terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pelo menos 30 jovens já morreram no trânsito gaúcho em outubro

Pelo menos 30 jovens já morreram no trânsito gaúcho em outubro

Número representa quase 30% do total de vítimas fatais em acidentes no período

Até o início da madrugada desta segunda-feira, pelo menos 30 pessoas com até 24 anos, entre motoristas e passageiros, haviam perdido a vida em ruas, avenidas e rodovias gaúchas em outubro.
Contabilizado por Zerohora.com, o número representa quase 30% do total de mortes registradas no trânsito do Rio Grande do Sul no período.
O cenário preocupa autoridades e entidades que lutam pelo fim da carnificina no trânsito. Para o coordenador do Movimento Gaúcho pelo Trânsito Seguro (MGTS), Ricardo Schiavon, mortes como as dos jovens Vanessa Bastos Tauchert, 15 anos, e Uilian da Silva Simoni, 20 anos, de Bagé, poderiam ser prevenidas com uma mudança de comportamento. 
— Em geral, o que a gente percebe é que o jovem nutre a cultura do super herói. Parece que com ele nunca vai acontecer nada. Não sei se esse foi o caso da tragédia em Bagé, mas sem dúvida é uma questão que precisa ser repensada. Estamos falhando ao alertar nossos jovens para os riscos ao volante — avalia Schiavon.
Responsável pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar, o coronel Edar Borges Machado acredita que, mais do que uma questão de comportamento, as mortes no trânsito resultam de um conjunto de fatores — incluindo o número cada vez maior de veículos rodando nas vias gaúchas, legislação branda e falhas no sistema de habilitação.
— Tudo isso contribui para a impunidade. Mesmo que aumentemos a fiscalização, as pessoas agem de maneira correta diante dos policiais mas, quando estão longe, mudam completamente — critica o comandante. 
ZERO HORA

Nenhum comentário: