quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Paraná: Sem celulares, agentes da PRF improvisam para poder trabalhar



Contrato emergencial para uso de celulares corporativos terminou no início da semana. Os policiais usam telefone emprestado, celulares pessoais e até mesmo orelhões para se comunicar com os colegas.

Agentes de 21 dos 38 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná estão tendo de usar telefones emprestados, celulares pessoais ou até mesmo orelhões para trabalhar. Desde domingo (15), os celulares corporativos que eles usavam estão desligados, pois o contrato emergencial com a companhia que prestava o serviço venceu. A instalação de aparelhos fixos, que resolveria o problema, atrasou e vai demorar entre uma semana e dez dias.

A situação atinge os postos que foram repassados pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) à PRF, conforme determinação do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, em maio deste ano. As 17 unidades que já pertenciam aos policiais federais não foram afetadas, porque têm telefone fixo próprio.
Uma das situações mais críticas é a de Porto Camargo, na região Noroeste, que no início da semana dependia de orelhões instalados nos arredores do posto. O superintendente substituto da PRF no estado, inspetor Adriano Furtado, afirma que o problema já foi resolvido, com o envio de um celular cujo funcionamento está em dia e que se encontrava ocioso – havia mais dois aparelhos nessa situação, ambos distribuídos.

Há unidades que usam telefones emprestados pela PRE, que ainda divide alguns postos com a PRF – a separação das duas polícias está em curso. Em Marialva, na região de Maringá, a polícia estadual já foi embora, mas deixou um telefone fixo para o recebimento de chamadas. É esse improviso que permite o contato de muitos motoristas.

A reportagem da RPCTV flagrou um acidente entre duas carretas na Avenida Colombo, trecho urbanos na BR-376, em Maringá. Um dos envolvidos, que preferiu não revelar a identidade, discou para o telefone 191 e não foi atendido. Ele só conseguiu contatar a PRF porque um agente de trânsito que passava pelo local discou para o telefone deixado pela PRE em Marialva.

Outro problema para a população é que o telefone 191 – único a disposição para falar com a PRF nos postos sem celulares – tem atendimento centralizado em quatro pontos do estado. A ligação feita em Maringá, por exemplo, é redirecionada para Ponta Grossa, o que atrasa o serviço. Diversas vezes, a ligação sequer é completada.

Já em Furnas e Imbaú, na região de Ponta Grossa, é comum os agentes se comunicaram fazendo uso dos próprios celulares, inclusive para fazer chamadas, arcando com as despesas, portanto. "Se tornou mais precária a comunicação" reconhece Simone Muhlenbruch, adjunto-administrativa da delegacia Ponta Grossa.

A última opção dos policiais é o sistema de rádio da PRF, que está presente em todos os postos e viaturas, mas tem alcance limitado e deixa “buracos” em certos pontos do estado. Além disso, os aparelhos nem sempre estão em posse da pessoa com quem se deseja falar. “Se eu precisar falar diretamente com determinado policial, ligo no celular pessoal", conta o inspetor João Roberto Secco, de Cascavel.

(Jornal de Londrina - Renan Colombo, do Jornal de Maringá Online)

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