sábado, 19 de setembro de 2009

Brasília: Paulo César Timponi deixa Papuda e vai para casa



Acusado pela morte de três mulheres em um acidente na Ponte JK, em outubro de 2007, o ex-professor de educação física Paulo César Timponi deixou o Complexo Penitenciário da Papuda por volta das 23h30 desta quinta-feira (17/9). Um automóvel Honda Civic, conduzido pelo advogado Ticiano Figueiredo, que trabalha com Eduardo Toledo na defesa de Timponi, saiu da penitenciária e seguiu até o Condomínio Estância Jardim Botânico 2, no Lago Sul, onde o acusado mora. O acusado estava preso desde abril do ano passado.

"É uma vitória do Estado democrático de direito, da sociedade, que teve o ordenamento jurídico respeitado", afirmou Figueiredo. Segundo ele, Timponi estava "sereno e com sentimento de justiça".

Mais cedo, após julgamento de recurso da defesa, Timponi conseguiu reclassificar a acusação contra ele para homicídio culposo – sem a intenção se matar – e, assim, também não será mais levado a júri popular.

Após o recurso, o viúvo de uma das vítimas do acidente, Luiz Cláudio de Vasconcelos, saiu revoltado. "Isso é um absurdo e não vai ficar assim", desabafou. Luiz Cláudio disse, ainda, que as três mulheres morreram em vão. "A sociedade está afrontada hoje. Elas morreram à toa", disse.

A família das vítimas disse que vai recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Alguns familiares dos envolvidos choraram após a conclusão do julgamento.

Além da desembargadora e relatora do processo, Sandra De Santis, o desembargador George Lopes Leite votou a favor do pedido, mas pediu desculpas aos familiares pelo voto e disse que "é muito difícil julgar". Somente o desembargador Edson Alfredo Smaniotto votou contra a decisão da relatora e afirmou que Timponi assumiu, sim, o risco ao dirigir em alta velocidade.

A decisão foi estendida ao músico Marcelo Costa Salles, que dirigia uma S10 e era acusado de disputar um pega com o Golf, conduzido por Timponi.

A defesa

Durante o pronunciamento, o advogado de defesa, Eduardo Toledo, defendeu que não houve provas de que o réu e Marcelo Costa faziam racha na Ponte JK. "Nenhum dos pardais instalados na ponte capturaram velocidades acima da permitida", afirmou Toledio. Ainda sustentou a tese de que, se o local estivesse com defesas na área central, o acidente seria evitado.

Após o resultado, o advogado disse que a decisão representa uma "lição de cidadania para a sociedade". "Cada caso é um caso e não podemos levar todos os fatos a uma só situação e submeter alguém a uma roleta russa", declarou.

O acidente

Em outubro de 2007, Paulo César Timponi conduzia o Golf que teria batido na traseira de um Corolla na Ponte JK. Na época, um laudo da Polícia Civil apontou que o Golf de Timponi estava a 130 km/h e o Corolla a 60 km/h, no momento da batida. No carro dele foram encontradas uma lata de cerveja, uma garrafa de uísque e vestígios de cocaína.

Com o impacto, Antônia Maria de Vasconcelos, a irmã dela, Altair Barreto de Paiva, e a amiga Cíntia Cysneiros de Assis, que estavam no Corolla, foram arremessadas para fora e morreram na hora. Testemunhas afirmaram ter visto, minutos antes do acidente, o músico Marcelo Costa Salles, que dirigia uma S10, disputando um pega com o Golf, conduzido por Timponi.

Acidente com cinco carros deixa três feridos em Passo Fundo - RS.

Um acidente envolvendo cinco veículos no km 105 da rodovia Passo Fundo — Marau (RS-324), deixou três pessoas feridas em Passo Fundo, no norte do Estado, às 9h30min desta sexta-feira.
Uma caminhonete estava estacionada no acostamento da rodovia quando foi atingida por um ônibus. O motorista de um caminhão que vinha na sequência bateu no ônibus, perdeu o controle e acabou capotando. Um segundo caminhão e um carro, que vinham no mesmo sentido, também não conseguiram evitar o choque e acabaram se envolvendo no acidente.
Enio Vanderlei Fraga, a esposa dele, Vanusa Fraga, e o filho do casal, Enio Vanderlei Fraga Júnior, 10 anos, que estavam na caminhonete estacionada, ficaram feridos e foram levados para o Hospital São Vicente de Paulo. Eles tiveram fraturas e estão sendo atendidos no hospital. Chovia forte no momento do acidente, o que pode ter contribuído para a colisão.
(Zero Hora)

Acidente mata caminhoneiro em Vacaria - RS.

O caminhoneiro Onésio Ebling Jacques, 60 anos, morreu em um acidente no Km 0 da BR-116, próximo à ponte do Rio Pelotas, em Vacaria, às 12h40min desta sexta-feira.
Jacques dirigia no sentido Vacaria-Lages quando perdeu o controle do caminhão Mercedes-Benz, de Uruguaiana, que saiu da pista. Ele morreu no local.
ZEROHORA.COM

Acidente deixa um morto e um ferido em Veranópolis - RS.

Um homem morreu e outro ficou ferido em acidente na madrugada deste sábado, no KM 3 ERS-359, em Veranópolis. Segundo a polícia, a vítima, identificada como Gilberto Pitol Falcade, de 20 anos, era passageiro do Kadett. O condutor, Graziane José Storti, de 25 anos, perdeu o controle do carro, saiu da pista e atingiu um barranco. Ele foi encaminhado à delegacia da cidade onde presta depoimento.
RÁDIO GAÚCHA

Três feridos em acidente na Barra da Tijuca

Rio- Três pessoas ficaram feridas em um acidente na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, na madrugada deste sábado. O veículo capotou quando passava sobre uma ponte. Uma mulher ficou presa às ferragens e foi resgatada por bombeiros.
No Alto da Boa Vista, uma colisão entre dois carros, na Estrada de Furnas, deixou uma pessoa ferida. O motorista do Gol branco, Fábio Zimbard de Freitas, de 25 anos, foi socorrido por bombeiros.
O condutor do outro veículo fugiu do local,antes da chegada da polícia.Os feridos foram levados para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra.
(Jornal O Dia)

Paraná: Polícia investiga se imagens de posto de combustível foram adulteradas



Um novo inquérito foi aberto para saber se os vídeos do local perto de onde aconteceu o acidente foram modificados


A Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) de Curitiba abriu um inquérito policial para investigar se as imagens do posto de combustíveis, que filmou o acidente envolvendo o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, na madrugada do dia 7 de maio, foram adulteradas. A colisão matou os jovens Gilmar Rafael Souza Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, 20, no bairro Mossunguê, em Curitiba. A Justiça acatou a denúncia de duplo homicídio qualificado contra Carli Filho.

O ex-deputado vai responder também por dirigir embriagado, em alta velocidade, entre 161 km/h e 173 km/h, segundo laudos do Instituto de Criminalística (aproximadamente 188% superior a máxima permitida no local que é de 60 km/h) e violar a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Carli Filho está morando em Guarapuava, na região Central, na casa dos pais e ainda não foi citado oficialmente pela Justiça. Após isso ser feito, ele terá 10 dias de prazo para apresentar uma defesa preliminar.

O segundo inquérito policial, que apura se houve manipulação nas imagens das câmeras de vídeo do posto foi aberto logo depois de Carli Filho ser indiciado por duplo homicídio.

Na manhã desta sexta-feira (18), Gilmar Yared, pai de Gilmar Rafael Yared, prestou depoimento na Dedetran a pedido do delegado Armando Braga de Moraes, que comandou as investigações sobre o acidente e agora apura a situação das imagens do posto de combustíveis. Gilmar foi o primeiro a levantar a hipótese de que os vídeos poderiam ter sido modificados.

“Estive no dia 9 de maio no posto e conversei com um frentista. Ele me disse que duas pessoas, que se passaram como advogados, haviam estado no posto e pediram as imagens. Eles foram na tarde do dia 7, enquanto estávamos velando o corpo de Gilmar eles foram no posto. Esse frentista parece que nem trabalha mais lá no posto”, explicou Yared.

Depois dessa conversa com o então funcionário do posto, Gilmar Yared fez uma carta denunciando que poderia ter acontecido uma adulteração nas imagens do posto. “Essa carta circulou no Brasil inteiro e em algumas cidades do exterior, como Chicago”, disse. O pai acredita que cerca de dois segundos de imagens foram cortados dos vídeos feitos pelas câmeras do posto.

O delegado Armando Braga de Moraes disse que vai ouvir outras pessoas no inquérito, como funcionários do posto e a pessoa que conversou com Gilmar Yared no dia 7. “Queremos verificar se houve realmente algum tipo de manipulação ou se houve um problema técnico”, explicou. Moraes disse que os vídeos não exibem uma sequência de quadros, mas uma repetição de imagens. O prazo legal para encerrar o inquérito é de 30 dias e pode ser prorrogado. “Não estou preocupado com o prazo e sim em fazer um trabalho bem feito. Uma investigação que responda todas as dúvidas”, definiu.

Rapidez

Na tarde desta sexta-feira a família Yared, Christiane e Gilmar Yared, e o advogado criminalista que os representa, Elias Mattar Assad, foram recebidos pelo desembargador corregedor Rogério Coelho, no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). A audiência foi solicitada para pedir mais agilidade na citação do ex-deputado Ribas Carli Filho. A carta precatória com a citação foi enviada na segunda-feira (14) para Guarapuava.

Depois que receber o documento, o oficial de Justiça tem 15 dias para cumprir a citação. “Eles vão cumprir isso no tempo razoável. O desembargador nos garantiu que não vai haver nenhum tipo de influência para a citação em Guarapuava”, explicou Mattar Assad. Fernando Ribas Carli, pai do ex-deputado, é o prefeito da cidade.

Processo criminal

Caso Carli Filho seja condenado por todos os crimes, que lhe foram imputados na denúncia, poderá receber pena mínima de 15 anos e máxima de 30 anos. Ainda poderá ter o direito de dirigir suspenso por prazo entre dois meses e cinco anos. Por se tratar de homicídio qualificado, crime considerado hediondo, caso ele seja condenado deverá cumprir pena inicialmente em regime fechado.
(Gazeta do Povo) - Foto: Arquivo do Blog

Brasília: Carro bate em veículo parado no acostamento da BR-070 e foge



Quatro amigos quase foram atropelados enquanto aguardavam combustível para o carro, em um acostamento na BR-070, entre os quilômetros 6 e 7, próximo ao Setor O, em Ceilândia. Eles voltavam do Lago Paranoá, onde pescavam, quando a gasolina acabou. Foi então que pararam o Monza no acostamento enquanto pediam socorro, por telefone, a um conhecido, que levaria o combustível.

Porém, durante uma ultrapassagem, um Fiat Fiorino, placa GCD-0199, acabou atingindo o carro parado. Os passageiros do Monza, que estavam do lado do carro, só não foram atingidos porque se jogaram em um barranco. "Por pouco todos nós não morremos. Ele veio muito rápido, foi questão de segundos", afirmou o desempregado Wesley Nicomes, 30 anos, motorista do Monza.

O motorista do Fiorino fugiu, mas a placa do carro caiu no local. O acidente foi registrado na 19ª DP, no Setor O.

(Correio Braziliense)

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Presidente Lula assina hoje ordem de início das obras da BR-448



Para enfrentar o problema gigante do trânsito na Região Metropolitana, começa a sair do papel hoje uma solução também gigante.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Sapucaia do Sul, nesta sexta-feira, para assinar a ordem de início das obras da BR-448, um dos projetos viários mais caros e ambiciosos que o Rio Grande do Sul já viu.

Serão R$ 824 milhões para a abertura de uma estrada de 22,3 quilômetros ligando a rodovia Sapucaia-Viamão (RS-118), em Sapucaia, à BR-290, na Capital. A nova via correrá em paralelo à BR-116, hoje saturada por um volume de 130 mil veículos por dia. A previsão é que 40% desse fluxo migre para a Rodovia do Parque, desengessando a circulação na Região Metropolitana.

O gigantismo da obra explica o custo de R$ 36,7 milhões por quilômetro. A via será uma sucessão de 15 obras de porte, como viadutos, pontes e túneis. Junto ao Parque Delta do Jacuí, por exemplo, a BR-448 terá um trecho elevado de 2,6 quilômetros – será uma espécie de viaduto baixo, sobre pilares, para não interferir com o parque, zona de restrição ambiental. Essa elevada será seguida por uma ponte de cerca de um quilômetro, que vai subir até 25 metros acima do nível do Rio Gravataí, para permitir a navegação.

As desapropriações serão um capítulo à parte. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) terá de indenizar 149 proprietários de um total de 303 hectares no traçado da rodovia – o que corresponde a oito vezes a área do Parque Farroupilha, em Porto Alegre. A maior parte é de propriedades rurais, em geral lavouras de arroz à margem do Rio dos Sinos. Mas há também construções no caminho. Precisarão ser desapropriados 71,38 mil metros quadrados de área construída – incluindo residências, comércio e indústria. O Dnit não informa qual a estimativa de gasto com as desapropriações, para não atrapalhar a negociação.

Os moradores que vivem em invasões no traçado da nova estrada representarão outro custo. Nesse caso, a despesa será com o reassentamento, e não com indenizações. Durante o projeto da obra, foram identificadas 444 famílias – 16 em Sapucaia do Sul, 14 em Esteio e 414 em Canoas. No atual estágio, porém, apenas em Canoas a prefeitura cadastrou 560 famílias que deverão ser removidas. O município prevê um investimento de R$ 20 milhões para transferi-las.

Em Canoas, os moradores que serão reassentados estão distribuídos em comunidades ao lado do Rio dos Sinos. A maior delas é conhecida como Dique do Rio Branco e comporta 200 famílias. A prefeitura está firmando um convênio com o Dnit para transferir esses moradores para novos loteamentos. A meta é fazer a transferência em um ano.

Na cerimônia marcada para a manhã desta sexta-feira, no km zero da nova via, junto à confluência entre a RS-118 e a BR-116, o presidente Lula assinará os contratos com os três consórcios que farão a obra, cada um deles responsável por um lote. Segundo o superintendente do Dnit no Estado, Vladimir Casa, isso não significa que no dia seguinte a população já verá máquinas trabalhando:

– As empresas precisam se mobilizar e montar os canteiros de obras.

A previsão do Dnit é que o pesadelo da BR-116 tenha fim dentro de dois anos e meio, com a nova rodovia.
ZERO HORA

Colisão de três caminhões e um carro mata duas pessoas na BR-470 em Blumenau - SC.



Uma batida entre três caminhões e um automóvel na BR-470, por volta das 22h15min desta quinta-feira, causou duas mortes e interditou as duas pistas da rodovia no trecho que corta o bairro Badenfurt, em Blumenau, em Santa Catarina. O carro pegou fogo e explodiu, ficando irreconhecível. Com o impacto, o corpo de um ocupante do automóvel foi arremessado para cima de um dos caminhões.

Os caminhões viajavam no sentido de Itajaí, e o carro, aparentemente um Gol, vinha no sentido contrário e bateu de frente com um contêiner. Os nomes dos mortos e feridos não foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal.

O motorista de um dos caminhões, Leonir Luís Simionatto, diz que por pouco também não bateu. Ele seguia atrás do contêiner e também ficou com o veículo atravessado na pista. Os dois mortos viajavam no carro. O único sobrevivente do Gol foi retirado do carro antes da explosão e encaminhado para o Hospital Santa Isabel, em Blumenau.
JORNAL DE SANTA CATARINA

Rio: Péssimo exemplo no trânsito



Rio - O flagrante do leitor Vinícius Amaral mostra o péssimo exemplo de quem deveria ensinar a respeitar as regras de trânsito, como não parar em local proibido. Revela também como é deficiente a fiscalização no Rio, pois a infração aconteceu à luz do dia, no Centro da cidade.

(Jornal O DIA)

Caso Timponi inspira tornar mais rígida a legislação de trânsito






De tão emblemático, o acidente da Ponte JK serviu de inspiração para tornar mais rígida a legislação de trânsito, com o advento da lei seca (Lei Federal nº11.705/08). O projeto de lei foi protocolado na Câmara dos Deputados em dezembro de 2007, dois meses após essa e outra tragédia que, juntas, provocaram a morte de 30 pessoas.
Em outubro daquele ano, em Santa Catarina, um ônibus que carregava 40 passageiros chocou-se com duas carretas em uma rodovia federal. Os três veículos caíram em uma ribanceira e se incendiaram. Horas depois, quando as vítimas ainda eram socorridas, uma carreta em alta velocidade atropelou as pessoas que estavam no local. Cinco dias antes, a batida entre o Golf conduzido por Timponi e o Corolla, causando três mortes, havia assustado ca capital do país.
A comoção pública provocada pelos dois acidentes levou a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro a se mobilizar para tornar o Código de Trânsito Brasileiro mais rigoroso. A frente fez uma pesquisa de todos os projetos sobre o assunto e reuniu as ideias em um único documento.
A proposta inicial excluía casos de embriaguez ao volante e de rachas dos Juizados Especiais de Trânsito, estabelecia a prisão em flagrante para motoristas alcoolizados e tornava inafiançável o crime de homicídio em casos de acidentes em que o condutor estivesse sob efeito do álcool, além de aumentar a punição para os infratores. A tolerância zero à ingestão de bebidas alcoólicas não estava prevista inicialmente. A medida acabou incluída no primeiro semestre de 2008 — a lei seca está em vigor desde 20 de junho do ano passado.
“Por água abaixo”
O advogado de Timponi, Eduardo Toledo, pediu a liberação do réu ainda durante a sessão de ontem — o que foi acatado pelos três desembargadores. “A defesa não desconhece a gravidade dos fatos nem está alheia ao sofrimento dos familiares das vítimas. Mas o que houve foi uma tragédia de trânsito, como as que acontecem diariamente. Não havia como se imputar dolo eventual”, argumentou Toledo. Após a decisão a favor de seu cliente, ele foi em busca do alvará de soltura.
Bastante nervoso, o viúvo de Antônia, Luiz Cláudio Vasconcelos, não quis dar entrevistas. O promotor responsável pelo caso, Maurício Miranda, não foi localizado para comentar o caso porque participava de um julgamento. Assistente da acusação, o advogado Yure Melo acompanhou a sessão e ainda acredita na possibilidade de reverter o quadro com recursos na Câmara Criminal do TJDFT ou, posteriormente, no Superior Tribunal de Justiç (STJ).
Melo, porém, destacou que a decisão pode abrir precedentes: “Os desembargadores disseram à sociedade que conduzir embriagado, drogado, em alta velocidade ou praticando racha não se caracteriza como dolo eventual. Essa decisão faz com que o Código de Trânsito Brasileiro vá por água abaixo”. “Outros casos, como o do deputado que matou dois jovens no Paraná, podem ter o mesmo destino”, concluiu o assistente da acusação.
(Correio Braziliense)



quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Porto Alegre: Acidente deixa Avenida Antônio de Carvalho congestionada na Capital

Um acidente envolvendo um ônibus da Linha T4 e duas motocicletas na Avenida Antônio de Carvalho deixou o trânsito lento entre as avenidas Ipiranga e Protásio Alves na manhã desta quinta-feira. Às 8h20min, o coletivo ainda ocupava a pista da direita, em direção à Avenida Protásio Alves.
Os motociclistas recebiam atendimento da Samu no local e seriam encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre em estado regular.
RÁDIO GAÚCHA

Pais de vítimas de trânsito terão apoio psicológico de graça - ES.

Pais e outros parentes de vítimas de trânsito poderão contar com ajuda profissional, e de graça, a partir deste sábado. O Projeto Vida Urgente, criado no Rio Grande Sul e que funciona em Vitória há pouco mais de um ano, abriu um espaço de apoio em grupo a pessoas que sofrem com a perda de familiares e amigos, vítimas de acidentes.
A primeira reunião do grupo vai começar às 10 horas deste sábado, na sede do Vida Urgente, na Rua Doutor João Carlos de Souza, próximo ao Hipermercado Carrefour (da Reta da Penha). O espaço estará aberto aos parentes e amigos de jovens que morreram de forma violenta.O atendimento, todo gratuito, contará com a ajuda voluntária de duas psicólogas e de um psicanalista. No primeiro dia, um grupo de 26 pais, integrantes do Coral Vida Urgente, no Rio Grande do Sul, também vai participar do espaço.
"O importante das reuniões em grupo são os desabafos e o apoio mútuo. Somente um pai que perdeu um filho sabe a dor que o outro sente", frisa a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga.
Ela perdeu o filho Thiago há 14 anos, quando ele estava com 18. No ano seguinte largou tudo, até a profissão de arquiteta, para se dedicar à fundação. "Muitos pais vinham me procurar, pedindo apoio. Eu me senti como uma cega ajudando a outros. Por isso surgiu a ideia do grupo de pais", explica.
No Rio Grande do Sul, cerca de 400 famílias estão envolvidas nas reuniões de apoio, que acontecem três vezes por semana para atender a todos. Aqui no Estado, pelo menos 12 pais já foram convidados e confirmaram presença. As reuniões devem acontecer às terças-feiras, a partir das 19 horas.
Vida Urgente
Reuniões de grupo: Apoio psicológico gratuito a parentes e amigos de vítimas de trânsito
Onde: Rua Doutor João Carlos de Souza, nº 245, Vitória
Referência: Para quem segue em direção a Ponte da Passagem, pela Reta da Penha, fica na primeira rua à direita
Tel: 3315-8942
Horários: 1ª reunião será neste sábado, a partir das 10 horas. As próximas devem acontecer às terças-feiras, às 19 horas
Coral: Amanhã, às 14 horas, no auditório do Detran, e às 18 horas, na sede do Vida Urgente (Rua Doutor João Carlos de Souza, nº 245, Vitória)
Show: Amanhã também tem show, de graça, da banda gaúcha Papas da Língua, na sede do Vida Urgente
Exposição itinerante: Fotos de 22 jovens, vítimas de trânsito, que ficarão à mostra em três espaços, em datas diferentes, durante a semana. Entre eles Detran e Assembleia Legislativa
Coral e exposição na Semana de Trânsito
A partir de amanhã começa a Semana Nacional de Trânsito, com a abertura feita pelo grupo de Coral Vida Urgente, formado por pais de vítimas de trânsito, todos do Rio Grande do Sul. Vinte e seis deles estarão no Estado para participar do evento. Além de cantar no auditório do Detran, na Reta da Penha, o grupo deve se apresentar na sede do Vida Urgente, em Vitória. Logo depois será a vez da banda Papas da Língua se apresentar. O evento começa às 18 horas. Outra atividade cultural lançada pelo Vida Urgente é uma exposição com 22 fotos de jovens que morreram em acidentes. "São fotos lindas, com imagens deles fazendo o que gostavam", disse Diza Gonzaga, presidente da fundação Thiago de Moraes Gonzaga.
(Gazeta Online)

Bahia: Cadeirante é atropelado na avenida Antônio Carlos Magalhães

Um cadeirante foi atropelado por um veículo em frente a via principal do Centro Empresarial Iguatemi, avenida Antônio Carlos Magalhães, por volta das 10h desta quinta-feira (17), segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador).
Ainda de acordo com a Transalvador, a vítima foi socorrida no local por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não há mais informações sobre o estado de saúde do cadeirante e sobre as circunstâncias do acidente.
(Correio da Bahia - Com informações IBAHIA)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Homem morre em acidente em Santa Maria - RS.



Carro foi encontrado em mato às margens da BR-287


Rogério de Oliveira Chaves, 36 anos, foi encontrado morto dentro de um Palio capotado, em um matagal às margens do km 257 da BR-287, em Santa Maria. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou ao local por volta das 7h30min. O carro tem placas de Santa Maria. As circunstâncias do acidente ainda não foram esclarecidas.

DIARIO DE SANTA MARIA

Ciclista morre em acidente em Montenegro - RS.

Às 17h de hoje, o ciclista João Carlos Keller, 64 anos, morreu na colisão com um automóvel Siena, na Avenida Julio Renner, bairro Timbaúva, em Montenegro.
ZERO HORA

PRF contraria orientação sobre uso de bafômetros

Uma recomendação da Advocacia-Geral da União (AGU) está sendo ignorada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além de atestar a legalidade do uso do bafômetro nas atividades de fiscalização, o documento afirma que recusar o teste deve ser enquadrado no crime de desobediência.
Segundo o chefe do setor de Comunicação Social da PRF no Rio Grande do Sul, Alessandro Castro, os motoristas que não fizerem o exame e não apresentam sintomas de embriaguez são multados, mas acabam liberados. Pelo parecer da AGU, emitido em julho, esses condutores deveriam ser enquadrados no artigo 330 do Código Penal.
Há cerca de 15 dias, a PRF emitiu um documento que disciplina os procedimentos na fiscalização do consumo de álcool por motoristas. Segundo o texto, recusar-se a fazer o teste ou exames de sangue e urina não configura infração, a não ser em casos de condutas como crimes, envolvimento em acidentes ou fuga de operações.
– Se o condutor apresentar sinais de estar embriagado e não quiser passar pelo bafômetro, o policial o encaminha para delegacia e assina o auto de constatação. A partir daí, o delegado irá pedir ou não os testes clínicos. Seguimos uma orientação nacional da PRF – explica.
Além de serem levados à DP, os condutores flagrados têm a Carteira Nacional de Habilitação suspensa e pagam multa de R$ 955.
ZERO HORA

Adolescente morre em acidente de trânsito em Parobé - RS.

Um adolescente morreu após bater a motocicleta que conduzia em um muro, hoje, às 7h, na Rua Mário Mossmann, bairro Muck, em Parobé, no Vale do Paranhana.
De acordo com a Brigada Militar, a vítima identificada como Jonatan Augustin, tinha completado 17 anos ontem. Ele conduzia a moto sem habilitação e morreu no local.
Letícia Barbieri, Vale dos Sinos leticia.barbieri@zerohora.com.br

Caminhoneiro morre ao despencar em uma grota na BR-376, em Guaratuba (PR)



A descida da serra paranaense fez mais uma vítima no começo da tarde desta terça-feira em Guaratuba (PR), na BR-376, em um trecho próximo ao pedágio de Garuva. O caminhoneiro Itanel Araújo Filho, 24 anos, despencou em uma grota às margens da rodovia quando seguia sentido Sul, pouco antes das 14 horas.

A queda, de aproximadamente dez metros, deixou a cabine do veículo completamente destruída. Socorristas contaram que Itanel já estava morto quando as equipes de resgate chegaram ao local do acidente. O helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado para o socorro, mas não entrou em ação.

Um caminhoneiro que seguia logo atrás da vítima parou para ver o acidente e descobriu que havia perdido um amigo. Ele contou que Itanel morava em São Francisco do Sul, onde deixaria a carga. A Polícia Rodoviária Federal acionou o Instituto Médico Legal (IML) para recolher o corpo.

Como o caminhão saiu da pista, o trânsito não precisou ser interrompido quando o resgate chegou. Por causa da chuva, a PRF informou que o veículo só deve ser removido na quarta-feira, se as condições do tempo permitirem. Será preciso interditar uma faixa da pista, pelo menos.

AN.COM.BR

Bahia: Caminhão desce ladeira do Garcia de ré e atinge três carros

Um caminhão que prestava serviços para a Embasa, Empresa Baiana de Água e Saneamento, apresentou problemas mecânicos e desceu de ré uma ladeira do bairro do Garcia por volta das 11h desta quarta-feira (16).
De acordo com informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o caminhão acabou atingindo dois Gols e um Corsa que estavam na ladeira. Ninguém ficou ferido. Das 7h às 11h30 de hoje, foram registrados dois acidentes em Salvador.
(Correio da Bahia)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Acidente mata caminhoneiro em Vacaria - RS

O motorista do caminhão Mercedes-Benz, placas BXC-0089, de São Bernardo do Campo (SP), morreu após cair em uma ribanceira e ser esmagado pelas estruturas de concreto que carregava. O acidente ocorreu às 10h15 desta segunda-feira. O veículo saiu da pista no Km 0,7 da BR-116, em Vacaria.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o caminhão seguia no sentido Vacaria-Lages quando o condutor perdeu o controle do veículo. O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento Médico Legal de Vacaria e ainda não foi identificado.
Camila Boff, especial camila.boff@pioneiro.com

Porto Alegre: Acidente deixa uma pessoa morta na Capital

Um acidente por volta das 2h desta terça-feira vitimou um pessoa na Avenida Campos Velho, no bairro Cristal, em Porto Alegre. Roberto Borowiskc, 40 anos, perdeu o controle do Peugeot 307 que dirigia e bateu contra um poste. O motorista morreu no local.
ZEROHORA.COM

Minas: Duplicação da BR-381 vai demorar ao menos mais cinco anos

RODOVIA DA MORTE

Quem é obrigado a passar pela BR-381, entre Belo Horizonte e João Monlevade, na Região Central de Minas – no trecho conhecido como Rodovia da Morte, pelo alto índice de acidentes com mortes e feridos –, pode continuar rezando pelos próximos cinco anos para não ser mais uma vítima. A previsão, nada animadora, é do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas, Sebastião Donizete de Souza, que admite que a rodovia já deveria ter sido duplicada há pelo menos cinco anos e que não compreende por que isso não ocorreu. “Infelizmente, não adianta ficarmos remoendo o passado. Vamos ter de conviver com a situação pelos próximos cinco anos porque estamos começando agora o processo de elaboração de projetos”, informa.
Os estudos devem ficar prontos em 10 meses. Depois, segundo Sebastião, haverá o processo licitatório, que tende a ser complicado e vai envolver recursos da ordem de R$ 2,5 bilhões. “A rodovia é extremamente sinuosa, o que vai dificultar a execução das obras. Evidentemente teremos várias edificações e túneis para eliminação de curvas”, diz. Também está prevista a construção de uma variante próximo a São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central, passando por trás de João Monlevade. Ela vai eliminar uma série de outras curvas. Os recursos para elaboração dos projetos, segundo Sebastião, já estão assegurados pelo governo federal.
Quinta-feira passada, o Dnit teve autorização para assinar contratos para elaboração dos projetos, o que deve ocorrer ainda esta semana. Os trechos contemplados vão desde Belo Horizonte até São Gonçalo do Rio Abaixo e, depois, de João Monlevade até Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. “Estamos assinando contrato de oito lotes esta semana. Amanhã (hoje) teremos reunião com todas as empresas que venceram a concorrência para darmos o pontapé inicial. As equipes de topografia estarão na rodovia no próximo mês”, diz Sebastião Donizete. Ainda falta contrato para dois lotes correspondentes à variante. “Para esse trecho, não houve concorrentes e estamos fazendo uma contratação direta, sem licitação, para não perdermos muito tempo”, acrescenta. A BR-381 tem pista simples e mais de 250 curvas fechadas nos 108 quilômetros entre a capital e Monlevade. A média é de 2,3 curvas a cada quilômetro e, além disso, a topografia é acidentada, com muitos aclives e declives.
Na manhã de segunda-feira, manifestantes da organização não governamental Movimento SOS Rodovias Federais em Minas, que desde março vem parando o trânsito na BR-381 uma vez por mês para pedir providências, transferiram o protesto para o saguão da Assembleia Legislativa de Minas e para a frente da sede do Dnit, no Bairro Santo Antônio, ambos na Zona Sul da cidade. Na sede do Dnit, eles fincaram cruzes brancas, com laços roxos, simbolizando as mortes na rodovia, e também cruzes pretas, maiores, simbolizando o descaso da União.
Eles entregaram ao superintendente do Dnit um manifesto com 14 medidas paliativas de emergência para diminuir a matança na BR-381. No ano passado, foram 138 mortes nesse trecho, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em toda a extensão da BR-381 em Minas, incluindo o trecho duplicado de Belo Horizonte a São Paulo, foram 8.254 acidentes, 3.707 feridos leves, 1.235 feridos graves e 277 mortes na pista. Segundo o presidente da ONG, José Aparecido Ribeiro, 40% dos feridos graves morreram posteriormente, depois do socorro, e não foram incluídos no balanço da PRF. “O que eleva para mais de 700 mortes em apenas um ano na BR-381 em Minas”, alerta.
Além da fase de projetos e licitação, serão mais três anos para conclusão da obra de duplicação. Até lá, acrescentou Donizete, o Dnit está estudando, com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), propostas para amenizar os atuais problemas. “Isso passa pela colocação de radares. Fizemos um estudo técnico, pois a PRF precisava dele para a instalação dos equipamentos, o que deve ser feito nos próximos dias”, acrescenta. Os técnicos da UFSC já estão em Minas fazendo a contagem de tráfego na rodovia e colhendo outros dados para uma reunião com o Dnit no dia 30, quando serão discutidas alternativas para acabar com os acidentes até a duplicação. Algumas delas são a melhoria da sinalização, uma campanha educativa, colocação de olhos de gatos e tachas separando as pistas nas curvas ou mesmo quebra-molas.
BR-262 E Anel
Sebastião Donizete mencionou a duplicação da BR-262, entre Betim, na Grande BH, e o Triângulo Mineiro. A estimativa de obras era de três anos e as empresas estão trabalhando com cronograma de 18 meses. “Evidentemente, as condições topográficas da BR-262 são bem mais favoráveis do que as da 381. Nossa visão de cinco anos para a BR-381 é realista. Evidentemente que, começando as obras, a gente pode ter expectativa de antecipar o prazo”, acrescenta.
Uma audiência pública prevista para as 9h de quarta-feira, na sede do Dnit, será a primeira etapa da concorrência para obras no Anel Rodoviário, que corta Belo Horizonte. O investimento será de R$ 700 milhões, segundo Donizete, e prevê melhorias como alargamento de viadutos, nas interseções e a concretagem da pista de rolamento. “Em meados de outubro já estaremos lançando a concorrência. Também estamos estudando, com a UFSC, a instalação de câmeras no Anel Rodoviário e colocação de guinchos e ambulâncias. Isso vai permitir ao Dnit monitorar a rodovia 24 horas e ter ações efetivas para desembolar o trânsito”, disse Sebastião.
(Diário da Tarde)

Acre: Carro do Deas capota e deixa três feridos



O helicóptero comandante João Donato, do Governo do Estado, realizou na tarde desta segunda-feira, 14, seu primeiro resgate, juntamente com um helicóptero da FAB. Três pessoas, entre as quais, os biólogos Giuliana Santi e Filogônio Ribeiro, de 58 anos, além do motorista da caminhonete, que estavam a serviço do Deas, foram levados para o Pronto- Socorro de Rio Branco. O veículo capotou, na BR-364, quando a equipe chegava a Manuel Urbano.

O biólogo Filogônio Ribeiro teve fratura exposta na perna esquerda. A outra vítima, Juliana Santi, foi levada para a UTI do Pronto- Socorro, em estado gravíssimo. Os médicos não revelaram que tipo de fratura ela teria sofrido, mas a bióloga estava respirando com ajuda do aparelho de oxigênio. O motorista sofreu apenas ferimentos leves.

A médica Andressa Teodoro e a enfermeira Solange, que trabalham no Samu, acompanharam o trabalho de resgate, garantindo os primeiros atendimentos às vítimas.

Um forte esquema foi montado nas proximidades do Pronto-Socorro, em frente à churrascaria do Oscar, para que as aeronoves pousassem.

Um treinamento de resgate de vítimas estava programado para esta terça-feira, mas devido ao acidente foi cancelado.

(A Gazeta.net)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Rio Grande do Sul: Acidentes deixam 10 mortos no Estado

