quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sesapi alerta para os agravos a doenças não transmissíveis

A direção da Secretaria da Saúde (Sesapi) está preocupada com as lesões ocasionadas por acidentes e violências externas, que são incluídas em um agrupamento denominado Doenças e Agravos Não Transmissíveis. O impacto dessas doenças atinge, diretamente, o modo de vida da população e as ações preventivas de saúde.
O número desses agravos é crescente, e deve ser mensurado. A Sesapi alerta que as medidas de prevenção são individuais e devem ser tomadas por cada cidadão.
A coordenadora estadual de Análise, Divulgação e Tendência em Saúde, Zenira Martins, afirma que as mudanças na dieta dos brasileiros e o aumento da esperança de vida ao nascer também favorece o surgimento de patologias. “Ao diagnosticar essas patologias, tomamos a iniciativa de implantarmos um sistema de vigilância e prevenção específico para cada especificidade”, explica.
Os acidentes de trânsito ainda são as maiores causas de mortalidade de fatores externos, principalmente entre jovens. De acordo com o boletim divulgado pela Sesapi em 2010, mais de 50% dos acidentes acontece entre vítimas de 20 a 29 anos.
Por Flarreta Alves / Governo do Piaui  

Nenhum comentário: