segunda-feira, 21 de março de 2011

Número de veículos no Estado cresceu 67% nos últimos 5 anos; no Sudeste, aumento foi de 52%

Nada mais parece frear o crescimento da frota de veículos no Espírito Santo. Uma prova disso é que nos últimos cinco anos o Estado registrou o maior aumento no números de carros, motos, caminhões e outros 15 tipos de meios de transporte que circulam pelas ruas, em toda a Região Sudeste. São 67% a mais, superando a média nacional, que cresceu 54%, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Sobre rodas - Confira os números do crescimento da frota

Os dados apontam que existem hoje 1.262.848 veículos nas ruas e estradas capixabas. Há cinco anos, esse total somava 753.475. Considerando que o Espírito Santo tem 3.512.672 habitantes, de acordo com o IBGE, já trafega por aqui um veículo para cada 2,7 pessoas.

Os números, para a diretora técnica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rosane Giuberti, apresentam dois significados distintos: o reflexo do crescimento econômico do país e um agravamento dos problemas de lentidão no trânsito e nos danos ambientais.

Comparando os números do Estado com os nossos vizinhos do Sudeste, no intervalo de cinco anos o aumento da frota em Minas Gerais foi de 67%; em São Paulo, de 44%; e no Rio de Janeiro, de 40%. O crescimento capixaba foi o 19º maior do país.

Também entre 2005 e 2010, o número de motos foi o que mais cresceu (114%), chegando a 351.752. O número chega perto da metade da quantidade de carros (653.018).

Quatro vezes mais motocicletas em 10 anos

Na última década, o número de motos que circulam pelas ruas do Estado cresceu quatro vezes, pulando de 85.873 para 351.752. Esse também foi o maior aumento do Sudeste. As motocicletas já representam cerca de 30% de toda a frota de veículos do Estado.

Vila Velha é o município que contém o maior número de motocicletas. São 30.286, o que representa 8,5 % do total de todo o Estado. Vitória aparece na quinta colocação, com 18.745. A média do crescimento do número de motos no Estado gira em torno de 16% ao ano, e segundo a diretora técnica do Detran, Rosane Giuberti, esse dado reflete o aumento da oportunidade de empregos que exigem uso desse veículo.

Esse dado também tem sido fundamental para o crescimento do índice de acidentes envolvendo motociclistas. Entre 2008 e 2009 o número cresceu 130% e, apenas no ano passado, foram registradas 79 mortes no Estado.

Análise

Reflexo da renda maior

João Renato Prandina.
Eng. Civil e Professor de Transportes


O crescimento da frota de veículos não representa, diretamente, uma queda no número de usuários do transporte público. Esse número, na verdade, está ligado ao aumento da população e da renda. Mas o dado é determinante, por exemplo, para um problema grave: um aumento exacerbado dos tempos de viagens dos veículos, chegado ao ponto de que a elevação do fluxo de veículos acabe trazendo o usuário de volta ao coletivo. Para se ter uma ideia, a curva ascendente da quantidade de veículos no país foi fundamental para que o tempo médio de viagem de ônibus registrado na última década crescesse 19 %. Nesse período, o tempo gasto por carros nas viagens cresceu 67%.
Gazeta Online

Nenhum comentário: