terça-feira, 16 de março de 2010

Famílias atingidas por barragens bloqueiam BR-116 em Capão Alto, na Serra catarinense

Manifestantes reivindicam reavaliação nos valores das indenizações
Cerca de 1,5 mil manifestantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) bloquearam a BR-101 em Capão Alto, na Serra catarinense, por 15 minutos por volta das 16h desta terça-feira. Esta foi a segunda paralisação do dia. Pela manhã, a rodovia foi fechada por meia hora.
O protesto é uma ação de famílias atingidas pelas construções de hidrelétricas na região. Eles reivindicam uma reavaliação nos valores das indenizações por causa da perda das terras e querem mais apoio do governo federal para reestruturação das comunidades ribeirinhas dos rios Pelotas e Canoas. Além disso, o MAB também pede a presença do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para fazer um cadastramento dos atingidos.
Os manifestantes estão acampados a 500 metros do trevo de Capão Alto e devem ficar no local até quarta-feira. São famílias de oito municípios catarinenses — Anita Garibaldi, Celso Ramos, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Capão Alto e São José do Cerrito, na Serra, e Abdon Batista e Campos Novos, no Meio-Oeste — e de quatro cidades gaúchas — Vacaria, Esmeralda, Barracão e Pinhal da Serra.
DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: