anos.
— Gravataí — Por volta das 5h30min deste sábado, motociclista Samuel Rodrigues Martins, de 22 anos, bateu em um poste na Avenida Plínio Gilberto Kroeff, Distrito Industrial. Segundo a BM, ele morreu no local.
Sexta-feira:
— Augusto Pestana — Colisão entre moto e ônibus por volta das 18h30min de sexta-feira provocou a morte de um adolescente de 16 anos na ERS-522.
— Bozano — Colisão entre dois Chevettes provocou a morte de Cristiano Santos da Silva, de 26 anos na noite de sexta-feira na BR-285
Dep. Federal Afonso Hamm (Bagé/RS.), protocolou o Projeto SISTECC no DENATRAN/CONTRAN, em 05/05/2009.- Não precisa passar pelo congresso, basta uma RESOLUÇÃO (mesmo caso dos freios ABS).
COMISSÃO APROVA
Brasília: Da esquerda p/ direita: Dep. Paulo Pimenta (PT-RS) Presidente da Comissão de Legislação Participativa, Edson Cunha, Representante do SINDICFC-RS e Renato Azevedo, criador do SISTECC. Entre outros, participaram ainda dos da debates: Lisette Feijó - Presidente da ONG ALERTA (POA); Dr. Cléris Casagrande - Representante da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - ABRAMET; Adriano de Oliveira - Representante do Serviço de tendimento Móvel de Urgência/SAMU; Milton Walter Frantz – 2(dois anos) a trás. Todos aprovaram a implantação do projeto e basta uma "RESOLUÇÃO", não precisa passar pelo congresso.
ESTE É O SISTECC e ESTÁ NO CONTRAN DESDE 2009.
Este Projeto não precisa passar pelo "congresso", bastam 8 ou 9 assinaturas do CONTRAN. O Cinto de Segurança é interligado com lanternas externas. Saiba mais, abaixo...
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HIPNOSE COLETIVA?
BRASIL, CAMPEÃO EM ACIDENTES DE TRÂNSITO - O que dizer de um trânsito que mata 35 mil pessoas no local do acidente e mais 35 mil pós-acidente todos os anos. 1 milhão ficam com seqüelas. O Brasil gasta 30 bilhões por ano com acidentes de trânsito. Morrem em média 200 pessoas por dia, 1 (uma) a cada 15 minutos em nosso país. Aproximadamente 16 MIL SE SALVARIAM SE ESTIVESSEM USANDO O CINTO DE SEGURANÇA. VAMOS PERDER ESTE TÍTULO, MAS É PRECISO ACORDAR DESTA HIPNOSE COLETIVA.
É POSSÍVEL SIM, DIMINUIR AS MORTES NO TRÂNSITO.
Concientizar? 1 ano de lei seca e 12 anos da obrigatoriedade do cinto de segurança e o número de mortes, paraplégicos, tetraplégicos e brasileiros com seqüelas só aumenta. É importante campanhas de concientização, mas é preciso inovar para salvar. O sistecc será um importante acessório para tornar "ostensivo" o uso do Cinto de Segurança, auxiliar na fiscalização e evitar tragédias.
O CINTO É TIDO COMO ADEREÇO PARA EVITAR MULTAS.
97% dos caronas que sentam no banco traseiro dos veículos, não utilizam o cinto de segurança (dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). O SISTECC pode mudar estes indices.
O CINTO É AMIGO DO PEITO.
Sem o cinto você é jogado violentamente para frente - segundo a ABETRAN, em uma colisão a 60 km/h, o peso é multiplicado por 50. Uma criança de 20 kg atinge 1.000 kg e um homem de 70 kg atinge 3.500 kg. Conclui-se então que o cinto de segurança é o acessório mais importante de um veículo quando se trata de salvar vidas e que a falta de conscientização dos motoristas e passageiros, somados a dificuldade que os agentes públicos tem em fiscalizar o seu uso é a grande questão, pois é impossível parar todos os veículos nas rodovias e cidades, para verificar quem está utilizando o cinto ou não. Justifica-se então o SISTECC como forma ostensiva para fiscalizar e salvar.
CINTO DE SEGURANÇA X AIRBAG.
A eficácia dos airbags apenas suplementam aquela proporcionada pelo cinto, pois eles ajudam a reter os ocupantes durante uma colisão subsequente-quando, então, o airbag já terá perdido utilidade, uma vez que o airbag é acionado uma única vez e desinfla rápidamente depois do impacto inicial. O aibag não foi projetado para acionar em freadas bruscas e capotagem. Detalhe: após ser acionado, não existe a possibilidade do airbag ser reaproveitado (g1.com.br). - [airbag é descartável. utilizou, tem que trocar].
O TRÂNSITO E A SAÚDE PÚBLICA.
Acidentes de Trânsito são a terceira causa de morte, ficando atrás apenas das doenças do coração e do câncer e o segundo maior problema de saúde pública, perdendo apenas para a desnutrição. Aproximadamente 50% dos leitos em hospitais são ocupados por vitimas de acidentes de trânsito.
QUAL O VALOR DE UMA VIDA 1 ?
Qual o valor de uma vida? para a família, parentes e amigos, nem todo o dinheiro do mundo!
QUAL O VALOR DE UMA VIDA 2 ?
QUAL O VALOR DE UMA VIDA? Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que cada morte causa um impacto de R$ 467 mil para o Governo Federal, e uma pessoa ferida em um acidente gera um custo de R$ 96 mil.
QUAL O VALOR DE UMA VIDA 3 ?
O SISTECC poderá salvar 8 mil, 5 mil, 2 mil pessoas. Qual o valor de uma vida?
CARTA DE UMA MÃE.
Acidente estúpido! A vida se tornou sem graça, vc partiu e deixou um vazio sem igual.Tão jovem nem tinhas ainda completado 16 anos. Mas a vontade de Deus é maior que a nossa. Mas a saudade queima na minha alma e no coração. Deixaste um vazio indescretível, imaginável. Teu quarto está vazio mas ainda está como o deixaste. Você saiu de nossas vidas com tantos sonhos por realizar... Estamos tentando tocar a vida sem você, mas não está fácil. O único consolo que tenho é que a cada dia que passa é um dia mais perto de você. Que seu ¨amigo ¨irresponsável que estava dirigindo e correndo em alta velocidade um dia tome coinciência da maldade que fez.
CONHEÇA O SISTECC - 100% NACIONAL.
Para reduzir drasticamente esta tragédia, foi criado o SISTECC (Sistema Externo de Controle do Cinto). Um sistema elétrico para indicar o uso do CINTO DE SEGURANÇA , através de lanternas de sinalização externas e no painel de automóveis, camionetas, utilitários, caminhões, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques nacionais e importados saídos de fábrica, bem como na frota já em circulação (sistema interligado com o cinto de segurança). Este dispositivo (fotos e desenhos abaixo) além de ser de fácil fabricação ou adaptação, será de EXTREMA IMPORTÂNCIA para SALVAR VIDAS. Um importante acessório para quem tem o poder de fiscalizar o uso do cinto de segurança. Motoristas e passageiros se verão “OBRIGADOS” a usarem o cinto, pois o dispositivo que indica o uso, É VISÍVEL DO LADO EXTERNO DO VEÍCULO. Ou seja: frente, traseira e painel, sendo possível desta forma visualizar a distância e sem parar o veículo, quem e quantos estão utilizando o cinto de segurança (ver desenhos e fotos abaixo e no rodapé desta página). Em 70% dos acidentes que seriam fatais, o cinto salva.