quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pais de vítimas de trânsito terão apoio psicológico de graça - ES.

Pais e outros parentes de vítimas de trânsito poderão contar com ajuda profissional, e de graça, a partir deste sábado. O Projeto Vida Urgente, criado no Rio Grande Sul e que funciona em Vitória há pouco mais de um ano, abriu um espaço de apoio em grupo a pessoas que sofrem com a perda de familiares e amigos, vítimas de acidentes.
A primeira reunião do grupo vai começar às 10 horas deste sábado, na sede do Vida Urgente, na Rua Doutor João Carlos de Souza, próximo ao Hipermercado Carrefour (da Reta da Penha). O espaço estará aberto aos parentes e amigos de jovens que morreram de forma violenta.O atendimento, todo gratuito, contará com a ajuda voluntária de duas psicólogas e de um psicanalista. No primeiro dia, um grupo de 26 pais, integrantes do Coral Vida Urgente, no Rio Grande do Sul, também vai participar do espaço.
"O importante das reuniões em grupo são os desabafos e o apoio mútuo. Somente um pai que perdeu um filho sabe a dor que o outro sente", frisa a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga.
Ela perdeu o filho Thiago há 14 anos, quando ele estava com 18. No ano seguinte largou tudo, até a profissão de arquiteta, para se dedicar à fundação. "Muitos pais vinham me procurar, pedindo apoio. Eu me senti como uma cega ajudando a outros. Por isso surgiu a ideia do grupo de pais", explica.
No Rio Grande do Sul, cerca de 400 famílias estão envolvidas nas reuniões de apoio, que acontecem três vezes por semana para atender a todos. Aqui no Estado, pelo menos 12 pais já foram convidados e confirmaram presença. As reuniões devem acontecer às terças-feiras, a partir das 19 horas.
Vida Urgente
Reuniões de grupo: Apoio psicológico gratuito a parentes e amigos de vítimas de trânsito
Onde: Rua Doutor João Carlos de Souza, nº 245, Vitória
Referência: Para quem segue em direção a Ponte da Passagem, pela Reta da Penha, fica na primeira rua à direita
Tel: 3315-8942
Horários: 1ª reunião será neste sábado, a partir das 10 horas. As próximas devem acontecer às terças-feiras, às 19 horas
Coral: Amanhã, às 14 horas, no auditório do Detran, e às 18 horas, na sede do Vida Urgente (Rua Doutor João Carlos de Souza, nº 245, Vitória)
Show: Amanhã também tem show, de graça, da banda gaúcha Papas da Língua, na sede do Vida Urgente
Exposição itinerante: Fotos de 22 jovens, vítimas de trânsito, que ficarão à mostra em três espaços, em datas diferentes, durante a semana. Entre eles Detran e Assembleia Legislativa
Coral e exposição na Semana de Trânsito
A partir de amanhã começa a Semana Nacional de Trânsito, com a abertura feita pelo grupo de Coral Vida Urgente, formado por pais de vítimas de trânsito, todos do Rio Grande do Sul. Vinte e seis deles estarão no Estado para participar do evento. Além de cantar no auditório do Detran, na Reta da Penha, o grupo deve se apresentar na sede do Vida Urgente, em Vitória. Logo depois será a vez da banda Papas da Língua se apresentar. O evento começa às 18 horas. Outra atividade cultural lançada pelo Vida Urgente é uma exposição com 22 fotos de jovens que morreram em acidentes. "São fotos lindas, com imagens deles fazendo o que gostavam", disse Diza Gonzaga, presidente da fundação Thiago de Moraes Gonzaga.
(Gazeta Online)

Um comentário:

Anônimo disse...

BOa tarde,
Sou psicóloga, moro em SP, capital.
Fiz o curso de capacitação pra ser psicologa perita credenciada pelo Detran.
GOstaria muito de realizar um trabalho parecido com os de vcs aqui na minha cidade.
Como eu poderia começar? Vcs poderiam me dar algumas dicas de como iniciar o processo de uma fundação como essa?
Vcs tem apoio de quem? do Estado? do Detran?
Ficaria muito agradecida se pudessem me responder.
Obrigada.
Meu email: tishibuya@hotmail.com
Meu nome: Titoce Shibuya