sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ceará: Menino morre após queda em caminhonete

Garoto disse aos pais que caiu e bateu a cabeça no carro. Foi internado na Santa Casa de Sobral e morreu após quatro dias
Reriutaba
A morte de uma criança de cinco anos pode ter sido ocasionada por uma queda sofrida dentro uma D-20, que serve como transporte escolar neste município (a 292Km de Fortaleza). Pelo menos é o que dizem os pais da criança. Segundo o agricultor Luís das Chagas Ferreira, seu filho, Jailson Rodrigues Ferreira, chegou em casa na tarde do dia 5, sentindo fortes dores de cabeça. "No primeiro momento, ele disse que a dor era por causa dos gritos dos coleguinhas, que fazem muito barulho no transporte. Mas depois ele disse que havia caído no carro e batido com a cabeça".
O socorro ao filho foi feito pela mãe, Francisca Lucilene. "A noite ele não deixou ninguém dormir gemendo de dor, chegando inclusive a vomitar. Daí levei para o hospital de Reriutaba, onde foi medicado".
Preocupado com a saúde do filho, o pai resolveu encaminhá-lo para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, na manhã do dia seguinte, onde foi constatado que a criança tinha sofrido um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE). Na tarde da última quarta-feira, Jailson Rodrigues Ferreira faleceu. O corpo da criança foi sepultado ontem.
O acidente envolvendo Jailson, aluno da escola Francisca Silveira, aconteceu na localidade de Munquém, na zona rural de Reriutaba. O colégio fica a 2km da residência onde o menino morava com os pais.
Os pais são unânime em afirmar que o veículo transporta cerca de 13 crianças, que na maioria das vezes, viajam sozinhas, sem acompanhamento de um adulto. "Vejo as crianças chegarem as escola e descerem sozinhas. Algumas vezes viaja uma professora, mas é raro", disse a dona de casa Silvia Helena que mora em frente a Escola Francisca Silveira, e mantém uma filha estudando no mesmo colégio.
Apesar de muito comum nos distritos e localidades do Interior, os transportes em "Paus-de-Arara" são considerados ilegais pelas leis de trânsito. A população, na maior parte das vezes, recorrer ao serviço irregular pelos preços mais baixos.
A Secretária de Educação do Município não foi encontrada para falar sobre o assunto. O caso é acompanhado pelo Conselho Tutelar da Cidade.
Caso semelhante
No dia 23 de outubro do ano passado, a morte de uma criança, em decorrência de um acidente dentro de um ônibus de transporte escolar, causou revolta e comoção na população do município de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe (205Km de Fortaleza).
O garoto Francisco Artur Farias Santiago, de apenas dois anos de idade, caiu no buraco que existia no piso do ônibus em que ele viajava na companhia da mãe e de outras crianças. O menino ainda chegou a ser socorrido. Foi levado ao Hospital Regional Dr. Limaverde, porém, deu entrada já sem vida na Emergência da unidade.
A Polícia instaurou inquérito para investigar o caso. Populares disseram que o condutor do ônibus fugiu, mas a assessoria de Comunicação Social da Prefeitura informou em nota que o motorista buscou uma forma mais rápida de chegar ao hospital com a criança e se apresentou à Polícia.
WILSON GOMES
REPÓRTER
Diário do Nordeste

Nenhum comentário: