segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Espirito Santo: Caminhoneiro alcoolizado provoca acidente em praia

Numa tarde de sol e muito movimento, a orla de Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, foi cenário de um grave acidente. Alcoolizado – como comprovou o teste do bafômetro – , o motorista de caminhão Edio Carlos de Menezes Júnior, 27 anos, invadiu a contramão, subiu no canteiro central, atingiu um motociclista, derrubou um poste - que caiu em cima de um Palio - e ainda bateu em um Gol.
O acidente aconteceu por volta das 16 horas, na Avenida Estudante José Júlio de Souza. As câmeras de videomonitoramento instaladas na orla registraram tudo e ajudaram na captura do acusado, que dirigia um caminhão Volvo. Um agente de trânsito de Vila Velha disse que recebeu o chamado a tempo de interceptar Edio Carlos a 600 metros do local do fato. Revoltados, os inúmeros banhistas que presenciaram a cena queriam linchar o acusado, que, no DPJ de Vila Velha, assumiu ter bebido. Ele disse que estava com duas pessoas.
Testemunhas disseram que o acidente poderia ter sido maior caso um Gol vermelho não estivesse estacionado próximo à calçada, no caminho do caminhão. “Com certeza, esse motorista teria invadido o calçadão e, fatalmente, teria atropelado várias pessoas. Foi uma grande loucura. Estava na areia e só ouvi o barulho. Quando olhei, meu carro havia voado”, contou a empresária Nádia Pacheco de Araújo, 47 anos.
O veículo atingido pelo poste foi um Palio verde. O dono do veículo, o estudante Renan Valim, 21, não conseguia disfarçar seu desespero. “Não podemos mais nem nos divertir. Estava no quiosque quando tudo aconteceu. Quando olhei, vi meu carro achatado e uma pessoa ferida ao lado”, disse.
A moto Yamaha 125 preta conduzida pelo técnico em manutenção de elevador Diogo Vanderlei Batista Tavares, 23, foi recolhida por um amigo da vítima. Diogo foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), e levado para o Hospital Santa Mônica, na mesma região, por ter sofrido um ferimento na perna.
Motorista diz ter bebido duas cervejas
O caminhoneiro Edio Carlos de Menezes Junior, de 27 anos, contou que bebeu duas cervejas antes de sair com o caminhão. O teste do bafômetro acusou o teor de 0,81 mg de álcool por litro de ar expelido, o que significa que ele cometeu crime ao dirigir alcoolizado. Mesmo assim, o caminhoneiro – que é de Uberlândia (MG) – disse que a bebida não influenciou no acidente.
“Perdi o controle quando um carro tentou me ultrapassar. Aí subi no canteiro, bati no poste, depois atingi o motoqueiro e voltei para a minha mão”, contou.
Mas as câmeras do videomonitoramento de Vila Velha mostram outra situação. As imagens mostram o caminhão ultrapassando um veículo na avenida, e, em seguida, o caminhoneiro perde o controle. O caminhão sobe no canteiro, vai para a contramão e atinge o motoqueiro.
Na sequência, o caminhoneiro volta a subir no canteiro, derruba um poste e retorna para o sentido normal. Duas pessoas que estavam no caminhão saem, e ele segue. O caminhão foi parado por um guarda de trânsito, que havia sido informado das condições do condutor pela central de videomonitoramento.
Edio disse que foi agredido por pessoas que estavam na praia, e que não tentou fugir. Ele está no Estado para entregar uma carga na Serra hoje, e disse que aproveitou para ir à praia, onde acabou bebendo.
(Geraldo Nascimento)
Deborah Hemerly dhemerly@redegazeta.com.br Da Redação Multimídia

Nenhum comentário: