sábado, 29 de maio de 2010

Rio GRande do Sul: Aumento de mortes de crianças no trânsito gaúcho preocupa autoridades

De janeiro de 2008 até agora, 91 crianças morreram. Neste ano, já são 18 vítimas
As mortes de crianças com até 11 anos em acidentes de trânsito aumentaram nos últimos anos no Rio Grande do Sul. De Janeiro de 2008 até agora, 91 crianças morreram. Só no ano passado foram 41 mortes, nove a mais que em 2008. Neste ano, já são 18 vítimas. Os dados preocupam as autoridades em trânsito do Estado.
Uma das alternativas para diminuir as mortes já está sendo implantada. Regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito em 2008, o uso das cadeirinhas especiais para crianças com até sete anos em veículos passará a ser cobrado pela fiscalização a partir de 9 de junho. Crianças entre sete e 10 anos não precisam da cadeirinha, mas terão que ficar no banco de trás, usando o cinto.
O motorista que for flagrado transportando as crianças de maneira irregular será multado em R$ 191. Alem disso, somará sete pontos na carteira e ainda poderá ter seu veículo recolhido. Para Vanderlei Capellari, gerente de operações da EPTC, empresa que monitora o trânsito de Porto Alegre, esta é uma medida de prevenção. Mas, ele lembra que só isso não basta:
— Os pais devem sempre andar na rua com a criança na mão para que esses descuidos não gerem acidentes. Os motoristas devem ter bastante atenção ao observar crianças andando sozinhas e redobrar o cuidado. A criança tem gestos impensados, acabam entrando na via e acontecem os problemas.
Os dados do Detran apontam ainda que de 2008 até agora, mais de 2,4 mil crianças ficaram feridas em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul.
RÁDIO GAÚCHA - Felipe Daroit - felipe.daroit@rdgaucha.com.br

Nenhum comentário: