quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pelas Ruas: caminhão derrama óleo vegetal na pista e provoca acidente - RS



Um caminhão derramou óleo vegetal na pista da Avenida Coronel Marcos, na zona sul de Porto Alegre. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o veículo ia em direção à Zona Sul, quando começou a derramar a carga. Minutos depois, por volta das 11h40min, o asfalto escorregadio fez com que um taxista perdesse o controle do Siena que dirigia e colidisse contra um poste.

Atualizada às 14h57min
— Tem um monte de óleo na pista, me perdi, e quando vi eu bati no poste. Outros carros também se perderam, só que não bateram. Toda a frente do meu carro ficou destruída — conta o taxista André Bonsiglio Silveira, 29 anos.

O motorista da carreta, Daniel Dias, 41 anos, conta que estava indo em direção ao bairro Restinga, quando a tampa do tanque arrebentou. Ele transportava pouco mais de 25 mil litros de óleo vegetal e cerca de 200 litros devem ter sido derramado, estima o motorista que lamenta a fatalidade:

— Estava vindo de Guaíba e ia abastecer um cliente na Restinga. Ninguém está livre de passar por uma situação destas. Não me assustei, mas fiquei preocupado com o que aconteceu. Procurei o lugar mais próximo e parei o caminhão.

O capitão do 1º Comando Regional de Bombeiros, Paulo Henrique Monteiro de Oliveira, explica que espera a chegada da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis (Fepam) para que providências sejam tomadas:

— A Fepam está vindo avaliar um possível dano ambiental. Após a avaliação, a empresa vai ter que providenciar a retirada do produto que está no solo. Eles precisam ter um procedimento a ser adotado em caso de acidentes desse tipo. Caso não consigam fazer, nós, com o apoio da EPTC, faremos.

Há estreitamento de pista no local e aqueles que passam pelo resíduo reclamam de forte odor no ar.
ZEROHORA.COM

Um comentário:

ONG ALERTA disse...

A palavra já diz tudo acidente estes também podem acontecer sem pré requisitos.