domingo, 13 de novembro de 2011

RS: Deputado Chicão Gorski morre em acidente de trânsito

Carro colidiu contra duas árvores e pegou fogo no km 381 da BR 287, em Santiago

O deputado estadual Francisco Gorski (PP), de 54 anos, morreu às 3h10min deste domingo, em um acidente de trânsito no km 381 da BR 287, na localidade de Vila Branca, em Santiago, no Centro do Estado. Chicão, como era conhecido, voltava para o município depois de um encontro de prefeitos em São Pedro do Sul. Ele estava acompanhado da esposa, Luciane da Silva, de 33 anos, e do filho Marcelo Gorski, de 3 anos.

O Fiat Linea com placas de Santiago saiu da pista e colidiu contra duas árvores antes de pegar fogo. O Hospital de Caridade de Santiago informou que o deputado chegou sem vida à instituição. Luciane foi submetida a uma laparoscopia e passa bem, enquanto Marcelo não sofreu ferimentos.

O corpo de Chicão é velado no CTG Coxilha de Ronda, em Santiago, e o sepultamento ocorre nesta segunda-feira, pela manhã, no cemitério municipal. O governador Tarso Genro anunciou que decretará luto oficial pela morte do parlamentar.

Colegas lamentam morte

Políticos e colegas de Assembleia Legislativa utilizaram o twitter para lamentar a morte de Gorski. "Falei com familiares e dirigentes do PP para transmitir nosso pesar e profundo sentimento pela perda irreparável do nosso querido colega Chicão", informou o presidente da Assembleia, Adão Villaverde (PT). Para o deputado Alceu Barbosa Velho (PDT), a Assembleia "perde um grande defensor da agricultura".

"O deputado Chicão jamais mudou seu jeito de ser em função de exercer algum cargo. Era muito popular em Santiago, onde fez quase todos os votos", manifestou-se o deputado federal Jerônimo Goergen (PP). "Como todos, estou chocada com a morte do deputado Chicão Gorski, meu colega na AL. Força à família e pronta recuperação à sua esposa", escreveu a deputada Maria Helena Sartori (PMDB). O PP/RS divulgou nota de pesar em seu site.

Prefeito de Santiago duas vezes

Engenheiro civil e professor universitário de gestão pública, Chicão assumiu como deputado estadual pela primeira vez em 2011. É presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. Em Santiago, foi vice-prefeito (1997-2000) e prefeito por duas gestões (2001 a 2008). O deputado tinha sete filhos.

Com informações dos repórteres Danton Júnior e Renato Oliveira

Correio do Povo