sábado, 1 de agosto de 2009

Dirigir ao celular é o mesmo que conduzir bêbado.


DIRIGIR FALANDO AO CELULAR É O MESMO QUE ESTAR BÊBADO.




Rio - Dirigir falando ao celular pode ter o mesmo efeito trágico de quem se embriaga e pega no volante: em ambos os casos, o motorista quadruplica a chance de causar acidente. A constatação é de pesquisadores americanos e também é alvo de preocupação de autoridades brasileiras. No Rio, o uso de telefone pelo condutor é quarta infração mais cometida, principalmente por mulheres, segundo o Detran.

A pesquisa da Universidade de Utah revela que o motorista que fala ao celular, mesmo com fone de ouvido, ou envia torpedos, tem a mesma probabilidade de provocar acidentes que uma pessoa com 0,8 miligramas de álcool no sangue. Índice suficiente para comprometer os reflexos.

Nos testes feitos em Utah com um simulador, voluntários que dirigiram usando celulares bateram nos veículos da frente, perderam o acesso onde deveriam entrar ou nem viram que passaram por ele. Experimentos parecidos já são feitos por órgãos de trânsito e cientistas no Brasil.

Para a coordenadora de Educação do Detran-RJ, Janete Bloise, os dois hábitos (dirigir embriagado ou falando ao telefone) comprometem igualmente a capacidade de reação dos condutores. O viva voz não reduz o risco pois o motorista continua dividindo a atenção entre o trânsito e o papo.

Em palestras do Detran promovidas uma vez por semana em empresas, a equipe de Janete mede o tempo de reação de voluntários que dialogam ao celular enquanto pilotam carrinhos por controle remoto. “Muitas vezes eles param o carro para conversar, mas, na prática, o motorista não faz isso”.

Professor titular de Neurofisiologia da Uerj, Sérgio Schmidt ressalta que, se a conversa for de grande interesse do motorista, a chance de acidente se multiplica. Ele testou a reação de um corretor de imóveis que atende a ligação de um cliente enquanto dirige. “Nesse caso, era pior do que se ele estivesse bêbado”, afirmou o cientista, que criou programa de computador que mede o tempo de reação de quem conduz qualquer tipo de veículos.

Acidente trágico deixa vítima fatal na RS-135.

Novamente a rodovia que liga Passo Fundo a Erechim fez uma vítima. Dessa vez, a tragédia atingiu o jovem e 18 anos Jonas Jorge Ondrusek. Ontem, ele estava indo de Sertão, cidade onde morava, até Erechim. Ao chegar no Km 41 ele perdeu o controle do veículo bateu no barranco, capotou e caiu em uma lavoura.
O acidente aconteceu por volta das 7h30min e a rodovia ficou em meia pista durante cerca de 3 horas. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) fez o controle do fluxo de veículos e atendeu a ocorrência.
Há cerca de uma semana, no dia 22, um acidente no mesmo trecho, mas no Km 42 também vitimou um homem. Na oportunidade, a colisão entre um Caminhão Mercedez Benz e uma carreta resultou na morte de Sadi Luís Menin, de 45 anos.

ACIDENTES MATAM MAIS QUE GUERRAS.



O que dizer de um trânsito que mata 35 mil pessoas todos os anos, deixa 70 mil pessoas paraplégicas ou tetraplégicas e 210 mil com seqüelas? Números apurados em 2007, informam que em 8 anos, 254 mil pessoas perderam suas vidas nas estradas, ruas e avenidas do país (g1.com.br). O Brasil gasta 28 bilhões por ano com acidentes de trânsito, sendo a terceira causa de morte, ficando atrás apenas das doenças do coração e do câncer e o segundo maior problema de saúde pública, perdendo apenas para a desnutrição. Aproximadamente 50% dos leitos em hospitais são ocupados por vitimas de acidentes de trânsito. Morrem em média 100 pessoas por dia ou 1 (uma) a cada 15 minutos em nosso país. Estes números são maiores que muitas guerras e algumas PANDEMIAS. (especialistas afirmam que este número é o dobro).
Alguns destes números poderiam mudar, pois segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, das 35 mil que morrem anualmente, aproximadamente 8 mil se salvariam se estivessem usando o CINTO DE SEGURANÇA.
Tendo em vista todos os dados e problemas citados acima e no propósito de superá-los, foi desenvolvido o SISTECC (Sistema Externo de Controle do Cinto). Um sistema elétrico para indicar o uso do CINTO DE SEGURANÇA , através de lanternas de sinalização externas e no painel de automóveis, camionetas, utilitários, caminhões, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques nacionais e importados saídos de fábrica, bem como na frota já em circulação (sistema interligado com o cinto de segurança). Este dispositivo (fotos e desenhos ao lado) além de ser de fácil fabricação ou adaptação e será de EXTREMA IMPORTÂNCIA para SALVAR VIDAS e para quem tem o poder de fiscalizar o uso do cinto de segurança. Motoristas e passageiros se verão OBRIGADOS a usarem o cinto, pois o dispositivo que indica o uso, É VISÍVEL DO LADO EXTERNO DO VEÍCULO. Ou seja: frente, traseira e painel, sendo possível desta forma visualizar a distância e sem parar o veículo, quem e quantos estão utilizando o cinto de segurança (ver desenhos e fotos ao lado).

UM FATO EXTREMAMENTE RELEVANTE
Motoristas que dirigem alcoolizados, é claro que nem pensam em colocar o cinto e com o sistema ora apresentado, poderão ser barrados antes de provocarem uma tragédia.

MORRE UMA PESSOA A CADA 15 MINUTOS NO TRÂNSITO DO BRASIL

CINTO – NÃO DÁ PARA ESPERAR!

IMPORTANTE: Não precisa passar pelo congresso, basta uma resolução do CONTRAN.

O CINTO É TIDO COMO ADEREÇO PARA EVITAR MULTAS - ISTO NÓS PODEMOS MUDAR.

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Trânsito de Lajeado e Estrela entre os mais violentos.

Vale do Taquari - Levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) indica duas cidades da região entre aquelas com trânsito mais violento entre os 496 municípios gaúchos. No ranking do TCE, que leva em conta dados de 2007 até maio de 2009, Lajeado é o quarto em incidentes de trânsito com morte, ficando atrás apenas de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, que aparecem nas três primeiras posições. Estrela figura na 21ª colocação da lista, que ainda tem Venâncio Aires em 14º e Santa Cruz do Sul em 17º.Os detalhes do levantamento serão divulgados na segunda-feira, em Porto Alegre, durante o encontro “Educação para o trânsito - o TCE na fiscalização dos recursos destinados pela legislação”. O objetivo do evento é apresentar o resultado do trabalho realizado, com conclusões e propostas de alteração sobre educação, planejamento e legislação de trânsito.
Uma das possíveis explicações para a posição das cidades da região no ranking é que tanto Lajeado quanto Estrela são divididas pela BR-386, conhecida como Estrada da Produção pelo alto fluxo de veículos de carga na rodovia. A má colocação dos dois municípios não surpreende o chefe do Núcleo de Operações da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (4ª DPRF), Leandro Wachholz. Segundo ele, os índices de acidentes violentos entre o Posto da PRF, em Lajeado, e o trevo de acesso a Estrela são muito superiores àqueles registrados ao longo da BR-386.
Pelos critérios utilizados pela PRF, de uma escala de zero a cem, o índice de gravidade de acidentes entre o Posto da PRF e o UnicShopping, em Lajeado, chega a 72,2. “No ano passado foram 89 acidentes. Destes, cinco resultaram em mortes e 38 em feridos”, detalha. Entre o shopping e o trevo de acesso a Estrela, o índice é um pouco menor, mas não menos alarmante, 57,6. “Nesse trecho foram 80 acidentes, sendo quatro com mortes e 28 com feridos.
”Wachholz salienta que a gravidade dos acidentes nos dez quilômetros da rodovia que cruzam o trecho urbano de Lajeado e Estrela destoa completamente daquela registrada no restante da BR-386. “Para se ter uma ideia, o índice que entre Lajeado e Estrela fica acima de 50, 70 pontos, da entrada de Forquetinha ao posto da PRF é de apenas 13,6”, compara. “É um absurdo o que acontece nesses dez quilômetros. As pessoas estão literalmente se matando”, avalia.
Radar móvel
Na tentativa de reduzir o número e a gravidade dos acidentes, a PRF adotou há um mês o uso do radar móvel na BR-386, entre Lajeado e Estrela. A medida desagradou a muitos motoristas, já que o limite de velocidade nesse trecho fica em 60km/h. No entanto, para a PRF é justamente o uso do equipamento o responsável pela redução à metade do número de desastres. Em junho foram 16, com uma morte, enquanto em julho ficaram em oito, sem mortes. “Sabemos das reclamações, mas hoje (ontem) mesmo registramos uma camionete que trafegava a 144 km/h no horário de pico (foto). Isso precisa mudar”, avisa.
Ranking dos mais violentos*: 1 Porto Alegre - 2 Caxias do Sul - 3 Pelotas - 4 Lajeado - 5 Passo Fundo - 6 Novo Hamburgo - 7 São Leopoldo - 8 Gravataí - 9 Santa Maria - 10 Canoas - 11 Rio Grande - 12 Sapucaia do Sul - 13 Montenegro - 14 Venâncio Aires - 15 Bento Gonçalves - 16 Uruguaiana - 17 Santa Cruz do Sul - 18 Erechim - 19 Farroupilha - 20 Viamão - 21 Estrela - 22 Triunfo - 23 Bagé - 24 Ijuí - 25 Sapiranga - 26 Taquara - 27 Santo Ângelo - 28 Torres - 29 Campo Bom - 30 Carazinho.
* Incidentes de trânsito com morte entre 2007 e maio de 2009. (O INFORMATIVO DO VALE).

Jovem morre em acidente em Uruguaiana-Rs.

Um jovem morreu na madrugada de hoje em um acidente em Uruguaiana. Daniel Bisogno Paz, 21 anos, perdeu o controle de um Astra no km 585 da estrada que liga o município a São Borja (BR-472), em uma rotatória, por volta das 3h30min.
Uma outra pessoa que estava no veículo foi levada para o Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana e estava em observação.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Acidentes na Grande Vitória deixam dois mortos e oito feridos.



O excesso de velocidade mais uma vez deixa vítimas e famílias desoladas. Nesta madrugada dois acidentes na Grande Vitória deixaram duas pessoas mortas e pelo menos oito feridos. No mais grave deles, dois jovens morreram depois que o carro em que estavam colidiu contra um poste na Avenida Dante Michelini, na praia de Camburi, em Vitória.

O Peugeot - placas MSK 4207- se partiu ao meio e os dois ocupantes - o universitário Carlos Raphael de Nadri Mota, 22 anos e o programador Ellisson Vieira Dilly, 25 - morreram na hora. A outra colisão aconteceu na BR 101 Norte, no município da Serra.

O acidente aconteceu por volta das 3h. O impacto da colisão foi tão forte que o veículo se dividiu em duas partes e um dos ocupantes foi arremeçado para fora do veículo. O sub-comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Walace Brandão, informou que os policiais que registraram a ocorrência disseram a ele que o velocímetro parou nos 150 km/h após a colisão. Partes do automóvel ficaram espalhadas pela pista e forma retiradas por garis da Prefeitura de Vitória.

Americanos ganham dinheiro para jogar seus carros velhos no lixo.



O governo americano quer incentivar os proprietários de automóveis a trocar veículos antigos por modelos menos poluentes. Para isso, lançou um programa na semana passada envolvendo 20 mil lojas de automóveis de todo o país. O governo norte-americano oferece descontos de US$ 3.500 a US$ 4.500 pelos carros velhos na trocar por um modelo que tenha melhor desempenho no consumo de combustível.

De acordo com o programa, os carros mais poluentes que forem envolvidos na troca por um novo não podem voltar a ser comercializados e precisam ser descartados. O objetivo é remover das ruas pelo menos 250 mil veículos velhos, incluindo carros de passeio, utilitários esportivos, picapes e caminhões. Para isso, o governo investiu US$ 1 bilhão no programa, que termina no dia 1 de novembro – ou antes, se o dinheiro acabar.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Acidentes prejudicam o tráfego no acesso a Florianópolis.

Uma sequência de acidentes por volta das 6h30min desta quinta-feira prejudica o tráfego no início da manhã na Via Expressa, em Florianópolis, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Há congestionamento no sentido Continente-Ilha.
Segundo informações preliminares da PRF, o primeiro acidente envolveu uma carreta e pelo menos quatro veículos. Em seguida, uma motocicleta e três automóveis teriam se envolvido em um engavetamento. Não há informações sobre feridos.

Acidentes com moto matam 10 mil em um ano



Os acidentes de moto no país somaram dez mil mortos, mais de 500 mil feridos e um gasto de R$ 8 bilhões no ano passado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito. Nos últimos dez anos, o número de mortes aumentou 1.000%. A cada minuto, uma pessoa morre ou fica ferida por causa de acidentes com motocicletas.
Muitas das vítimas não usam equipamentos de segurança e nem fazem idéia dos estragos que um acidente pode causar. Quando um motociclista cai de sua moto, o asfalto vira uma lixa no atrito com a pele. E quanto maior for a velocidade da moto, pior para o condutor.
O professor de física Beraldo Neto faz o cálculo: se o piloto estiver a 60 km/h ele poderá deslizar entre 20 e 30 metros na queda, dependendo do tipo e das condições da pista. Cair de moto a 36 km/h equivale a uma queda de segundo andar de um prédio. Se o motociclista estiver a 72 km/h e cair, será o mesmo que ele despencar do sexto andar. Já para os pilotos de corrida, que podem se acidentar a 140 km/h, a queda é igual à altura de um prédio de 26 andares. “No caso da moto, o próprio piloto é o pára-choque, ao contrário do carro, que tem amortecimento natural, por conta da lataria”, indica o professor.
O motociclista Washigton Silva sofreu um acidente de moto. Um carro na contramão atingiu a motocicleta em que ele viajava com um amigo. O amigo morreu. “Estou com trauma de andar de moto. Espero que as pessoas vejam o que aconteceu comigo e tomem posição para não acontecer com alguns deles também”, disse Silva.
Os acidentes com motociclistas custam caro para o estado. Segundo o diretor do Hospital da Restauração do Recife, Hélder Corrêa, as vítimas de acidente ficam de três a quatro meses de internamento hospitalar. “Elas têm um custo social importantíssimo e um custo também financeiro elevado para o estado porque as orteses e próteses usadas para essas cirurgias são materiais caros”, explica Corrêa.
Atualmente, em 14 estados brasileiros as mortes de motociclistas superaram as mortes de pedestres. As autoridades acreditam que dentro de dois ou três anos, no máximo, as vítimas de acidentes de motocicletas serão parte do principal grupo de morte dentro dos acidentes de trânsito. (G1) - (foto do blog).

SUZUKI FAZ 100 ANOS.


A Suzuki, fabricante japonesa de automóveis e motocicletas, completa 100 anos. A marca iniciou suas atividades em 1909, produzindo tecidos com listras verticais e horizontais. Em 1952, passou a produzir motores para acoplar em bicicletas. Três anos depois, lançou seu primeiro carro, ou melhor, microcarro: era o Suzilight com motor de dois cilindros e 360cm³, com tração dianteira e suspensão independente nas quatro rodas. No Brasil, a Suzuki vende atualmente duas versões do Grand Vitara e o compacto jipe Jimny, além de motos de variadas cilindradas.

Porto Alegre: Carro capota em acidente e deixa três feridos na zona norte da Capital.

Um automóvel capotou por volta das 10h desta quinta-feira ao colidir em outro carro na Avenida Assis Brasil, em frente ao Shopping Bourbon, na zona norte de Porto Alegre. Três pessoas ficaram feridas sem gravidade, sendo encaminhadas ao Hospital Cristo Redentor, conforme o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os veículos envolvidos eram um Monza e um Omega, que foi o que capotou.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou o trânsito na região, no sentido Centro-bairro. O tráfego foi desviado pela Rua 25 de Julho. Por volta das 11h, o trânsito estava liberado na região. Os feridos eram o motorista do Omega e um casal que estava no Monza. (ZEROHORA.COM)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sancionada lei que regulamenta profissão de mototaxista.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje a lei que regulamenta a profissão de mototaxista no Brasil. Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, que se reuniu com o presidente para tratar do tema, foi feito um único veto, em um artigo que descrevia as obrigações dos seguranças motorizados que usam motos para trabalhar. Segundo Fortes, o artigo foi vetado porque tratava de temas que devem constar do contrato privado entre a empresa de segurança e os moradores, como, por exemplo, a obrigatoriedade de esperar os moradores em casa e avisar a polícia sobre movimentações suspeitas.

Segundo o ministro, as tarifas a serem cobradas pelos mototaxistas serão definidas pelas prefeituras e pelos Estados. O governo vai criar um curso especializado que deverá ser feito por todos os motoqueiros que queiram continuar exercendo a profissão. Ainda não há prazo para início do curso, mas a previsão do governo é de que, dentro de um ano, todos os mototaxistas deverão ter concluído esse treinamento. (Agência Estado)

ACRE - Acidentes matam mais três pessoas na Capital.

Nesta terça-feira (28), três pessoas morreram em acidentes de trânsito na Capital, num intervalo de pouco mais de uma hora. Por volta de 6 horas, peritos e auxiliares de necropsia da Polícia Civil se deslocaram à BR-364, sentido Rio Branco/Porto Velho (RO), onde na altura do quilometro 32 resgataram o corpo do professor de tae-kwon-do, Lúcio Alves da Silva, 31 anos.
Ele morreu ao bater sua moto Honda 125 verde na traseira de uma carreta que estava parada à margem da rodovia federal. Minutos mais tarde, outra equipe de peritos recolheu para os procedimentos da autopsia no Instituto Médico Legal (IML) o corpo da adolescente P.N.A., 12 anos.
A garota estava na garupa de uma moto quando foi colhida por um caminhão de coleta de lixo. O acidente ocorreu nas imediações da Avenida Nações Unidas com a Coronel Alexandrino, próximo a Igreja Universal do reino de Deus. A vítima teve a cabeça esmagada pela roda do caminhão coletor, que, em levantamento preliminar da Ciatran, estaria em velocidade acima do permitido para as funções do veículo, cujos pneus estavam carecas.
Quase que de forma simultânea, um caminhão carregado de coco atropelou a dona de casa Clícia Maria de Souza Carrilho, de 32 anos. Em ambos os acidentes às vítimas estavam em motocicletas.
Neste último caso, Clícia ia para a Fundação Hospitalar do Acre levar o filho Joilson Carrilho, de 15 anos, para uma consulta médica. Mãe e filho residem no Jardim Botânico, região central de Senador Guiomard, a 29 quilômetros de Rio Branco.
O motorista do caminhão de coco, Roque Meazza, 52 anos, foi conduzido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) à delegacia de Flagrantes da Polícia Civil para ser indiciado pelo crime. Ele permaneceu no local até a chegada da polícia.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

BRASÍLIA - Colisão entre veículos próximo ao balão do Aeroporto Internacional JK mata um e fere dois.

Uma pessoa morreu após sofrer um acidente de trânsito no Núcleo Bandeirante na manhã desta segunda-feira (27/7). A colisão entre os dois veículos ocorreu por volta das 9h56, a 300 metros do Balão do Aeroporto Internacional JK, sentido Brazlândia/ Aeroporto.
A costureira Maria Lúcia da Silva Sousa, 50 anos, estava no banco de trás do Monza, de placa JEQ 6188- DF, atingido na parte traseira pela caminhonete L 200, placa JHN 2217- DF. A mulher morreu no local. Dirceu da Silva Sousa, 20 anos, e Tiago da Silva Sousa, 23, filhos de Maria, estavam nos bancos da frente do veículo. Eles ficaram presos às ferragens, mas foram socorridos pelos bombeiros e levados para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) com ferimentos leves.
De acordo com informações de familiares da vítimas, o Monza teve um problema e eles precisaram parar. Mas, como a pista não tem acostamento, o carro ficou parado em uma terceira faixa. Antes de o motorista descer para verificar a falha, o veículo foi atingido pela caminhote. Segundo a Polícia Militar, presente no local, o condutor da caminhonete, Luciano de Castro Coutinho, 40 anos, está com os documentos de habilitação regularizados.