terça-feira, 2 de março de 2010

Rio Grande do Sul: Carteira de motorista digital será emitida em 48h

Novo processo de emissão entra em vigor no dia 10 da março na Capital
A partir do dia 10 de março, os motoristas passarão a ter assinatura e fotografia digitais na hora da confecção da Carteira Nacional de Habilitação. A medida pretende padronizar e tornar mais seguro o processo de identificação dos condutores. O envio digital dos dados do motorista também diminui a espera pela emissão do documento.
Com o novo sistema de expedição da CNH, o motorista irá tirar a fotografia no próprio CFC, além de ter suas impressões digitais e assinatura digitalizadas no momento do requerimento. Segundo o diretor técnico do Detran-RS, Ildomário Szinvelski, o principal objetivo é tornar mais seguro o processo de identificação dos usuários e reduzir a burocracia de envio de dados por meio físico.
— O sistema será implantado primeiramente na Capital. Aos poucos, dependendo da adaptação com o sistema, vamos espalhar para o Interior — explica Szinvelski, acrescentando que em abril o processo já deverá estar disponível na região Metropolitana e, até novembro, entra em vigor em todo Estado.
Atualmente a carteira de motorista demora em média cinco dias para ficar pronta. A CNH Digital poderá ser emitida em 48h.
Primeira habilitação
 A partir do dia 10, na Capital, não será mais necessária a apresentação de foto 3x4. Os demais documentos continuam sendo exigidos (original e cópia):
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
Condutores habilitados
Condutores já habilitados não precisam procurar os CFCs para trocar a carteira. Ela será substituída gradualmente em caso de emissão de uma 2ª via ou no momento da renovação.
ZEROHORA.COM

Um comentário:

ONG ALERTA disse...

Diminuir a burocracia e padronizar é importante, mas não esquecer de dar uma boa educação aos motoristas é fundamental.