Pelo menos 10 pessoas morreram em acidentes nas estradas gaúchas neste final de semana. Outros dois acidentes, sem vítimas fatais, resultaram em nove feridos no interior do Estado.
No mais grave, duas pessoas morreram no km 7 da RS-474 (Santo Antônio da Patrulha-Rolante), às 9h45min de sábado. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o Clio conduzido por Rogério Oliveira da Silva, 44 anos, seguia no sentido Santo Antônio-Rolante quando bateu de frente contra uma carreta Scania, que transitava no sentido contrário. O motorista e a passageira do carro, Angelita do Amaral, 31 anos, ficaram presos às ferragens e morreram.
Em Estância Velha, sete pessoas ficaram feridas em um acidente, às 5h de ontem. Segundo a Brigada Militar (BM), as vítimas estavam todas dentro de um Passat, de Novo Hamburgo, que bateu em um poste na Avenida Presidente Vargas. Os feridos foram encaminhados para hospitais de Estância Velha e Novo Hamburgo, três deles em estado grave.
Uma carreta Scania e um caminhão Volkswagen com placas do Paraná se envolveram em um acidente no km 104 da RS-324, em Passo Fundo, às 22h de sábado. Com ferimentos leves, dois ocupantes do caminhão foram levados ao Hospital São Vicente de Paulo.
Outras vítimas
- Boa Vista das Missões – Ismael Rodrigues, 25 anos, morreu ao colidir o Fiesta que dirigia contra uma árvore, às 6h30min de ontem. Ele retornava para Cachoeirinha, onde morava, pela rodovia Frederico Westphalen-Capital (BR-386), quando, no km 65, perdeu o controle do carro.
- Canela – David Pereira Alves, 24 anos, morreu na madrugada de sábado na RS-235, às 3h50min. Alves trafegava no sentido Canela-Gramado quando teria perdido o controle do Fiesta, em uma curva no km 39, e se chocado contra um orelhão e um poste de concreto. Ferida, a caroneira Jane Cristine Pellens Amaro, 18 anos, foi encaminhada para o Hospital São Miguel Arcanjo, em Gramado.
- Caxias do Sul – O eletricista aposentado Régis Paulo Batista da Costa, 55 anos, morreu atropelado no final da tarde de sexta-feira. Por volta das 18h30min, ele teria sido atingido de raspão por um ônibus da Visate que faz a Linha Nossa Senhora das Graças. O choque teria jogado a vítima na pista contrária, onde foi colhida por uma Fiorino. O eletricista chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital Pompeia. Em 2002, Costa havia perdido o filho Andrigo da Rocha em um acidente de trânsito.
- Gramado Xavier – Luciano Rodrigues da Silva, 25 anos, morreu na noite de sexta-feira, no limite entre o município e Boqueirão do Leão, ao ser arrastado pela correnteza do Rio Pardinho. Por volta das 22h, ele e um amigo passavam de moto na ponte quando a roda da frente da Honda CG Titan, de 125 cilindradas, caiu em um buraco. Havia água sobre o local, em razão da ponte ser baixa e de o nível do rio estar elevado com as chuvas. O motorista Rogério dos Santos, 21 anos, ficou preso embaixo da moto. Silva, que não sabia nadar, perdeu o equilíbrio e caiu na água. Ele vivia em Linha Almeida, no interior de Sinimbu.
- Ipê – Um acidente no km 133 da RS-122, que liga Farroupilha a São Vendelino, na madrugada de domingo, resultou na morte de Micael de Lima Marques, 25 anos. Conforme o Grupo Rodoviário de Farroupilha, Marques conduzia o Gol no sentido Vacaria-Ipê, às 4h10min, quando perdeu o controle da direção em uma reta e bateu em um barranco. Chovia no momento do acidente. Cristiano Longhi, 21 anos, que estava no banco do caroneiro, teve a perna esquerda fraturada e escoriações. Marques morreu a caminho do Hospital São José, em Antônio Prado. Ontem, Longhi foi transferido para o Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, e permanecia em observação.
ZERO HORA

Porto Alegre: Três pessoas ficam feridas em acidente na Capital



O choque entre um Gol e um Palio deixou três pessoas feridas no cruzamento entre as avenidas Bento Gonçalves e Aparício Borges, no bairro Partenon, em Porto Alegre, às 0h40min desta segunda-feira.

As vítimas, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), não correm risco de vida. Elas foram levadas para o Hospital de Pronto Socorro da Capital.

ZERO HORA

Carro colide em poste e invade uma residência em Esteio - RS.

Um carro em alta velocidade invadiu uma casa após colidir com um poste nas proximidades do centro de Esteio. Segundo a Brigada Militar, o acidente ocorreu na rua Rio Grande, quase esquina com a Salgado Filho. Os dois ocupantes do veículo ficaram feridos, um deles, acabou preso entre as ferragens.
RÁDIO GAÚCHA

Duas mulheres morrem atropeladas na BR-116- RS.



Duas mulheres morreram atropeladas por um caminhão no km 241,9 da BR-116, em São Leopoldo, nesta segunda-feira. Segundo o Ciosp, uma das vítimas não foi identificada. A outra é Emanuze Borges Bechert, 21 anos. O condutor do caminhão nada sofreu. Trânsito no sentido Capital-Interior teve de ficar em meia-pista para remoção das vítimas.

RÁDIO GAÚCHA

Acidente com ônibus mata um e fere 24 em Ourinhos - SP

SÃO PAULO - Uma pessoa morreu e 24 ficaram feridas hoje no tombamento, por volta da 0h30, de um ônibus na altura do quilômetro 383 da Rodovia Raposo Tavares, no sentido São Paulo, em Ourinhos, a 370 quilômetros da capital paulista. Segundo informações da Polícia Rodoviária, os feridos, todos com machucados leves, foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Ourinhos. O ônibus já foi retirado da rodovia. Até o começo da manhã, a polícia ainda não sabia as causas do acidente.
(Estadão)

Acidentes deixam três mortos na região de Campo Mourão - PR

Dois acidentes na noite deste sábado (12) deixaram três mortos na região de Campo Mourão, no Noroeste do estado. As colisões aconteceram na PR-317, no perímetro urbano de Campo Mourão, e na PR-082, entre Engenheiro Beltrão e Quinta do Sol, e deixaram ainda duas pessoas feridas, que foram encaminhadas ao hospital.
O primeiro acidente aconteceu por volta das 19h, no km 182 da PR-317. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Jhonatan Martins de Moraes, de 19 anos, dirigia uma motociclista de 125 cilindradas quando bateu de frente com um Fiat Uno. Moraes morreu no local e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão. O motorista do carro não se feriu.
A outra colisão ocorreu às 21h30, no km 201 da PR-082, onde um Corsa bateu contra uma árvore. Quatro pessoas estavam no veículo. Os passageiros Valdemir Aparecido Rosa, 39 anos, e Rodrigo Junior Leão, 17 anos, morreram. O motorista, José Pereira da Silva Neto, 50 anos, e o outro ocupante do veículo, Deividy Henrique Pereira, tiveram ferimentos leves e foram encaminhados à Central Hospitalar Campo Mourão.
De acordo com a PRE, entre sexta-feira (11) e domingo (13), houve 16 acidentes nas rodovias da região Noroeste, com 10 feridos e três mortos.
(Jornal de Maringa)

Capotamentos deixam cinco feridos na BR-116 neste domingo - PR

Uma criança ficou ferida depois que o carro no qual estava caiu em uma ribanceira e capotou, no quilômetro 61 da BR-116, que liga Curitiba a São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 16h40 deste domingo (13), no trecho da pista que passa próximo a Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A criança quebrou a perna e foi encaminhada ao Hospital Angelina Caron. No veículo estavam três pessoas, apenas a criança sofreu ferimentos, informou a Polícia Rodoviária Federal.
Em outro acidente no quilômetro 40 da mesma rodovia, uma kombi com 4 ocupantes saiu da pista e capotou por volta das 14h30. Os feridos receberam os primeiros atendimentos e foram levados para o Hospital Angelina Caron.
(Gazeta do Povo)

Bahia: Acidente na Estrada do Coco deixa quatro adolescentes feridos

Na manhã deste domingo (13), por volta das 7h, um carro capotou e deixou quatro pessoas feridas. Pedro Alberto Gil Sodré, de 21 anos, condutor do veículo, perdeu o controle do carro e causou o acidente, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Arembepe.
Além do motorista, Ulisses Ferreira Santos e Fernando Henrique Silva ficaram gravemente feridos e foram levados ao Hospital Geral de Camaçari (HGC). Outro passageiro, Daniel Jacob Neto, de 19 anos, teve ferimentos leves e foi atendido no local. De acordo com a PRE, os jovens voltavam de Interlagos e não foram encontradas bebidas alcoólicas no interior do veículo.
(Jornal O Correio)

Bahia: 20 pessoas ficam feridas e três morrem em acidentes nas estradas

Vinte e oito acidentes foram registrados nas estradas baianas nas últimas 24h. Vinte pessoas ficaram feridas e três morreram. Todos os acidentes fatais envolveram motocicletas.
Na BR-101, perto da cidade de Governador Mangabeira, o motociclista Solon Souza dos Santos, de 53 anos, bateu com a moto em um caminhão. Ele morreu na hora.
Na BR-242, perto de Barreiras, oeste do estado, um carro e uma moto bateram de frente. Firmino Neto Marcelino Lima, 33 anos, que pilotava a moto, sofreu ferimentos graves e morreu na manhã desta segunda-feira (14) no Hospital do Oeste. O motorista do carro nada sofreu.
Na BA-084, perto de Santo Amaro da Purificação, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas numa batida entre duas motos. A vítima fatal, o motociclista, foi José Reinaldo dos Santos.
(Jornal O Correio - Com informações da TV Bahia)

domingo, 13 de setembro de 2009

Acidente deixa dois mortos no Litoral Norte - RS.

Duas pessoas morreram em um acidente na manhã deste sábado em Santo Antônio da Patrulha, no litoral norte do Estado.
Um Clio colidiu frontalmente com uma carreta, que acabou ficando por cima do veículo, no km 7 da RS-474, por volta das 9h30min. O condutor do carro, Rogério Oliveira da Silva, 44 anos, e a passageira Angelita do Amaral, 31 anos, ficaram presos às ferragens e morreram no local. A carreta ainda não foi removida e o trecho está em meia pista.
RÁDIO GAÚCHA

Jovem morre em acidente em Canela - RS.

O jovem David Pereira Alves, 24 anos, morreu na madrugada deste sábado em um acidente de trânsito em Canela. Ele trafegava na RS-235 sentido Canela-Gramado quando teria perdido o controle do Fiesta placas IMG-7275 em uma curva no Km 39. Em seguida, teria se chocado contra um orelhão e um poste de concreto.
A caroneira Jane Cristine Pellens Amaro, 18, ficou ferida e está internada no Hospital São Miguel Arcanjo, em Gramado.

Adolescente morre atropelado em Nova Araçá - RS.

Um adolescente morreu atropelado na madrugada deste sábado em Nova Araçá. Jonas Rodrigues Martins, 16 anos, foi atingido no Km 25 da RS-324.
Conforme o grupo Rodoviário de Casca, que atendeu a ocorrência, o veículo que atropelou o jovem fugiu do local e seria uma Ecosport preta.
(Zero Hora)

Acidente entre dois caminhões deixa dois feridos em Passo Fundo - RS.

Um acidente envolvendo dois caminhões deixou duas pessoas feridas no km 104 da RS-324, em Passo Fundo, por volta das 22h deste sábado. Segundo o Comando Rodoviário de Brigada Militar (CRBM), os veículos eram uma carreta Scania e um caminhão Volkswagen com placas do Paraná.
Os dois ocupantes do Volkswagen tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para o hospital São Vicente, de Passo Fundo. O trânsito na rodovia ficou em meia pista até as 23h, quando os veículos foram removidos.
ZEROHORA.COM

Sete pessoas ficam feridas em acidente em Estância Velha - RS.

Sete pessoas ficaram feridas — das quais quatro com gravidade —, em um acidente no centro de Estância Velha, por volta das 5h deste domingo.
Segundo a Brigada Militar, as vítimas estavam todas dentro de um automóvel Passat, que bateu em um poste na Avenida Presidente Vargas. Os feridos foram encaminhados para hospitais de Estância Velha e Novo Hamburgo, quatro deles em estado grave.
ZEROHORA.COM

Chuva provoca duas mortes no RS entre sexta e sábado



O Rio Grande do Sul registrou entre sexta e sábado duas mortes no trânsito causadas pela chuva. Em Gramado Xavier, um passageiro de uma moto caiu no Rio Pardinho por volta das 22h desta sexta-feira, quando o veículo tentavam atravessar uma ponte que estava alagada. Em Iraí, um homem morreu afogado ao cair com o carro que dirigia dentro do Rio do Mel, no norte do Estado.

Policiais da Delegacia de Boqueirão do Leão encontraram o corpo de Luciano da Silva, 25 anos, morador de Sinimbu, nesta manhã, a 300 metros do local onde aconteceu o acidente. Luciano estava na carona de uma moto quando caiu no Rio Pardinho.

Por volta das 22h, os dois tentavam atravessar a ponte no limite entre Gramado Xavier e Boqueirão do Leão, que estava alagada. O condutor não viu um buraco coberto de água e passou por cima dele. Silva perdeu o equilíbrio e caiu na água. A localidade é conhecida como Alto Rio Pardinho e pertence a Gramado Xavier. O condutor foi socorrido por pessoas que estavam próximas do local.

Em Iraí, Adelmo Benhur Silveira, 45 anos, morreu afogado ao cair com o carro que dirigia dentro do Rio do Mel, na vila Militar em Iraí, no norte do Estado. Devido às fortes chuvas, o rio represou, invadindo a rua Valzumiro Dutra, no bairro. Ao passar com o Gol que dirigia pela rua, aos 30 minutos de sábado, Silveira perdeu o controle e acabou entrando nas águas do rio.

O carro foi arrastado pela correnteza para a parte mais funda do alagamento, próximo a um bueiro, que acabou por encobrir de água o automóvel. Um passageiro que estava junto com Silveira conseguiu fugir, mas o motorista ficou preso no carro e morreu afogado. O carro teve que ser removido do rio por um guincho.
(Zero Hora)