terça-feira, 18 de maio de 2010

Criança morre atropelada ao cair de ônibus escolar no DF

Moradores reclamam da precariedade do transporte escolar.
Documento do ônibus envolvido no acidente está vencido há seis anos
Um menino de oito anos morreu atropelado na tarde de segunda-feira (17), após cair de um ônibus escolar. O acidente ocorreu entre Brazlândia e Monte Alto, a cerca de 45 Km de Brasília, já na divisa com Goiás.
O motorista do transporte escolar vai prestar depoimento na Delegacia de Padre Bernardo-GO sobre o atropelamento. O veículo foi levado para inspeção e apresenta bancos soltos e poucos cintos de segurança.
O documento apresentado pela empresa de ônibus contratada pela prefeitura é de 2004 e está vencido há mais de seis anos. Apesar do estado precário do veículo, o diretor da empresa, Adilson Silva, disse que os ônibus são seguros.
O acidente aconteceu a poucos metros da escola. Segundo testemunhas, o menino estava em pé, perto da porta do ônibus, que começou a se movimentar. A vítima caiu na pista e a roda traseira passou por cima dele.
A mãe do menino ficou em estado de choque e foi para o Hospital de Brazlândia. Francisco das Chagas, tio da vítima, lamentou a falta de um monitor dentro do ônibus para orientar os alunos. “O motorista não pode estar dirigindo o ônibus e prestar atenção no ônibus todo. Como são crianças, tem que ter uma pessoa para orientar os meninos”, afirmou.
Revoltados, os moradores atestam a precariedade dos ônibus escolares. “Crianças de seis anos vão em pé, não tem quem olhe e o motorista não dá conta de olhar. O ônibus é sem freio, a porta vem aberta, não tem cadeira para eles sentarem e só anda sujo. O que a gente faz? Não tem cinto de segurança, a gente vai esperar acontecer o mesmo que aconteceu com essa mãe”, questiona uma moradora.
A polícia vai ouvir ainda o fiscal da prefeitura que liberou o ônibus para ser utilizado para transporte escolar.
Do Bom Dia DF - g1.globo.com.br

Nenhum comentário: