terça-feira, 9 de março de 2010

Piauí: Acidentes de trânsito se destacam em atendimentos do Samu

Acidentes de trânsito se destacam em atendimentos do Samu
Traumas por acidentes de trânsitos, principalmente envolvendo motos, estão entre as principais ocorrências registradas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina em fevereiro, mês do Carnaval. De acordo com relatório divulgado pelo serviço, 381 atendimentos em decorrência de acidentes foram realizados nas zonas urbana e rural do município nesse período.
A urgência clínica de adulto continua liderando o ranking de atendimento do Samu, com 884 ocorrências na zona urbana e 85 na zona rural. De acordo com a coordenadora do Samu, enfermeira Clara Leal, o total de ocorrências gerado no mês de fevereiro chegou a 5.999, incluindo as orientações, que são procedimentos realizados pela equipe médica do serviço por meio do telefone 192, sem a necessidade de deslocamento de ambulância.
O relatório destaca outras ocorrências, como urgência obstétrica, com 467 casos, traumas por queda (141), urgência psiquiátrica (122), envenenamento (07) e choque elétrico (02), além de atendimento em decorrência de afogamento.
Clara Leal chama a atenção no relatório para a questão de endereços não localizados pelas equipes do Samu. No mês passado, foram realizadas 30 viagens sem sucesso nesse aspecto, o levando a coordenação do serviço a insistir na precisão das informações, inclusive com pontos de referência, para que o socorro seja prestado.
Apesar de estável, o número de trotes ainda preocupa o Samu. Mais de 20 deslocamentos de ambulâncias foram realizadas no mês de fevereiro com base em informações não-verdadeiras, causando um prejuízo no atendimento para quem realmente precisa.
Outra situação que preocupa o Samu, de acordo com Clara Leal, são as remoções antecipadas de vítimas por decisão de leigos, totalizando 198, no mês passado. Outras 224 pessoas recusaram atendimento das equipes, mas 2.234 orientações médicas foram efetivadas sem a necessidade de deslocamento das ambulâncias.
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), investimento em equipamentos, treinamento e capacitação promovidos pela prefeitura contribuem decisivamente na melhoria e agilidade do atendimento prestado pelas equipes de salvamento. Segundo ela, a Fundação também aumentou o número de veículos para o atendimento, passando de dez para 13 ambulâncias, que também passaram a ser melhor monitoradas.
O tempo-resposta para o socorro às vítimas vem também diminuindo, segundo a FMS, chegando atualmente em uma média de 14 minutos do deslocamento das ambulâncias até o local da ocorrência e de 12 minutos até o hospital de referência, na zona urbana. Na zona rural, o deslocamento até o local representa 32 minutos e de 27 minutos do local até o hospital de referência.
Portal Odia.com

Nenhum comentário: