sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Rio Grande do Sul: Homenagem aos ídolos xavantes mortos no acidente emociona torcida



Cerca de dois mil rubro-negros participaram da missa em Pelotas

A Catedral São Francisco de Paula, no centro de Pelotas, parecia o Estádio Bento Freitas em dia de jogo do Brasil-Pe no final da manhã desta sexta, quando foi realizada a missa em homenagem às vítimas do acidente com o ônibus xavante há exatamente um ano atrás. Aproximadamente dois mil torcedores rubro-negros foram ao templo católico e se emocionaram com cada palavra do padre Martinho, que em meio ao culto eternizou as figuras de Cláudio Milar, Régis Gouveia e Giovani Guimarães.

– Eles estão vivos, mas em forma de mártires deste clube vitorioso – disse o sacerdote angolano, se referindo às vítimas fatais da tragédia do dia 15 de janeiro de 2009.

A missa começou às 11h e se estendeu por quase 1h30min. Durante todo tempo, o que se via eram expressões marcantes de quem talvez não tenha entendido ou aceitado ainda o que aconteceu há exatos 365 dias. O goleiro Danrlei, que estava na viagem em que o ônibus não venceu a curva e despencou de um barranco de quase 40m nas proximidades de Canguçu, fez questão de comparecer à cerimônia e também compartilhou do sentimento de dor e saudade que envolveu a principal catedral pelotense na manhã desta sexta.

– Infelizmente por um fato que eu não gostaria que acontecesse, acabei tendo um elo acima do normal com o Brasil, que durará para sempre. Então, o mínimo que eu poderia fazer era estar junto com todos os xavantes nesta missa, e prestar mais esta homenagem aos nossos amigos que infelizmente se foram. Eu sempre vou querer estar por perto e ajudar este clube que merece estar no topo, porque é formado por guerreiros – disse o ex-arqueiro.

O presidente do Brasil-Pe, Helder Lopes, conseguiu uma autorização especial dos médicos para sair do hospital onde se trata de problemas decorrentes do diabetes e presenciar de perto a homenagem. O dirigente, que por muitas vezes não segurou as lágrimas durante a cerimônia, acredita que a data de 15 de janeiro marca o início de uma nova vida para o Xavante.

– Essa data marca o renascimento do clube. Esperamos ser felizes em 2010, e dar muitas alegrias a estes torcedores, que vieram à catedral, homenagearam os nossos guerreiros e mostraram que o Brasil está vivo – disse Lopes.

CLICESPORTES - JORNAL PIONEIRO

Um comentário:

Daniela Lima disse...

Foi muito triste esse acidente!!!