domingo, 21 de abril de 2013

Número de motoristas que dirigem alcoolizados cresce 140% no 1º trimestre

O levantamento foi feito pelo Batalhão de Trânsito da PM, em comparação com o mesmo período de 2012
Motorista assopra o bafômetro em blitz do BPTran: 139 multados pelo crime de dirigir sob efeito de álcool nos três primeiros meses do ano

A cada dois dias, três motoristas são multados pelo crime de dirigir alcoolizado no Distrito Federal. A quantidade de autuações cresceu 140% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2012. Os flagrantes de condutores dirigindo sob efeito de álcool — quando a punição é apenas administrativa — também estão maiores. O aumento chega a 25%. A nova lei seca (veja O que diz a lei), que impôs a tolerância zero, associada à possibilidade de autuação pelo crime de alcoolemia mesmo com a recusa da pessoa em fazer o teste do bafômetro, estão entre as possíveis causas para o aumento dos registros de desrespeito à norma legal.

Os números se referem somente às autuações feitas pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e foram obtidos com exclusividade pelo Correio. Além dos avanços na legislação, o subcomandante do BPTran, major Wagner Freitas, considera que as ações conjuntas com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) impactaram positivamente nos números. “A preocupação do Batalhão de Trânsito não é o quantitativo de autuações referentes à alcoolemia, mas, sim, quantos acidentes de trânsito com ou sem vítima fatal e danos ao patrimônio foram evitados em razão dessa ação preventiva”, destaca.


Correio Braziliense

Nenhum comentário: