segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Cidade da região sul do Estado está sem viaturas há seis dias

Por Juliano Rodrigues

Município com mais de 20 mil habitantes, Piratini, no sul do Estado, se transformou em um símbolo do sucateamento do efetivo e da estrutura física da Brigada Militar. Os 19 PMs que compõem o batalhão da cidade estão desde a terça-feira, 6, sem viaturas para fazer o policiamento ostensivo. Os quatro veículos, um Prisma, uma camionete rural e duas motocicletas, estragaram. Segundo o vereador Serginho (PDT), que relatou o problema ao comando regional da corporação, alguns brigadianos têm utilizado veículos particulares para deslocamento até as ocorrências.
— É uma situação insustentável. Ficar quase uma semana sem viatura é um convite aos bandidos — reclama.
Segundo o comandante da região, tenente-coronel Carlos Alberto Brush, a situação que ocorre em Piratini é comum na região, já que a renovação da frota de viaturas é lenta e, quando alguma estraga, os reparos também demoram. Brush garante que um veículo será deslocado de Pelotas para substituir temporariamente os carros estragados.
Em Piratini, além do problema com as viaturas, a preocupação fica por conta do efetivo da corporação. A defasagem é tanta que, em 1989, a Brigada Militar da cidade tinha 83 policiais. Agora, tem apenas 19 e, a partir de março, com a aposentadoria de cinco servidores, ficará com apenas 14 PMs.

Nos primeiros dias do ano, o governador José Ivo Sartori editou um decreto limitando os gastos públicos e a contratação de servidores.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: