segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Brasília: Detran flagra 560 condutores durante Operação Bafômetro

Durante o mês de janeiro, 560 condutores foram autuados por dirigir sob influencia de álcool, durante a Operação Bafômetro. Nesses flagrantes, 79 motoristas foram presos por apresentarem nível de álcool igual ou superior a 0,3 mg/l. A ação é realizada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) em ação conjunta com a Polícia Militar.
Nesse mesmo período, 1.587 veículos foram apreendidos. As principais causas, segundo o gerente de fiscalização de trânsito do Detran, Silvain Fonseca, foram ausência de licenciamento ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Houve também veículos sem os equipamentos obrigatórios de segurança. Os pardais e barreiras eletrônicas flagraram 58 mil motoristas que dirigiam acima da velocidade.
Fonseca explica que os números estão acima dos esperados para o mês de janeiro.“Acredito que muitos condutores foram pegos de surpresa, pensando que, por estarmos em período de férias, o Detran reduziria as fiscalizações”, analisa.
O gerente de fiscalização conta, ainda, que o Detran realiza as ações de fiscalização diariamente. A parceria com a PM ajuda a ampliar as áreas de atuação. “Estamos estendendo as operações até o início da manhã, assim pegamos os motoristas que tentam escapar da fiscalização”, diz.
Números do DF
Desde que a Lei Seca entrou em vigor, em junho de 2008, o número de autuações por dirigir sob influência de álcool é de quase 10 mil. No ano passado 6.838 condutores foram flagrados por dirigir embriagados, o que corresponde a uma média de 570 casos por mês.
Penalidades
Os motoristas flagrados tiveram, de acordo com Silvain Fonseca, a carteira de habilitação recolhida e estão sujeitos a multa de R$ 957,70. Além disso, eles podem, ter o direito de dirigir suspenso por até 12 meses. Nos casos em que o bafômetro acusa o nível de álcool 0,3 mg/l o motorista também pode cumprir detenção de seis meses a três anos.
Correio Braziliense

Nenhum comentário: