terça-feira, 2 de abril de 2013

Ônibus que caiu de viaduto tinha 46 multas e estava com vistoria do Detran vencida


Pelo menos sete pessoas morreram no acidente e 9 ficaram feridas

Bruno Amorim (Email · Facebook · Twitter)
Gustavo Goulart (Email · Facebook · Twitter)
Emanuel Alencar (Email · Facebook · Twitter)
Paula Autran (Email · Facebook · Twitter)

RIO - O ônibus da linha 328 que caiu do Viaduto Brigadeiro Trompowski na pista lateral da Avenida Brasil, sentido Centro, na tarde desta terça-feira, provocando a morte de sete pessoas, tem 46 multas de trânsito registradas, desde que entrou em operação, em 2007. O veículo, segundo a Secretaria municipal de Transportes, estava com a vistoria do Detran vencida desde 31 de outubro de 2012. O acidente ocorreu no trajeto da Ilha para o Centro, na altura da Ilha do Governador. Onze pessoas ficaram feridas e foram levadas para os hospitais Federal de Bonsucesso, Souza Aguiar, Saracuruna e Getúlio Vargas. Os corpos foram retirados do local e levados para o IML.
De acordo com a assessoria da Secretaria municipal de Transportes, o ônibus acidentado estava em bom estado de conservação. A última vistoria realizada no veículo, do tipo MicroMaster Urbano sem ar, ano 2007, placa KYI-0973, número de ordem B10033, foi realizada em 3 de setembro do ano passado. As vistorias têm prazo de validade de um ano. Segundo o órgão, para que o veículo passe pela inspeção municipal, ele tem que estar em dia com as vistorias do Detran, órgão responsável por cobrar e verificar se os veículos estão com as multas quitadas. Neste caso específico, a vistoria do Detran 2011 estava válida até 31 outubro de 2012, ou seja, estava em vigor no momento da vistoria realizada pela SMTR.



Ainda segundo a secretaria, o veículo tem multas por circular fora da faixa para ônibus no corredor BRS, parada irregular e excesso de velocidade (gravidade média, até 20% acima da velocidade permitida). A SMTR determinou ao consórcio Internorte que entregue à prefeitura os dados do tacógrafo do veículo e as imagens das câmeras internas do mesmo, gravadas na data de hoje.

Até o momento, seis dos sete mortos foram identificados. De acordo com os bombeiros, são eles: Luiz Antônio do Amaral, de 41 anos; Marcius Flávio do Nascimento, de 36 anos; Oséias da Silva Cardoso, de 39 anos; Ângela Maria Reis da Silva, de 62 anos; Francisco Batista da Souza, de 40 anos; e José Aparecido de Jesus, de 41 anos. Apenas o corpo de uma mulher ainda não foi identificado.
O vice-presidente do Sindicato Rio Ônibus, Otacílio Monteiro, informou que, de acordo com informações preliminares conseguidas com um funcionário da Paranapuan, uma discussão entre o motorista do ônibus e um passageiro que pulou a roleta pode ter provocado o acidente. Otacílio não soube informar se os motoristas de ônibus do município recebem noções de como se comportar neste tipo de situação durante o treinamento que recebem antes de sair às ruas.
- Há uma carência muito grande de motoristas no Rio, muito por causa do crescimento da indústria civil, que vem absorvendo mão de obra. O município tem hoje 16 mil profissionais, que passam por uma formação oferecida por nós e também pelas empresas. Eles aprendem, além de dirigir o veículo, noções de legislação de trânsito, primeiros socorros, comportamento ao volante e direção defensiva. Não sei dizer se são orientados a como agir em situações como essas, que não são incomuns - disse ele, acrescentando que, como toda a frota do município, o ônibus tem uma câmera de segurança que pode ajudar a explicar o que causou o acidente. - Pelo que nos informaram, o motorista é um dos mais antigos da empresa.
Sediada na Ilha do Governador, a Transportes Paranapuan pertence ao consórcio Internorte e é filiada ao Sindicato Rio Õnibus. Fundada em 1950, é uma das mais antigas do Rio. De porte médio, tem 700 empregados, uma frota de 213 ônibus e explora 17 linhas regulares e cinco linhas especiais, chamadas de serviço. Ainda segundo Otacílio, a empresa não está entre as que lideram o ranking de reclamações dos passageiros do sindicato.
Pelo menos duas pessoas que foram levadas para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, estão politraumatizados e em estado grave. São dois homens. Duas pessoas estão internadas no Hospital Federal de Bonsucesso, Uma adolescente de 17 anos, que estava no ônibus, quebrou a clavícula e tem traumatismo craniano leve. Ela está na emergência, em observação. Já uma mulher de 59 anos, que assistiu ao acidente e teve um mal súbito, deu entrada no hospital com insuficiência respiratória. Ela está na Unidade de Pacientes Graves da emergência.
Em entrevista à Globonews TV, o comandante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, Sérgio Simões, afirmou que os feridos no acidente de ônibus na Avenida Brasil foram resgatados de helicóptero. Ele ainda não sabe a gravidade das vítimas:
- Confirmamos sete mortos, sendo cinco homens e duas mulheres. Trabalhamos com a informação de seis feridos. Sabemos que algumas dessas pessoas foram removidas pelo helicóptero, o que pode indicar uma gravidade maior. Estamos com seis unidades do Corpo de Bombeiros, equipes de resgate, salvamento e pré hospitalar. Ao todo são cerca de 50 bombeiros militares. Estamos trabalhando em sintonia com o COR e estamos voltados para liberar o mais rápido possível as vias. Já mobilizamos máquinas para retirar o ônibus - afirmou.
Bombeiros dos quartéis de Ramos, Benfica, Penha, Méier, Ilha do Fundão e Grupamento de Busca e Salvamento foram acionados e a via chegou a ficar totalmente interditada nos dois sentidos para o pouso de dois helicópteros. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, todas a faixas da Avenida Brasil foram liberadas em ambos os sentidos, mas chegaram a ficar interditadas por cerca de três horas.
Para auxiliar os trabalhos de resgate e ordenar o tráfego na Avenida Brasil e vias de acesso, a CET-Rio disponibilizou 48 operadores de trânsito e reforçou o efetivo na Linha Vermelha e na Rua 24 de Maio,principais rotas de desvio. Também foi suspensa a rendição dos turnos de operação que se encerrariam às 18 horas. Mensagens informando sobre a interdição foram divulgadas em 18 painéis de mensagens variáveis em toda a cidade. Devido ao acidente, o tráfego apresenta retenção até a altura doTúnel Rebouças, para quem segue no sentido Zona Oeste da Avenida Brasil, e até a altura de Cordovil, no sentido Centro. A melhor opção para os motoristas é seguir pela Linha Vermelha ou pelas vias internas dos bairros.
Os motoristas devem evitar a Avenida Brasil e optar pelas Linhas Vermelha e Amarela ou vias internas. O Viaduto Brigadeiro Trompowski, que chegou a ficar totalmente interditado, tem uma faixa liberada e segue lento.
Outro acidente na Zona Sul
Dois ônibus colidiram na Avenida Visconde de Albuquerque, sentido Gávea, altura da Rua Rainha Guilhermina. O motorista de um dos veículos ficou ferido, mas ainda não há informações sobre para onde ele foi encaminhado. A via chegou a ficar totalmente interditada, mas já foi liberada.
Mais cedo, dois acidentes complicaram o trânsito na Avenida Brasil, altura do Caju. Bombeiros do Quartel Central foram acionados para prestar socorro a um homem que teve ferimentos leves em uma colisão entre um carro, uma caminhão e um poste na pista lateral, sentido Zona Oeste. A pista chegou a ser totalmente interditada para retirada do poste. A vítima foi encaminhada para o Hospital Central Aristarcho Pessoa. Um caminhão, um ônibus e um carro também colidiram logo depois no mesmo local. O segundo acidente não deixou feridos, mas atrapalhou quem ia para a Zona Oeste pela pista central.

O GLOBO

Atualizada as 20H55






Nenhum comentário: