Para especialistas, os 25 municípios com maior crescimento tende a ter população pequena e a frota reduzida
Arroio do Padre e Carlos Gomes encabeçam o ranking gaúcho das cidades que registraram o maior crescimento no número de multas em 2009.
Mas a liderança não significa um exagero nas infrações. Onze autuações foram aplicadas no trânsito dos dois municípios nos 12 meses do ano passado. Em 2008, Arroio do Padre e Carlos Gomes não registraram infrações.
O número aparece em um levantamento preparado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), incluindo todas as autuações de órgãos municipais, estaduais e federais. Para especialistas, os 25 municípios com maior crescimento tende a ter população pequena e a frota reduzida.
Duas das exceções à explicação são Esteio e Novo Hamburgo. Uma dos motivos para essa multiplicação de autos de um ano para outro vem da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No ano passado, a instituição passou a contar com dois radares móveis de tecnologia mais avançada. Eles conseguem flagrar mais veículos em um curto espaço de tempo, são capazes de cobrir uma área maior da rodovia e apresentam um índice de descarte de possíveis autuações reduzido. Os aparelhos foram colocados para trabalhar na BR-116, o que inclui Esteio e Novo Hamburgo.
No estudo, Araricá aparece na ponta como o município com a maior queda de infrações (92%). Ontem, Zero Hora mostrou que, em 2009, houve uma infração de trânsito para cada dois veículos registrados. Foram ao todo 1,9 milhão de autos no ano passado, 11,5% superior a 2008.
ZEROHORA.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário