sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Pará: Acidentes de trânsito dobram em Santarém

Pesquisa realizada entre janeiro e novembro do ano passado pelo educador de trânsito Clauriberto Levy revela que o índice de acidentes de trânsito em Santarém aumentou em quase 100% em 2009 se comparado a 2008. O educador estuda há mais de 30 anos o sistema de trânsito no Brasil e utilizou dados da Policia Militar e do Pronto-Socorro Municipal de Santarém para chegar à conclusão.
A pesquisa mostra que no ano passado foram registrados 2.782 acidentes de trânsito em Santarém, equivalente a 252 por mês e oito por dia. Em 2008 eram registrados quatro diariamente.
O levantamento aponta que aproximadamente 1.979 acidentes envolvem motocicletas, o que representa 67% das ocorrências, liderando os registros. Já envolvendo carros foram registrados 389 acidentes. Bicicleta chegou a 157 e carro e moto 178. Os atropelamentos chegam a 315 e os acidentes sem causa específica somam 60.
De acordo com a pesquisa foram registradas 15 mortes por acidentes de trânsito, uma a mais que em 2008, quando 14 pessoas perderam a vida nas ruas de Santarém. Foram apreendidos 2.250 veículos pelo Pelotão de Trânsito da Policia Militar (PTRAN) e, notificados 1.126 condutores irregulares. As maiores infrações são: avanço de sinal vermelho, motorista alcoolizado e excesso de velocidade.
Para o educador Clauriberto Levy, a causa para tantos acidentes em Santarém ainda é a falta de consciência de quem conduz os veículos. Ele garante que já procurou políticos para tentar colocar em prática projetos que teriam como objetivo mudar a realidade nas ruas do município. Até o momento, não obteve respostas.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário: